Sempre admirei o tecido das parisienses de origem africana. Acho que ninguém fica indiferente diante das cores e das estampas que sobressaem no cenário cinza de Paris.
Qual não foi minha surpresa ao ler no jornal Le Monde a história destes maravilhosos tecidos fabricados… na Holanda. A marca de chama Vlisco e a indústria holandesa fornece há mais de um século aos inúmeros países africanos. Criada em 1846, Vlisco influenciou o gosto vestimentário da África central e ocidental e, por sua vez, se deixou influenciar pelas mulheres e estilistas destas regiões.
O tecido se chama wax e sua fabricação, 100% algodão, pede 22 etapas diferentes. Ele não é vendido ao metro. Compra-se a peça de 6 metros, como na foto acima. Seu preço começa em 65 euros a peça. O super-wax, a gama superior, custa mais caro.
No século XIX, a empresa fabricava tecidos visando o mercado colonial, hoje a Indonésia. Antes do Canal de Suez, os barcos holandeses, a caminho da colônia asiática, navegavam ao longo da costa da África fazendo escalas para reabastecimento. E foi assim que estes tecidos se aclimataram na região. A partir de 1930, Vlisco passou a produzir somente para os países africanos.
No 18ème distrito de Paris encontramos lojas que vendem o wax. Fomos conferir e passamos algumas horas descobrindo pequenas lojas de tecidos, mercados vendendo mandiocas e minúsculos ateliers de confecção.
As lojas de tecidos vendem o verdadeiro wax da Vlisco e cópias fabricadas na África ou na China com preços bem mais baratos.
A Kumasi Market é uma loja bem organizada e com bela escolha de tecidos originais e cópias.
Na minúscula Mariame Boutique a mãe vende tecidos e a filha ataca a confecção. Nesta, o acolhimento foi mais sorridente e amável.
Nesta tarde, estava acompanhada por Rita, a fotógrafa do Conexão Paris. Gentilmente ela foi a minha guia do bairro, pois em uma destas lojas Rita encomendou seu vestido de noiva. Este vestido virou fonte de inspiração para um artigo publicado pelo CP. Leia aqui. E se precisar de uma fotógrafa em Paris, leia a proposta da Rita aqui.
Kumasi Market: 39 bis rue Doudeauville, 75018. Metrô Château Rouge.
Mariame Boutique: 35 rue Poissonnier, 75018. Metrô Château Rouge.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
30 Comentários
antonio angelo
como comprar esses panos?ajudam-me pessoal.
Rodrigo Lavalle
Antonio, sugiro que você tente pelo site oficial da fábrica, https://www.vlisco.com, citado no fim do artigo.
antonio angelo
Bom dia!
Queria duas pecas de pano para fazer meu alembamento,mas nao consigo achar. se for preciso enviam-me so o preco corresponente a USD ou KWANZA.
Rodrigo Lavalle
Antônio, nós não vendemos os tecidos citados acima, somente escrevemos um artigo sobre eles. Sugiro que você tente pelo site oficial: https://www.vlisco.com.
Abraços.
kátia regina assis
Tecidos e roupas africanas são vendidas no Rio de janeiro; na Feira do Lavradio ,primeiro sábado do mês, você vai encontrar capulanas de Moçambique ,tecidos do Senegal , vendidos por africanas ou brasileira ;Tem que saber escolher porque os mais rudimentares ,feitos na Africa desbotam e você tem que lavar antes de usar porque sendo algodão encolhem; Tem tecidos maravilhosos para roupas e decoração
villane
gostaria de comprar por atacado..
por favor me respondam.. abraços
Rodrigo Lavalle
Villane, nós não vendemos os tecidos, apenas fizemos um artigo sobre eles. Entre em contato com a fábrica: http://www.vlisco.com.
Abraços.
Bea
Gostaria de ver mais fotos dos tecidos
Gostei muito dos que vi
Sera que existe algum tecidos com motives Africans em seda
Caso haja como encontrar
Rodrigo Lavalle
Bea, visite o site da fábrica, indicado no fim do artigo, para ver mais opções de tecidos.
Abraços.
Julia
OS TECIDOS SÃO LINDÍSSIMOS, GOSTARIA DE TER NOÇÃO DE PREÇO.
JULIA TRANCOSO
Rodrigo Lavalle
Julia, entre no site fornecido no artigo acima e você poderá ver todos os preços.
Abraços.
Claudia Amado
Costumo comprar wax tecidos como esses em Salvador no pelourinho são mesmo lindos e de muita personalidade.
Marilia Boos Gomes
Meus deuses! Gamei…
Abraço cordial.
Tânia Sciacco
Gostei demais das estampas e do post. Fiquei com vontade de comprar e produzir alguns vestidos e blusas para mim.
ana lucia
Lindos tecidos,importante também é mandarem n
modelos de roupas feitos com estes tecidos
Ana Lucia