Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Drica
Ana,
Agradeço muito a sua genteliza. As informações foram ótimas e super completas.
Um grande abraço
ANA
Drica:
Estive em Paris em outubro e fiquei nesse hotel em Bagnolet, portanto vou ajudar a Lina nos pitacos.
Achei o hotel bom, porém bem fora da cidade, mas como Paris não é uma cidade muito grande, conseguimos fazer tudo de ônibus, já que a linha 2 Galliene é muito feia, suja, cheira mal.
O onibus linha 76 sai de um terminal de ônibus que fica atrás do hotel, faz um trajeto super legal, passando pela Republique, Bastille, Marais, Rua de Rivoli até o fim, com ponto final (se não me engano) no Ópera.
Na volta ele para na porta do hotel, maravilhoso
Estávamos em 3 adultos (duas mulheres e um homem) e andamos á noite por lá sem problemas (sem abusar, claro)
Se quiser ir a Montmartre, melhor ir de táxi, custa uns 15 euros
Há duas quadras do hotel, tem um shoping, simples, mas com um bom supermercado onde você pode fazer as comprinhas de comida e levar p/hotel.
Abs e boa viagem
eduardo
Olá
O hotel que vamos ficar e o HOTEL IBIS PARIS BASTILLE OPERA 11ÈME
o local e bom gostaria de suas informações.
conexaoparis
Eduardo
O ponto é bom, jovem, perto da praça Bastille, área animada, cheia de restaurantes e bares. Saindo da praça, o boulevard Beaumarchais virou ponto chic na área do design, decoração e moda.
Drica
Olá,
Estou adorando o site e as diversas dicas.
Estou indo a Paris e gostaria de saber sobre a localização que irei ficar, é no Novotel, Avenue de la Republique, BAGNOLET. O que vocês acham? Tem um Metrô Próximo – Gallieni: dá para andar à noite? E a linha 2 à noite?
Agradeço qualquer informação.
Um grande abraço.
conexaoparis
Drica
A querida leitora já te informou muito bem. Aliás a agradeço, porque não saberia informar tão bem.
Beth
Daniel
Vc deixaria seu Iphone em cima da mesa de um Mac Donald ou algo no gênero aqui no Brasil?
Eu, não.
Nem em cima de mesa em local que qualquer pessoa passa…
Tem que ter cuidado!
Abs.
Paula
Lina,
mas só mais uma pergunta se caso ele esteja já ocupado. Os outros endereços são bons? Muito obrigada pela atenção!!! beijos
conexaoparis
Paula
O da Saint Martin.
Daniel Chiesse
Pessoal – NOVO GOLPE
Pelo que li acima, parece que o golpe que caimos hoje é novo.
FUNCIONA ASSIM: você está em um restaurante (Mc Donald, Quick…) e uma turminha (geralmente 3) de crianças (são novinhos, ceca de 10anos) chega falando muito rapido, e com papeis na mão. Colocam os tais papeis em cima da sua comida, e por baixo desses papeis, pegam o que tiver de valor na Mesa. Inicialmente achei que estivessem pedindo dinheiro, e me preocupei com os papeis sujos na comida. Como logo os “expulsei”, só fui dar falta do iPhone quando eles já estavam longe.
Fomos à Policia, e eles nada quiseram fazer a respeito…
Mais tarde, em outro restaurante na Champs Elise, vimos outra turminha no restaurante. Meu marido foi atras deles na esperança de serem aqueles que nos roubaram pela manhã, e eles fugiram… De manha foram 3 garotos, já de tarde eram 2 meninas e 1 garoto.
A impressão que tivemos foi de que os Parisienses nao se importam que os turistas sejam roubados… Essas práticas sao rotineiras, e são muito fáceis de serem combatidas (difícil de serem resolvidas). Mas como no Brasil, a policia faz vista grossa… Depois do ocorrido, nao conseguimos mais curtir o passeio. Por onde andávamos vimos diversas outras pessoas na iminência de aplicarem golpes. Ou seja, somente depois do que ocorreu é que passamos a perceber como tem muita (repito MUITA) gente aplicando golpes, furtando, intimidando os turistas…
Meu marido é alto, bem grande… Fala grosso e “espanta” esses vendedores que intimidam os turistas, mas vimos muitos turistas idosos, mulheres, homens pequenos serem intimidados pelos “vendedores”.
Estivemos em Londres antes de chegar em Paris. Lá não vimos absolutamente nada disso. E sem contar que lá estava tudo muito mais barato (apesar da libra).
Nao queremos desmotivar ninguém de ir a Paris, mas apenas informar que devem tomar muito cuidado. Nao imaginávamos que seriamos furtados por crianças… Então, tomem cuidado, não só com os adultos, mas também com essas “criancinhas”.
Paula
Ola, adorei muito esse blog. Estou precisando de ajuda. irei passar 2 meses em Paris e estou quase fechando um apartamento. Existem 3 opcoes: 1o: fica na rue st martin, no marais, perto das estacoes de metro hotel de ville et rambuteau; o 2o Fica na rue st denis perto da estacao reamut sebastopol; e o 3o fica na rue na saint saiveur perto da estacao sentier. Fiquei angustiada pq ficam perto do les halles. E ai? Qual voce acha q esta melhor localizado? Aguardo ansiosamente sua resposta! Grata. Paula
conexaoparis
Paula
A Saint Sauveur e rua agradável, perto da deliciosa rue Montorgueil. Dos três endereços, prefiro esse.
Renata Mendes
Olá!!! Vou à Paris em julho, por 15 dias, para fazer um intercâmbio e optei por uma residência estudantil no arr. 13, próximo ao metrô Glacière. Gostaria de saber se fiz uma boa escolha. Gostaria de saber também qual é a melhor forma de ir do aeroporto de Orly para a residência estudantil. Ah…. outra dúvida… como faço para ir à Eurodisney? Parabéns pelo blog!
conexaoparis
Renata
Esta região é simpática.
Em Glaciere pegue a linha 6 até Place d’Italie. Lá pegue o RER A4 para Marne la Valle Chessy (Disney).
Em orly pegue orlybus e desça no ponto final Denfert R. Pegue metro linha 6 e desça em Glaciere.
Renato
Olá! Leio seu blog com frequência e gostaria de lhe parabenizar pelo blog, muito útil e interessante para os aventureiros de Paris!
Estou indo fazer um intercâmbio de 40 dias em Paris, e a agência me hospedou na rua 44 bis rue Philippe de Girard, na 18ème. É seguro, tomando todas as medidas báscias de segurança de uma grande cidade?
Abraços!
conexaoparis
Renato
Paris não é violenta. Tome as medidas básicas. Este bairro é popular. Não é mais perigoso ou menos perigoso que os outros lugares. Está um pouco afastado dos centros mais turísticos.