Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Márcia
Ei Lina,
Estou querendo alugar uma apartamento em Paris para ficar 10 dias com uma amiga e dois amigos. Encontrei um muito bom no Boulevard Sebastropol,53. É um bom lugar?? É perigoso??
Lina
Márcia
Não é perigoso. Não é a região mais bonita de Paris mas tem a qualidade de ser no centro e perto do Marais.
Rose
Lina!! Só estava esperando a sua opiniao para me decidir!! Obrigada!!! Serei eternamente grata, querida!! 🙂
Maria Tereza
Bom dia,
estarei em Paris no inicio de setembro. Reservamos um hotel na Avenue Jean Jaures, 19º arrondissement, em frente ao Cité de la musique. No texto fala que é uma região perigosa. Devo me preocupar? Quais precauçoes devemos tomar nessa região? Obrigada!
Lina
Maria Tereza
A região não é perigosa. Ela está na periferia de Paris e não é muito bonita. Fora isso, tudo bem. O ideal seria se hospedar no centro da cidade. Mas o ideal custa caro.
Melhor ficar em hotéis afastados do centro e conhecer Paris, não é?
Fique neste hotel e aproveite bem a sua viagem.
Ana Paula
Estive em Paris em julho de 2011, e daqui a 1 semana estarei mais uma vez nesta Cidade que eu tanto amo. Fiquei 16 dias hospedada no Ibis Gare de L’Est, fui bem tratada pelos Parisienses e voltei para o Brasil muito feliz.
Meu francês é mediano, mas os parisienses reconhecem o esforço e todos foram muito simpáticos.
Para se ter uma viagem tranquila, recomendo todas as dicas do Conexão. Foi o que eu fiz na época, e por isso não passei por nenhum susto.
Vi furto no metrô, por batedor de carteira. Vi um clima meio estranho na Estação Les Halles. Um pouco tenso também na subida à Sacre Coeur. Na Champs Élysées, idem. No mais, prudência e atenção são a garantia de um passeio tranquilo.
Apesar de conhecer Paris como turista, vou ousar fazer algumas comparações com o Rio, minha Cidade Natal, no quesito CUIDADO:
Les Halles = Carioca
Montmartre = Lapa
Notre Dame e região = Ipanema
Bastille = Largo do Machado
Marais = Copacabana/Leblon
Tuileries = Parque do Flamengo (à noite não!)
Champs de Mars e Tour Eiffel = Carioca (à noite sim!) – a Torre merece uma visita à meia noite, é linda!!!!! Volte de taxi.
Trocadéro = Cinelândia
Champs Élysées = Av. Copacabana
Quartier Latin = Jardim Botânico
Opéra Garnier e região = Carioca
Arc de Triomphe = Av. Copacabana
Bom, essa é a impressão que ficou em mim. Como boa carioca, estou com a antena ligada o tempo todo. Ando com bolsa pequena, me visto de maneira simples e antes do passeio, eu “caminho” pelo Google Earth, de modo que eu ando na rua como se já conhecesse o local.
Espero ter contribuído com o Conexão, sou muito grata a vocês!
Rose
Oi Lina!! Obrigada pela resposta!! Já consegui cancelar o outro hotel! Obrigada!
Estou muito tentada a ficar no ‘Hotel Daunou Opera’ (Rue Daunou, Louvre – Bourse), o hotel parece ótimo! Mas por um preço bem inferior, consegui tb um hotel mais simples, ‘Hôtel Des Halles’ (4, Rue Des Halles, Louvre – Châtelet), mas estou com receio da segurança à noite neste local. Vc sabe sobre isso?
Obrigada mais uma vez pelas informaçoes valiosas que vc compartilha com todos!!
Lina
Rose
Les Halles atrai população estranha. Nada muito perigoso, mas não gosto do clima. Escolha daunou.
Rose
Oi Lina! Parabéns pelo blog! Já consegui várias dicas! 🙂
Estou com dúvidas sobre ficar na rua “9, rue Gaillon, Louvre – Bourse” ou na “44, Rue de l’Amiral Hamelin, Trocadéro” entre o Arco e a Torre Eiffel. Meus filhos (25, 30 anos) querem um lugar que tenha barzinhos, restaurantes ou lugares legais para passear à noite por perto. Vc pode me ajudar?
Obrigada!!! 🙂
Lina
Rose
A região da rue Gaillon é cetral e perto de tudo. Escolha esse endereço.
Evelyn
Olá! Vou para Paris daqui a dez dias e pretendo fazer o passeio de barco pelo Sena a noite, saindo da Torre. Desembarcamos lá também e gostaria de saber qual a maneira mais segura de ir até o Quartier Latin. Estarei com uma amiga! Obrigada! Parabéns pelo blog!
Lina
Evelyn
A mais segura é o táxi. Tem sempre táxis esperando na chegada do barco. Paris não é perigosa.
José
Oi Lina. Para a semana que vem vou até paris mas estou na dúvida entre dois hoteis pois nao sei se as zonas onde se situam sao perigosas. Um deles fica em Boulevard Poniatowski e o outro em Bis Boulevard Ornano. Será alguma dessas zona perigosa ? Cumprimentos
Rita
Olá! Parabéns pelo blog!
Vou passar um ano em Paris e ficarei hospedada no arrondissement 16, na Rue de la Tour, esquina com a Rue de la Pompe. Gostaria de saber sobre a segurança do local e também se é um lugar gostoso para se viver e de fácil transporte.
Muito obrigada, estou muito anciosa!
Beijos!
Lina
Rita
Bairro elegante, bonito e um dos melhores de Paris. Um dos mais seguros também. Pode ficar tranquila, o ponto é excelente.
LUANA
Oi Lina, vou ficar mês que vem no Hostel Le Regent Montmartre, perto da Basílica. Vou sozinha e tenho muita vontade de ver a Torre, o Louvre, O Arco do triunfo à noite, mas não sei se é seguro ir à pé…pois vi que tem umas ruelas meio desertas…não quero usar o metro, pq não sei usar e nem quero gastar com isso já que gosto de andar. Tenho medo de ser assaltada, não que eu vá levar dinheiro, só vou levar câmera mesmo, pq não sei como é o movimento dessas ruas lá por 9 horas da noite…o que vc acha?
Lina
Luana
fique tranquila, até 9 da noite pode andar pelas ruas de Montmartre e pegar o metro. Não se esqueça que em paris todos pegam o metro.