Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Bruno
Pessoal,
Estive com a família em Paris nesta semana e na segunda-feira, dia 26, ocorreu uma tentativa de furto com meu irmão no metrô. Estávamos na linha do metrô que chega ao museu do Louvre, no meio do dia, estava lotada. Ao entrarmos no metrô, como estávamos em 8 pessoas, meu irmão não conseguiu entrar e ficaria para o próximo trem, porém, eis que aparece uma moça loira, de olhos verdes, com uma bela aparência, acompanhada de uma criança, e segura a porta do metrô para ele entrar. Ficamos grato com a moça, claro! Entretanto, uma estação antes do Louvre meu irmão percebeu que alguém estava literalmente com a mão dentro do bolso da sua bermuda e era exatamente aquele loirinha simpática que o ajudou… por sorte ele conseguiu tirar a mão dela e ela saiu rapidamente assim que a porta do metro abriu, sem levar nada. Com certeza ela calculou o tempo exato de pegar a carteira dele e o metro parar na estação para não dar tempo dele recuperá-la.
Escreve aqui para alertar os turistas, pois há muito batedores de carteiras nas regiões turísticas e nos metrôs… gente de mão muito leve!
Achei um tanto quanto interessante no museu do louvre, na parede onde está a famosa Monalisa há dois cartazes (um de cada lado e o quadro no meio) alertando sobre “batedores de carteira”.
Ainda, ficou também a lição que, ao contrário do que estamos acostumados aqui no Brasil, em que os “bandidos” têm, em sua grande maioria, má aparência e cara de bandido, na Europa não existe isso, qualquer um, por mais incrível que pareça, pode te roubar.
PS: Também tivemos um caso parecido no metrô de Madrid (porém, as mulheres que tentaram roubar a bolsa não tinham “cara de espanhola”) e tivemos uma mochila roubada no trem IC da Antuérpia para Bruges(Bélgica) (mas demos bobeira, deixando a mochila no compartimento de bagagem sobre os assentos, sendo que deveriam estar conosco). É pessoal, a Europa ainda está longe de ter a violência que temos aqui no Brasil, mas não é tão segura quanto se imagina… fiquem tranquilos, mas sempre atentos, como estamos acostumados por aqui 😉
Abraços.
Rodrigo
Agradeço muito pela atenção! Mais uma vez, parabéns pelo blog. Um abraço.
Mario
E verdade Beth. Estou hospedado na Champs Elysée e esta muito tranquilo por aqui. Muito bom. Abraços.
Beth
Mario
Quanto mais turística a região, mais atenção é necessária.
Montmartre, Tour Eifell etc são regiões áreas problemáticas.
Hoje redobraram a vigilância nos Champs Elysées, está nos jornais daí…
Abs.
Mario
Pessoal, estou em Paris. Fui furtado hoje, numa regiao turística, a Montmartre. Golpe. Ficaram pedindo dinheiro e chamando minha atencao enquanto pegavam o celular em cima da mesa de um restaurante. Bobeira minha. Paris continua linda e segura. Temos que ter cuidado com os imigrantes e nao dar bobeira como qualquer cidade grande. Andem com pouca coisa, somente o necessário e nao dêem atenção para pedintes, crianças pedindo doação, etc …
Rodrigo
Olá,
Estou indo para Paris em outubro e ficarei hospedado no Marais, em um hotel próximo à République, na Rue Picardie.
Pelo que andei pesquisando, sobretudo neste excelente blog, é uma região tranquila para andar à noite (sobretudo para um carioca)… Isso procede? É realmente uma boa área para ficar hospedado?
Muito obrigado!
conexaoparis
Rodrigo
Ponto excelente, hype, simpático.
Ande pelas ruas de Bretagne, entre no mercado Enfants rouges, flane pelas ruas Charlot, Debelleyme, Vieille du Temple.
Esta é a área das galerias de arte, de lojas chics e dos escritórios de arquitetos e decoradores.
Candy
Olá Estou indo com meu marido para Portugal e como temos que fazer conexão em Paris resolvemos ficar por dois dias.
Escolhemos o hotel- “Campanile hotel Roissy Charles de Gaulle” na Allée de Verger Roissy por ser perto do aeroporto e com um preço razoável.
Gostaríamos de saber o local. (é perigoso?)
Como ir para o centro de Paris com segurança e quais os cuidados que devemos tomar?
conexaoparis
Candy
Não aconselho esta área. Você está muito longe de Paris e terá que pegar o trem RER no aeroporto.
E não sei como é a ligação entre aeroporto e este hotel. Verifique se ele possui ônibus para transporte de hóspedes e qual o horário de funcionamento.
Estes hoteis perto do aeroporto não são bem organizados.
TATIANA
Eu novamente…
Mas a estação mais perto do meu hotel na 15 rue de Montyon, não é a Grands Boulevards?
Abraços
conexaoparis
Tatiana
Elas estão bem próximas uma da outra. Se você verificou, deve então ser Grands Boulevebards.
ANTONIO ARAUJO COSTA JUNIOR
BOA NOITE! ESTOU INDO À PARIS EM DEZEMBRO E GOSTARIA DE SABER SE É PERIGOSO ANDAR SOZINHO POR PARIS!
conexaoparis
Antonio
Não é perigoso não. Fique tranquilo.
Rita Ponchelli
Fui a Paris, sozinha, falando um francês muito fraquinho no início, mas depois, devido a generosidade dos parisienses, isto mesmo, generosidade, meu francês melhorou muito. Confesso que no início me deu medo, e achava que a cidade seria muito perigosa…. Mas perigo existe em todos os lugares do mundo…. É só vc verificar o trajeto, o que vai fazer…. o taxi não é tão caro assim, os motoristas, pelo menos comigo foram muito simpáticos, sem mencionar que fiquei em um albergue ao lado do Louvre, e todos me fizeram me sentir em casa. Acho que prudência não faz mal a ninguém, educação tem que ser constante, e perigo, se vc morar em São Paulo como eu, aí sim vai saber o que é!