Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Ludwig Wallerstein Neto
A regiao dos Grands Boulevards, local que ficarei (Hotel Bergere Opera) eh, digamos, segura? Da para dar uma voltinha de noite ou eh melhor ficar no hotel?
conexaoparis
Ludwig
Região seguro, movimentada, muitos restaurantes e brasseries. Pertinho da Opera Garnier.
Beth
Andrea
A região Chatelet/Les Halles não tem nada de perigosa.
Paris é uma cidade bem tranquila, especialmente se comparada com as nossas.
Abs.
Andrea
Ola. Parabéns pelo Blog. Tenho consultado bastante ultimamente!
Vou para Paris em abril/2011 e tenho reservas no NOVOTEL Gare de Lyon (comentado aqui como uma região nao perigosa).
No entanto, o Victoria Chantelet foi fortemente recomendado por amigos, e também recomendado aqui neste blog por vários.
A minha dúvida é que no início dos comentários desta matéria do blog foi dito que a regiao de chantelet/Les Halles seria muito perigosa devido a gangs e brigas. Isso continua acontecendo?
Vou com meu filho de 7 anos (e meu marido) e quando estamos com crianças a preocupaçao com segurança é ainda maior.
Agradeço desde já atenção.
Abraços,
Andréa.
conexaoparis
Andrea
Como disse a Beth a área do Victoria não tem perigo e está no centro de Paris. Perto de tudo. A localização é muito melhor do que o da Gare de Lyon.
Ana Paula
Estarei em Paris em junho com meu marido e após muitas pesquisas e um preço convidativo,acabei reservando o Etap La Villeté 19. Estou bem assustada com os comentários aqui feitos, pois em outros sites, li que era bem localizado, próximos a estações de metrô, e com comércio próximo. Não pretendo voltar tarde da noite, exceto ao passeio à Eurodisney, que talvez chegue após as 21:00. Qual é a sua sugestão referente a Eurodisney?
conexaoparis
Ana Paula
Não fique assustada. Toda opinião sobre hotéis é subjetiva. Depende das exigências.
Eu não conheço o Etap. Mas se o metro for por perto, se tiver banheiro no quarto. Tudo tem. Pode ficar hospedada neste bairro sem problemas. Pode voltar para o hotel às 21.00h tranquila. O RER estará cheio.
Franco
Amigos do Conexão, um prazer voltar aqui para contribuir com quem tem nos ajudado tanto.
Paris é perigosa? Creio que todo local onde haja humanos é potencialmente perigoso.
Cheguei em Paris em 15.01, e voltei em 28.01 (Brussel e Amsterdan depois).
Em Paris fiquei no Ibis Paris La Villette Cité des Sciences 19éme, no Quai de L´Oise, um pouco afastado mas perto do metro Correntin Cariou (linha 7- Rosa). Xuxuzão, como todo Ibis, mas com café da muito bom.
O primeiro dia que saimos (dois casais), por volta das 15h00 local, foi um pavor, um susto na estação Corentin Cariou, pessoas pulando a roleta e correndo, em sua maioria africanos, enfim, imigrantes. Ninguem mexeu com a gente, a não ser duas moças que tentaram usar nosso ticket na roleta do metrô, mas puxei o ticket de volta e esperei elas colocarem o delas – que não tinham, óbvio, e foram ao guichê comprar.
Na estação George V, na Champs-Elysées, quatro CRIANÇAS, loirinhas, olhos azuis, lindas, entraram no alvoroço do trem. Um senhor do meu lado bateu na mão de uma delas, pensei ser o pai, enfim, e nem olhei. Ao abrir o vagão elas saíram correndo, e ele perguntou se eu falava francês, respondi que pouco, então ele me disse em inglês que a menina estava com a mão dentro da minha jaqueta em busca da minha carteira. Eram pickpockets as safadinhas. Ela conseguiu abrir o ziper mas não levou nada.
Descobri que aquele monte de roupa faz a gente perder o tato, razão pela qual carregava meus pertences somente nos bolsos internos.
Agradeci ao gentil cidadão, mas fiquei sabendo de turistas que não tiveram a mesma sorte. No quesito segurança foi o único incidente digno de registro, além do fato de não encontrar seguranças nem polícia em estações do metrô, muito diferente de Madrid, que achei mais segura.
Sobre os tickets do Louvre sem fila (talvez até coloquem isso depois em local apropriado). Veja o mapa do seu percurso de trem. para comprar os tickets você precisa descer da estação Sain-Lazare(linha M3 amarela) há uma imensa loja da FNAC bem em frente. Lá se compra o ticket e depois utilize o metrô para ir ao Louvre, evitando a fila de compra do ingresso, que no dia em que fui, era mínima.
sobre metrô, faça um esforço: entre o site http://www.ratp.fr e faça sua rota.
era isso, por enquanto.
Sempre ao dispor de todos. agradeço.
João S.
Bom dia. Agradeço a sua resposta. Só mais uma questão relativa a segurança, 10º arrondissement é uma zona calma?Segura?Já agora….Parabéns pelo seu Blog. Sempre que posso dou uma vista de olhos! 🙂 Obrigado
conexaoparis
João S
O 10ème era bairro popular e feio. Com o preço do m2 aqui ele está se transformando em bairro simpático e cheio de lugares na moda. Não tem perigo.
João S.
Boa noite. Irei a Paris em Maio. Mas já comecei a estudar meios de transporte a usar em Paris. Óbviamente, estava a pensar usar Metro. Contudo vejo aqui opiniões diversas. Reparei que se quiser visitar locais emblemáticos de Paris, vou passar muito pela estação Châtelet, Les Halles…mesmo para ir para a Disneyland apanho o RER nesta estação. Provavelmente chegarei alguns dias para lá das 23h. Devo arranjar alternativas?Vou ficar no Hotel le Soft que fica na 10º arrondissement perto de estações como: Chatêau d´Eau, Jacques Bonsergent e Gare de l´Est. Que acham desta zona?Obrigado desde já.
conexaoparis
João
Não precisa ter medo desta grandes estações. Pode usa-las e passar por elas mais tarde.
Fique tranquilo.
A Gare de l’est é uma área não muito bonita mas não é perigosa. Ela atrai mendigos como toda área perto de estações de ferro mas nada de grave.
Ana Paula
Oi Lina, muito obrigada por responder, vou viajar mais tranquila agora!
Ana Paula
Oi Lina, ando lendo bastante seu blog, tem me dado muitas idéias. É a primeira vez que vou a Paris e lendo tudo isso comecei a ficar com um pouco de receio pois vou viajar sozinha. Reservei hotel na Rue de Nesle, transversal da Rue Dauphine, divisa de Saint-germain et Quartier Latin. Será que é tranquilo sair e voltar sozinha? Outra dúvida é: Chego as 16:30 no aoroporto de Orly, vi que tem metrô que me deixa relativamente proxima do hotel, vale a pena pegar ou é mais seguro usar o taxi?
No mais, seu blog é ,muito legal, parabéns!
conexaoparis
Ana Paula
A região do seu hotel é excelente, sem perigo.
Paris não é perigosa.
Quando ao traslado aeroporto não se trata de uma questão de segurança, mas de conforto.
Se quiser pegar o trem RER não tem perigo. Pode pegar.
Anna
Ola,
Lamentavel o que aconteceu com a Silvania. Comigo foi o inverso. Estive em Paris duas vezes. Fui sozinha fiquei hospedada em um Hotel proximo a Av. Wagran . Andei a pe , de metro, tirei fotos. O unico senao foi que por varias vezes fui abordada com o golpe do anel. Estao em todo lugar. Nao dei confianca …nada grave.