Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
709 Comentários
Silvia pacheco
Falando de segurança…..
Todo cuidado com a carteira é pouco nos arredores de Notre Dame, os batedores de carteiras são constantes nesta região. Cuidado ao entrar ou parar em lojas de Souvenir, tive minha bolsa aberta e roubada em segundos, quando percebi ..já era , ainda bem que carrego aquelas bolsinhas (um pouco desconfortáveis, mas seguras) em baixo da roupa, onde carrego os euros, passaporte e cartões de crédito, portanto me levaram apenas os 20 euros e algumas moedas. Mas confesso que fiquei frustrada , sair do Rio de Janeiro (aonde nunca fui assaltada …é quase um milagre!), para ser roubada em Paris…mas nada que tenha estragado minha viagem.
Lilian
olá,
vou a paris em setembro fazer intercâmbio de 10 meses e vou estudar no 5ème e a universidade reservou um alojamento pra mim em um Crous no 19ème, rue aubervilliers… estou um pouco assustada em ler que é um lugar perigoso, não sei como vai ser minha rotina em paris, mas gostaria de poder andar e conhecer os lugares e sair a noite também, vc me aconselharia a procurar um quarto em outro bairro???? muito obrigada!
conexaoparis
Lilian
Eu acho este lugar sobretudo feio. Esta rua está ao longo das linhas de trem. Mas não conheço em detalhes a região.Não deve ser perigoso senão o Crous não teria esta unidade.
Eles tem uma em Port Royal que é ótima. Olhe se tem lugar lá.
Karina
Claudia, muito obrigada tb. Acabei de falar com uma pessoa que se hospedou no hostel onde fiz reserva, e já me deu uma reconfortada.
Como a Lina disse que lá há alguns pontos críticos, minha preocupação era saber se o entorno dele era conturbado. Ao que parece, é tranquilo.
Em todo caso, vou vendo alternativas. Se lá eu n gostar do que vir, busco uma 2a opção.
Claudia Oiticica
Fabricio,
concordo com a Beth. Muitos aqui no blog gostam do IBIS Cambronne e do IBIS Montparnasse.
Claudia Oiticica
Karina,
eu ja’ andei por essa região quando fui conhecer, por indicação da Lina, o 1O4, um centro cultural inovador. Durante o dia não achei perigoso, mas é uma região sem nenhum atrativo turis’tico , um comércio bem popular, muitos imigrantes, enfim, outro pu’blico. Se alguém estiver mais arrumado vai destoar.
Eu tenho um sobrinho que ja’ ficou num albergue que fica na Rue de Rivoli, pertinho do Louvre. Não me lembro do nome, mas sei que ele gostou.
https://www.conexaoparis.com.br/2009/03/25/le-cent-quatre-jacques-tati-e-a-villa-arpel/
Beth
Karina
De nada!
Converse com quem vc fez a reserva, Talvez vc possa encontrar hospedagem em local mais prático.
Um abraço
Karina
=///
eu estava até bem tranquila, Beth. Como falei, o fato de ser afastado para mim não é problema. E não penso em usar taxi, só em último caso nesse retorno de Versailles tarde da noite. Lendo o post da Lina fiquei encucada.
O problema maior é que já adiantei cerca de 50 euros para reserva.
Vou pensar o que fazer. Muito obrigada.
Beth
Fabrício e Karina
Paris não é uma cidade perigosa!
Mas tanto Orly como o 19ème não são os melhores lugares para turista se hospedar, até porque ficam muito longe.
Fabrício
O aeroporto de Orly fica MUITO longe de Paris, e o transporte diário até a cidade pose levar mais de uma hora… Tem outros hotéis Ibis em locais mais bem localizados.
Karina
O que vc vai gastar de taxi se hospedando no 19ème justifica uma mudança de local de hospedagem
Paris tem 20 arrondissements. Procurem se hospedar em qualquer lugar entre o 1o. e o Nono, é facil entender através do Cep do Hotel:
75001, 75002, 75003. 75004, 75005, 75006, 75007, 75006, 75008, 75009. Acima dessa numeração é fria! A não ser em casos muito especiais com uma parte do 17ème ou do 16ème..
Qualquer coisa é só voltar aqui,
Abs.
Karina
Mais uma pergunta:
volto de Paris num domingo, final da tarde. Penso em pegar o metrô até a Gare du Nord e de lá pegar o RER B até Denfer Rochereau para, finalmente, pegar o Orlybus até o aeroporto. Estarei com uma mala relativamente pequena. É seguro fazer esse trajeto no domingo ou tem pouco movimento??
conexaoparis
Karina
Pode fazer este trajeto domingo sem problemas.
Karina
Tenho acompanhado há algum tempo o blog, já comentei algumas vezes, mas só agora vi este post.
Não sei se a LIna vai poder ler, então se alguém tiver informações a respeito, por favor, digam-me tudo que eu deva saber rsrs
Ficarei hospedada justamente no 19 arrondissement, que a Lina destaca como uma região com algumas áreas críticas. Que é afastado eu sempre soube, mas isso pra mim n chega a ser problema pq aproveito para conhecer lugares que n conheceria se ficasse no centro.
Ficarei em um hostel do qual só li críticas positivas, e essa foi a razão principal pela qual optei por ele. Creio que se houvesse insegurança por ali, teriam mencionado, e não li uma só ressalva a esse respeito. A localização exata é: 159 rue de Crimée. Fica próximo à estação Laumiere. Essa é uma das áreas que devem ser evitadas??
Não ficarei na rua além das 22h exceto no dia em que eu for a Versailles assistir ao espetáculo noturno. Como já tinha lido a respeito dos RERs, voltarei de trem mesmo e pego um metrô na St. Lazare. Ou até pego taxi, depende de como estiverem os ares rsrs
Alguém tem opinião a respeito dessa localização? Devo me preocupar?
conexaoparis
Karina
Paris não é perigosa. Pode ficar nesta região. Se leu comentários sobre o hostel positivos, a sua localização deve ser boa. Não fique aflita. Fique atenta, como em qualquer lugar do mundo.