Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Luciano Melo
Manu
Vá tranquila. Pode andar sossegada nestes lugares. Não vai sofrer nenhum tipo de violência. Quando muito alguém pode querer que você compre alguma coisa. Pode apreciar seus passeios sem medo. Evite metrô de madrugada ou na hora de muito movimento, pois existem alguns batedores de carteiras (como em todo o lugar). Mas fora isso pode andar de metrô. Ônibus além de muito seguro tem a vantagem de você se deslocar e apreciar a paisagem ao mesmo tempo. Pode andar arrumada sem problemas. Se seus temores são esses, não deixem que estraguem sua viagem. Aproveite…
Manu
Olá,
Já conheço o Conexão Paris há muito tempo eu acho uma maravilha pra quem vai para Paris. Mas lendo esse post fiquei meio preocupada, pois nunca estive em Paris, sou mulher, 21 anos e vou sozinha. E além de tudo não estou acostumada com Rio nem SP, mas sempre estou preocupada e olhando para todos os lados.
Se alguém puder me dar uma opinião:
Pretendo fazer alguns passeios a pé (sozinha também), como Bd. Saint-Germain, Rue St. Honoré e de lá ir a pé para Printemps/ Galeria Lafayette. Também ir da Torre Eiffel a pé pela av. Montaigne e av. des Champs Elysées até o Arco do Triunfo. O que acham? É tranquilo? Andar muito arrumada chama muito atenção em Paris ou é perigoso?
E para trajetos mais longos eu deveria evitar metrô? Ônibus seria mais seguro?
Desculpe a quantidade de perguntas (e a neura), mas acabei ficando meio preocupada sem ter a quem recorrer.
conexaoparis
Manu
como alguns leitores disseram, fique tranquila. Paris é relativamente segura.
Eu ando de ônibus porque não gosto de ficar debaixo da terra. Perfiro a vista da cidade pelas janelas dos ônibus.
Pode andar arrumada. Os cuidados a tomar são básicos: não deixar bolsa pendurada na cadeira, nem iPhone em cima da mesa em lugares com muito movimento.
Beth
Lendo o relato de vcs eu sempre acabo constatando que sou uma mulher de sorte, risos.
Nunca fui roubada ou constrangida em Paris!
E olha que frequento a cidade há decadas…
Claro que já vi pessoas suspeitas (?), mas nunca me incomodaram…
É lógico que evito certos locais em determinados horários.
Mas acredito que todos façam os mesmo, não é?
Abs.
Nivea
Estou em Paris há 40 dias, moro quase no final da rue du temple, no 3 arrond, se eu virar á direita da minha rua e pegar a reamur, turbigo, direção ao museu Pompidou, Les Halles, Chatelet me sinto completamente insegura, vejo muitos grupos de jovens com aparências hostis e moradores de rua bêbados. Conheço uma pessoa que alugou um apt no Chatelet e presenciou às 19 h uma briga feia em frente ao prédio. Se eu virar à esquerda da minha rua e pegar a rue bretagne, já é completamente diferente, é um lugar mais acolhedor onde eu consigo perambular tranquilamente até á Place des Vosges, por exemplo. E isso acontece em outros quarteirões tb, é sempre um constraste. É a terceira vez que venho aqui e não me lembro de ter me sentido assim…
conexaoparis
Nívea
Verdade que a região do Les Halles pode ser sinistra. Assunto muito discutido aqui no blog.
Não sei porque esta região concentra bêbados e drogados.
Existe um posto policial no meio desta confusão. Já conversei com um dos policiais. Eles dizem que os drogados e bêbados da região não são perigosos para os passantes e as brigas e lutas é sempre entre eles. Se fosse realmente perigoso o prefeito de Paris já teria encontrado solução.
Carlos
Acabo de chegar de Paris. Caminhei todas as noites pela cidade, inclusive pelo Sena. Foi tudo bem tranquilo e seguro. Agora, fui alvo de três golpes ou tentativas: o primeiro, o do anel, já relatado aqui, mas claro, não damos cabimento algum. O segundo, num restaurante que acrescentou à conta taxas como se fossem impostos, embora no seu menu, como no de toda Paris, constasse que os impostos estavam inclusos. Como não aceitamos, ele ficou balbuciando outras desculpas, depois voltou com outra conta, dizendo que havia sido um engano. Na terceira, não teve jeito, tomamos um táxi, que cobrou um valor de 26 euros por uma rodada que valia 8 a 10 euros. Ele parou a duas quadras de nosso destino num lugar deserto e achamos melhor não contestarmos, com medo de alguma retaliação. No troco, ficou com mais 2 euros. Lamentável, mas o medo não nos deixou saída.
Pior foi um brasileiro que teve a carteira roubada por um grupo de meninas bonitas no metrô.
Acontece…
Beth
Jaqueline
Deixar iphone em cima de mesa do McDonalds???
É muita tentação…
Jaquelyne
Pessoal… tenho que discordar também. Paris nao é essa Maravilha em seguranca. Fui assaltada no Mcdonald, estava comendo o meu sanduiche junto com a minha familia, chegaram 3 mulheres e comecaram a pegar o nosso lanche, pegaram as batatas fritas, enfiaram a mao na minha salada e rapidamente pegaram o meu iphone que estava em cima da mesa. Logo sairam do Mcdonald e correram. Isso em pleno dia, o Mcdonald cheio, ninguem fez nada. Todo mundo ficou impressionado. Realmente isso é novidade, nunca vi acontecer dessa forma no Brasil. Mc Donald proximo a galeria Laffaiate. Sugiro para quem gosta de seguranca uma boa opcao é Londres. Paris nunca mais!!!!!
Thiago
Pessoal, gostei dos comentários. Sim, paris não é perigosa MAAAAAAS, como em toda cidade, isso se aplica pra quem conhece bem a cidade.
Eu fui assaltado e agredido em Paris por uns rapazes quando saia de um bar, tudo bem, era madrugada e eu estava um pouco alcoolizado. Mas acho que o que mais influenciou foi a região em que eu estava, que era Saint Michel, perto da fontaine, lá a noite fica bem pesado o clima e também Chatelet, fica escroto, temos que ter muita atenção nessas regiões também. E de preferencia, nunca, nunca andar sozinho por aí a tarde da noite!
maria
Ola,
Estou indo com um grupo de 20 amigos para paris agora em julho.. vamos ficar em um albergue no arrondissement 18 .. é uma região segura??
devemos ficar atentos a que??
conexaoparis
Maria
Tome os cuidados normais. Cuidado com a bolsa, não a pendure na cadeira, cuidado com aparelhos eletrônicos…
Rodrigo
Lina,
Em termos de segurança da região, qual hotel você recomendaria: Novotel Les Halles ou Melia Vendome?
conexaoparis
Rodrigo
Sem dúvida nenhuma Mélia Vendôme.