Os parisienses prezam polêmicas em torno de obras de arte contemporânea instaladas no espaço público. Os atritos entre diretores de monumentos, Prefeitura, Ministério da Educação, críticos de arte e grupos de defesa do patrimônio são virulentos e entram para a lista das curiosidades da cidade.
De memória, em 2014 publicamos artigo sobre a obra Tree de Paul MacCarthy instalada na Place Vendôme e vista como um sex toy pelos arredios ao projeto (leia aqui); contamos em artigos a reação provocada pelas obras de Anish Kapoor nos jardins de Versailles (leia aqui).
Sem nos esquecermos que a aversão parisiense da intrusão de uma obra no espaço público é antiga. Em 1863, a escultura La Danse, de Carpeaux, instalada na fachada principal da Opéra Garnier foi considerada vulgar e inconveniente. Hoje ela figura entre as principais obras do Museu Orsay.
No final do século XX, a Chama da Liberdade colocada na ponte Alma e oferecida aos parisienses pelos EUA graças à doações recolhidas pelo The Herald Tribune causou vivos debates. Detestada pelos parisienses a réplica da chama acabou se incorporando ao cenário e se tornou, a partir de 1997, um monumento à memória de Lady Di.
Polêmica atual
Desde 2016 seguimos com atenção a condenação, quase unânime, do projeto conhecido como o Buquê de Tulipas de Jeff Koons.
Em 2016, o artista contemporâneo Jeff Koons ofereceu uma obra de arte à Paris. O presente seria uma homenagem à cidade e às vítimas dos violentos atentados terroristas ocorridos no mesmo ano (leia qui). A obra pode ser descrita como um gigantesco ramalhete de flores coloridas. No embrulho do presente veio também a exigência do artista sobre o local da sua instalação. Seria diante do Bataclan, um dos pontos atacados pelos terroristas? Não. Irônicos, os críticos comentaram que o americano foi humilde pois não exigiu o Louvre. Pediu somente que a obra fosse instalada em via pública, entre dois dos principais museus parisienses: Palais de Tokyo e Museu de Arte Moderna de Paris.
Este projeto provoca urticárias até nos mais conhecidos e respeitados defensores da arte contemporânea. A questão da instalação ou não da obra até hoje não conseguiu ser resolvida. O debate em torno do assunto extrapolou os principais atores e envolveu críticos de arte, filósofos, historiadores. O dossier acabou aterrissando na mesa da Ministra da Cultura e estamos em compasso de espera da decisão final.
A reação de rejeição é apoiada pelos seguintes argumentos. (1) Trata-se de uma escultura sem nenhuma relação com os eventos trágicos de 2015. (2) Assinada por um artista emblema de uma arte industrial especulativa que alimenta o mercado de arte dirigido pelas multinacionais do luxo. (3) Proposta que inquieta pela manipulação da memória das vítimas para melhor honrar a obra e o artista. (4) A sua localização quebraria a harmonia de um espaço nobre e de uma bela e discreta avenida de Paris, além de perturbar a relação de vizinhança que o espaço possui com outro monumento vizinho, a torre Eiffel.
Talvez o que mais inquiete os parisienses seja a quase certeza que, uma vez instalada na paisagem parisiense, a obra passará a fazer parte dos ícones de Paris.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
0 Comentários