Paris é uma cidade perigosa? Posso voltar sozinha para o hotel tarde da noite? O metrô é perigoso? Quais são as regiões perigosas de Paris?
Uma parte das leitoras e dos leitores do blog se inquietam com a questão da segurança em Paris. Mesmo os franceses se inquietam porque ontem, em um jantar na casa de amigos, a discussão girou em torno da segurança nos transportes em comum. Como o anfitrião tem uma cave de vinhos excelente, tínhamos todos deixado o carro na garagem. Amigos deveriam pegar o RER, o trem que vai até outras cidades perto de Paris, e nós deveríamos pegar o metrô. A questão era RER, metrô ou táxi.
Paris não é uma cidade violenta, sobretudo para nós brasileiros acostumados com índices de violência absurdos. Um dos aspectos que mais prezo da minha vivência parisiense é sair de casa sem olhar para os lados, andar nas ruas sem olhar para trás, caminhar com minha máquina fotográfica nas mãos, não ter medo o tempo todo.
Mas os índices de violência aqui já foram mais baixos. A abolição de fronteiras entre países europeus, a imigração, os conflitos internos entre grupos de origem étnicas diferentes, o turismo, tantos fatores que explicam o aumento da violência nestes últimos anos.
Como se caracteriza esta violência?
A violência pesada que resulta em agressões físicas, algumas vezes mortais, está situada nos bairros mais pobres de Paris e se manifesta entre grupos de jovens. Ela se manifesta também nos trens da periferia, nas horas onde os vagões estão vazios.
O turista está fora destes circuitos e acho pouco provável encontrar um brasileiro passeando nas áreas difíceis do arrondissement número 19. É neste bairro que se encontra o La Villette e vou continuar indicando-o como um excelente passeio porque não tem perigo. O perigo é localizado em certas áreas do setor.
O turista deve se precaver contra delitos menores como roubo de bolsas e sacolas. De acordo com um amigo, engenheiro da empresa encarregado do metrô parisiense, a linha que registra o maior número de ocorrências de roubos é a de número 2. Ela atravessa todo o norte de Paris, onde se situam os bairros mais pobres e problemáticos. Dado interessante, é às 3 horas da tarde, hora de pouco movimento pois os parisienses estão trabalhando, que estas agressões acontecem.
Mas não se esqueçam que estes casos são raros e que o número de agressões a turistas é baixo comparado ao número de turistas que circulam pela cidade todos os dias.
Mas como ausência total de perigo só no paraíso perdido e olhe lá, dizem que Eva era perigosa, o que os turistas devem evitar?
O que os turistas devem evitar?
Uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada volto normalmente de metrô sem problemas.
De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente da SNCF é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
Mas não se esqueçam, repito mais uma vez, Paris não é uma cidade violenta. Fiquem tranquilos.
Leia também: Questões sobre segurança em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
709 Comentários
David Alvarez
Bom dia ! Me ajudem por favor !!!! Gostei muito de uma hospedagem AirBNB que fica bem próximo a estação de trem Enghien-les-Bains (Transilien H), devo ir no verão e a diferença de preço é muito grande entre ficar em Paris, poderiam me dizer se por estar fora de Paris é uma região OK à noite e se por tratar-se de uma linha de trem suburbano é perigoso ? Muito obrigado !!!
Rodrigo Lavalle
David, esse local fica bem longe de Paris. Você vai gastar tempo e dinheiro nos deslocamentos.
edson miyasaki
Bom dia , vou chegar de londres as 22:20 na Gare du Nord em julho. voce aconselha pegar que tipo de transporte para ir ao hotel?
Estarei sem mala, somente com mochila
obrigado
abs
Rodrigo Lavalle
Edson, onde fica seu hotel? Em princípio, como você só estará com uma mochila, o metrô é uma boa opção.
Ludimila
Boa tarde!
irei a Paris por 4 noites do dia 09 a 13 de junho, e vou ficar hospedada num hotel a 5 min da Gare de l’Est. ouvi dizer que a estação é perigosa à noite. a região é perigosa também? seria melhor pegar taxi para voltar ao hotel? pela manhã tambem há esse perigo?
obrigada
Alexandra Vieira
Olá, eu irei em maio a Paris e ficarei alojada na Rue Stephenson, perto da estação de metro La Chapelle. Sendo que no dia que lá chegar virei do aeroporto de Charles de Gaulle para a Gare du Nord, e pelo que entendi terei de atravessar a conexão que esta estação tem com a estação de metro La Chapelle. É seguro?
Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Alexandra, é seguro no sentido que ataques não acontecem mas fique atenta aos seus pertences para evitar a ação de possíveis batedores de carteiras.
Celso Felix do Prado
Rodrigo, eu e minha esposa vamos a Paris em junho vindo de Madrid. O voo chegará no Charles de Gaulle às 22:50 e meu Hotel fica a uns 6 ou 7 minutos da estação Gare du Norde. Estaremos apenas com 2 malas pequenas. Será que é seguro ir de RER e depois a pé sendo que chegaremos no hotel por volta da meia noite?
Rodrigo Lavalle
Celso, é seguro sim. A região fica movimentada.
Priscila
Boa noite! Irei à Paris em junho e ficarei nas imediações da rue Montorgueil. É seguro andar anoite por essas ruas? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Priscila, sim, é seguro. Essa região tem vida noturna.