Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Suzeli
Você pode ser lesado em qualquer cidade grande turística ou não no mundo, risco todos nos corremos. E acreditar na paz soberana quando se esta na Europa é o mesmo que dar sopa para o azar.
E claro que o Brasil tem altos índices de violência e, estamos falando apenas de crimes como furtos e roubos, sem mencionar roubo seguido de morte. Talvez a diferença seja, Paris grande demanda de furtos, que é quando a posse esta desvigiada, isso tem ocorrido muito nos últimos anos, pode ser devido as imigrações ilegais, conforme outros comentários aqui no blog.
Já cidades como Rio, São Paulo e outras grandes cidades brasileiras, ocorrem em grande proporções o roubo, que emprega a violência, isso é muito mais traumático. O nível aqui é muito elevado para a criminalidade, assim como há outros lugares piores no mundo. Eu espero que Paris não chegue um dia nesses patamar, senão será impossível olhar para cima e ver a linda Torre Eiffel.
Beth
Mês passada o marido de uma amiga teve a carteira roubada no Champs Elysées. Minha amiga foi atrás do “punguista”, recuperou a carteira e ainda lhe deu uns tapas. Ele saiu rindo…
O casal amigo tem 60 anos!
Suzeli
Sim, pude comprovar isto nos últimos 10 dias, cheguei de Paris hoje 21/08/11, sendo que nas últimas 72 horas fomos furtados por 2 vezes.
Sexta-feira eu estava passeando de bike na Esplanada dos Invalidos e parei para descansar no gramado, onde outras pessoas também aproveitavam o sol da tarde para um pic-nic. Três rapazes vieram com um cartaz pedindo comida, dinheiro, etc… Foi muito rápido, distraídos ao separar algo para eles comerem, numa ação rápida os meliantes conseguiram levar a carteira do meu noivo. Conseguimos resgatar a carteira com os documentos (foi uma aventura e tanto…).
E ontem 20/08/11, 2h antes de embarcar para o Brasil, no caminho do aeroporto para devolver o carro que alugamos, resolvemos parar para comprar um lanche para viagem, (próximo ao Louvre, 1º Distrito), foi muito rápido… Quando retornamos o carro tinha sido aberto e nossas malas estavam reviradas, uma delas foi furtada (com todas as comprar realizadas em Paris e Bruges, presentes e objetos pessoais de valores), TRISTE!!!
Resumindo… Paris é perigoso sim, a cidade encanta, mas você não pode dar sopa para o azar. Achamos que o Brasil é super perigoso e quando chegamos na Europa, estamos no paraíso. Não é bem assim, eu mesma NUNCA foi roubada ou furtada no meu pais e, fui sentir esta péssima sensação em Paris, oh hell!!!
Andrea
Olá blogueiros viajantes,
Como diria Guimarães Rosa “Viver é muito perigoso…” Temos que estar sempre atentos para tudo nesta vida. Eu estou sempre alerta, mas já passei por situações de risco em algumas cidades do Brasil, porém nunca no exterior. Já estive em Paris, circulei bastante, e na época (2006) não vi qualquer tipo de violência ou confusão etc. Mas o dito 1º mundo está ficando meio “estranho”. Minha questão é:
Se me sentir ameaçada reagir seria perigoso?
Por exemplo no empurra-empurra, também posso dar um empurrão para afastar aquela pessoa “suspeita” ou então se sentir uma mão na minha bolsa … seria arriscado reagir?
Aqui no Brasil se um indivíduo desse é confrontado é bem capaz de puxar uma arma e te matar na hora. Mas e aí? Essas pessoas andam armadas ou são “apenas” pickpockets, ou seja, não são violentas. Tentam a ação não deu certo partem para outra vítima mais desavisada.
É claro que o bom senso é fundamental, mas gostaria de saber o “estilo” dos bad boys/girls daí. Os nossos infratores já conhecemos bem…
PS: Meus planos de viagem incluem algumas áreas citadas não só nesta matéria como também em outros sites…Inclusive chegando na Gare du Nord de outra cidade às 22:00.
Obrigada por este blog nota 10. Estou lendo tudinho!
PAZ!
conexaoparis
Andrea
A violência aqui é menor que a brasileira. Eles não matam. Querem somente roubar. Pode reagir. Não fique muito preocupada. Basta ficar atenta. Vivo em Paris muito mais tranquila que no Brasil.
Maria
Nunca achei Paris tão perigosa,.. até essa semana, quando um (uma) pickpocket pegou minha carteira dentro da Galerie La Fayette! Sim! o único local em que ando um pouco mais tranquila, olhando as roupas com calma e distração… sorte que ele só queria o dinheiro, então pegou o que tinha e a devolveu à alguma vendedora, que prontamente a enviou ao balcão de achados e perdidos da loja, e de lá do balcão me ligaram (sou cliente da loja, então eles tinham meu celular).
Acho que Paris está cada dia mais perigosa, não há como negar, o aumento na imigração ilegal traz uma crescente classe marginal, e as classes menos desfavorecidas daqui têm que lidar com o abismo de desigualdade nesse mundo ao se deparar todos os dias com uma absurda ostentação nas vitrines luxuosas dessa cidade…
Paris é linda, suja, magnífica, e talvez um pouco perigosa, mas tomando um décimo dos cuidados que tomamos para andar em São Paulo, você consegue aproveitá-la sem maiores contratempos.
Achei de grande utilidade todos os comentários acima que listavam golpes, e eu senti falta de um maior alerta sobre:
– os ciganos que andam nas linhas de metrô mais movimentadas tentando criar confusão para assaltar turistas, eles fingem que caem, brigam com você, encenam uma briga entre eles, prendem a porta do metro, tudo para desviar a sua atenção… muito cuidado… eles andam em bandos, falando romani ou outros dialetos, encarando as pessoas, rindo na cara das pessoas, olhando para as bolsas, e passam de vagão em vagão até encontrar aglomerados de turistas para se enfiar no meio…eu já vi tantas vezes a mesma cena, e já consegui evitar que pessoas ao meu lado fossem roubadas, mas nunca consegui avisar a polícia a tempo… os golpes acontecem mais frequentemente durante as altas temporadas.
Ainda assim, continuo amando essa cidade, de arquitetura e urbanismo impecáveis, suas praças e parques, boulevards e esquinas cheias de tesouros, e obviamente continuo apreciando todas as pessoas que trabalham duro para preservar esse patrimônio cultural, e todas as figuras históricas que criaram o mito de Paris.
Amar Paris é amar história, é ser romântico, é precisar respirar beleza…
O pickpocket dessa semana me tirou algumas notas, mas ele não vai tirar o gostinho de todas as coisas boas que já provei por aqui…
E muito obrigada ao Conexão Paris pela oportunidade de conhecer tantas experiências e impressões diferentes.
Andre
Muito obrigado pela dica!
Andre
Já agora a minha outro opção seria: ibis Porte de Montreuil, qual dos dois me sugerem e qual será o que terei mais facilidades em chegar ao fim do dia?
Muito obrigado pela atenção.
conexaoparis
André
Escolha o Ibis Grands Boulevards. Mais central.
Andre
Vou a Paris brevemente, e estou a pensar ficar hospedado no hotel ibis Grands Boulevards Opera 9ème, o que vos parece? é uma zona segura e calma?
Vou subir na torre eiffel na ultima subida às 21:30, é facil chegar de metro a este hotel? ou de apanhar um taxi?
Obrigado.
Mariana
Obrigada pela ajuda, gente. =)
eymard
Mariana, se é assim, faça do limao, limonada. O metro em Paris funciona e muito bem. Te leva rapido, facil e com segurança para todos os lugares. Entre no google maps e faça passeios virtuais pela regiao que voce vai ficar (isso familiariza). Me pareceu um bairro residencial comum, logo, sem os problemas de niveis de violencia que enfrentamos por aqui. Cuidados normais que devemos ter em qualquer parte do mundo. Aproveite, vai ser um grande momento para voces e, afinal, estando em Paris voce vai voltar para o Hotel so mesmo para dormir.