Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Beth
Elci
Na noite d Reveillon sempre tem bagunça no metrô de Paris. Ou em determinadas regiões. Mas é assim no mundo inteiro…
Não acho o frencês/parisiense mal educado, mas alguns turistas são…
Acho que Neuza confundiu as coisas… Paris é velha, mas não é suja.
E se ela queria um taxi, tinha mais que pedir no restaurante via telefone.
Elci Júnior
NEUSA:
que pena que teve impressões tão ruins da cidade!!! Confesso que na noite de réveillon, nós (meus amigos e eu) fomos pegar o metrô próximo ao Mogador e fiquei assustado com as atitudes de umas pessoas, uns pieds-noirs, que gritavam muito e dançavam no metrô.
saí do restô e andei a pé da Mazarine até o Bl. Saint-Marcel (é um pedaço) e me senti tranquilo. Claro que com receio como em qq grande cidade do mundo, mas sem encontrar nada de diferente na rua.
Quanto à má educação, eu concordo com vc. Não sofri nenhum problema porque falo francês, mas vi mt turista sendo mal-tratado pelas ruas. Característica cultural, fazer o quê???
espero q um dia vc desfaça sua má impressão de uma cidade tão linda quanto Paris…
Un gros bisou,
Elci.
TATIANA
Gostaria de uma dica de como voltar para o hotel na noite de sexta feira 23/09 onde vamos (eu e meu marido) ao Grand Palais na festa da dança que começa as 19 hs. Estaremos hospedados no hotel Best Western Axel Opera na rue de Montyon 15. Digamos que lá pela meia noite resolvemos voltar para o hotel!
Pegamos onibus (que linha), metro ou taxi (quanto $) para voltar? Abraços.
conexaoparis
Tatiana
Muito fácil. Na Champs Elysées pegue o metro na estação Franklin Roosevelt. Pegue linha 9 e desça pertinho do seu hotel na estação Richelieu Drouot.
Manu
Só pra comentar que fui à Paris e deu tudo certo, fiquei apenas a primeira semana de agosto e achei tudo muito tranquilo, não vejo a hora de voltar!
Mais uma vez, obrigada pelas dicas de todos.
Carlos Oliveira
Paris realmente foi uma cidade muito mais tranquila ano passado estive lá e fui assaltado no Metrô acabei vendo que não é somente no Brasil que essas coisas acontecem afinal não existe paraiso na terra. Com o advento da imigração as coisas pioraram muito em Paris e as etnias com direito a cidadania francesa tais como os Argelinos e outros povos do norte da Africa invadiram a cidade fazendo com que o nivel de segurança caisse de uns tempos para cá. Paris é linda e bela e as vezes nos terceiro mundistas fechamos os olhos para os defeitos pois sua perifeira é tão violenta quanto as nossas. Andar na Champys é como andar na Paulista ou na Atlantica.
Beth
Angélica
É isso mesmo!
Para apreciar Paris tem que ter olhar doce…
Angélica - PR
Nossa Neusa, q pena q vc teve más impressões sobre Paris. Eu, pelo contrário, estou voltando pelo segundo ano seguido. E adorei, encontrei somente pessoas boas e nada de perigo ou coisa parecida.
Depende mto tb de como a gente os aborda, e da nossa receptividade com aquilo q não nos é comum, como uma cultura, um povo e um estilo de vida diferentes. Afinal, é isso que buscamos qdo vamos para outro país. Tomara que vc tenha melhores experiências em outras viagens que fizer, e tomara tb q um dia possa voltar a Paris e mudar essa impressão.
PS: só para constar, não sou rica, e andei mto a pé, metrô e taxi (q não é tão caro)
Neusa
Eu cheguei em paris no domingo e achei a cidade c
Como sp
Os funcionarios do hotel nos assustaram, dizendo que esta muito perigoso a noite
Fomos jantar em um restaurante na Notredame e tivemos q voltar a pe ate rua Lafayette pq nao encontramos um taxi livre
O caminho eh assustador
A cidade eh linda porem achei mal cuidada, suja, e os parisienses sao as pessoas mais mal educadas do mundo
O metro eh horrivel , imundo , cheira xixi
Paris eh bom somente para ricos
Voltarei somente qdo puder andar de taxi
josé rodrigues
Quanto mais leio mas fico com a impressão que está piorando rapidamente, de um ano para o outro.
Estou certo?
E a polícia francesa, nada?
Vão esperar algo mais grave para tomar uma atitude?
Maurício Christovão
Turista é alvo preferencial em qualquer lugar do mundo. Os meliantes fazem uma análise de mercado: Geralmente o turista está com dinheiro, não conhece a região, está distraído, carrega máquina fotográfica, etc…
A vantagem de ser furtado na Europa é que provavelmente você não será ferido ou morto, como acontece com alguns turistas aqui no Patropi.