Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Mariana
Olá,
estou acompanhando o seu blog todos os dias..eheh
e quando eu digito uma pergunta no google, acabo entrando nele de novo..
A minha duvida é, vou ficar no Bercy, em frente a Gare de Lyon, pelo q eu vi é justo na linha 2… será q tem algum perigo eu voltar p hotel mais tarde??
Esse bairro é perigoso?? ainda da p eu trocar minha reserva
conexaoparis
Mariana
O bairro não é perigoso. Não fique preocupada com isto.
Mariana
Olá,
estou acompanhando o seu blog todos os dias..eheh
e quando eu digito uma pergunta no google, acabo entrando nele de novo..
A minha duvida é, vou ficar no Bercy, em frente a Gare de Lyon, pelo q eu vi é justo na linha 2… será q tem algum perigo eu voltar p hotel mais tarde??
Esse bairro é perigoso?? ainda da p eu trocar minha reserva…
Franco
Amigos e amigas, boa noite.
Acompanho o CP e agora, com uma pulga atrás da orelha (..rs.)… vou ficar no Ibis Paris La Villette Cité des Sciences 19éme, no Quai de L´Oise, 75019-Paris. Já vi aqui que Paris tem 20éme, eu ficarei no 19…rs.. tô ali perto do Boqueirão???..rs..
Por favor, se alguem tiver dicas da região, ficarei grato. Por exemplo, qual lugar vale a pena nas proximidades? A não ser o Parque La Villette, do qual li alguma coisa daqui mesmo do CP, e agradeço.
Estamos em 2 casais.
Agradecido pela atenção de sempre…
conexaoparis
Franco
Conheço mal a região.
Ao longo do canal a parte mais interessante está no final do Quai de Jemmapes e Quai de Valmy. Quando o canal termina na praça Republique.
Gosto muito do Parque La Villette. Pode-se passar o dia inteiro neste local.
elizabeth guttler
juliana ja fiquei hospedada mais de uma vez no hotel ibis nesse mesmo bairro bagnolet perto de um grande supermercado na verdade um centro comercial era na ultima estaçao do metro que eu descia no 20 bairro e so tinha pouco movimento no dia de domingo na estaçao bagnolet mesmo fica o albergue da juventude e e uma estaçao antes nao posso falar sobre chegar tarde porque nao costumo sair a noite de qualquer forma nao e no centro de paris mas ainda e dentro do perimetro urbano se for o mesmo llugar nao vi problema nenhum
Fabio
Já fui duas vezes para Paris e não tive maiores problemas com segurança. A primeira vez uma gangue de argelinos tentou fazer provocações no metro mais não tiveram sucesso. Sacre Coeur alguns africanos tentando dar o golpe da pulseira…mas nada grave.
A segunda vez na cidade fiquei hospedado em Montreuil. Andei de metro, a pé e cheguei de madrugada no hotel várias vezes e sem maiores problemas.
Se você já morou em São Paulo ou Rio de Janeiro e costuma evitar ser uma vitima da violência por aqui, com certeza em Paris não terá maiores problemas.
Juliana
Primeiramente, parabéns pelo site! Resolveu várias dúvidas que eu tinha e espero que possa me ajudar com as que ainda persistem.
Vou para Paris no final de janeiro com meu pai. Ficaremos hospedados no Novotel Paris Est (1 Avenue de la Republique
93177 BAGNOLET, France). Gostaria de saber se a região é segura para sair à noite e se tem alguma dica do que fazer nesse horário, já que teremos poucos dias em Paris (3) e quero aproveitar ao máximo!
Desde já obrigada e parabéns pelo trabalho!!
conexaoparis
Juliana
Este endereço não é em Paris. Já está após o periférico que delimita a cidade. Conheço mal a região.
jose mauricio
Como em qualquer lugar do mundo, os malandros locais percebem logo quem é turista, quem está menos atento, etc. Então se liga, mô fio!!!
Lugar de passaporte é no cofre do hotel. Ande com uma cópia e também não precisa levar todos os cartões com você. Antes de começar a fotografar, dê uma olhada em volta, principalmente se estiver sozinho(a).
Resumindo: Proceda como se estivesse numa cidade grande no Brasil e provavelmente não terá problemas.
Claudia Maria
Já estive em Paris 2 vezes, na primeira fiquei próximo a Galeria Lafayete e na segunda em Saint Germain. Nas duas vezes andei muito a pé, de metrô e de ônibus. Andei muito a pé à noite também (já que taxis não leva 4!), tiramos muitas fotos, usamos o cartão crédito e dinheiro e nunca fomos sequer ameaçados de assalto! Como em qualquer lugar do mundo, você cuida da sua bolsa, mas não tem aquela “neura” de RJ e SP.
Um feliz Natal a todos!
suely
Teixeira
Essa experiência da Silvana me parece única,eu não tive qualquer problema desse gênero nas minhas viagens,andei tranquilamente ,carreguei maquina fotografica e filmadora,tirei fotos em todos os lugares,andei de metro e onibus.É claro que devemos tomar cuidado,mas é bem mais tranquilo que em São Paulo.Pode ir sem medo,quanto a chegada de trem é melhor tomar taxi,eles ficam em frente a estação,não se baseie pela redondeza da estação que é um pouco duvidosa,mas é só lá.Boa viagem e vá sossegado.
TEIXEIRA
Olha eu aqui outra vez… Pessoal desculpem, mas leiam o último post que também é meu… Vou ficar no Hotel Astrid, na Avenue Carnot nos Arcos do Triumpho. Parece ser um hotel bem legal e bem localizado. Alguém tem alguma reclamação dele? Outra coisa, levo em mãos uma máquina fotográfica simples, apenas pra registrar os momentos, a minha dúvida é: Posso tirar minhas fotos normalmente já que ela fica com a cordinha grudada na minha mão, ou devo tentar esconde-la dentro do bolso do casaco e só usar quando for tirar foto? Outra dúvida é sobre o cinema: Aquele cinema que fica ao lado da Disney Store na Champs Elysees, é perigoso? Posso ir sem medo? Ele abre no dia 01/01/2011? Pessoal, desculpem as muitas dúvidas, mas cês sabem né… Toda informação é bem-vinda!
conexaoparis
Teixeira
Paris não é cidade perigosa. Pode ir ao cinema sem receios. Simplemente fique atento, normalmente atento.