Meus amigos brasileiros me perguntam com frequência se é preciso ou não deixar gorjeta nos restaurantes em Paris.
Na verdade, a gorjeta já está incluída na conta (15%). Mas se você foi bem servido e o garçom foi correto, deixe um agrado suplementar. A regra é mais ou menos 5% de gorjeta suplementar.
É claro que nos excelentes restaurantes os garçons são amáveis (demais) e a conta cara (demais). Se você se encontrar nesta situação a gorjeta suplementar será em função da sua conta no banco.
Conheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, que traz nossa seleção de restaurantes em Paris, além de bares, queijarias, chocolaterias, patisseries, cafés, entre outros. À venda na nossa lojinha.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
Hamilton Torres
Eu e minha esposa fomos muito bem atendidos pela garçonete em um restaurante. Perguntei se a gorjeta estava incluída na conta e ela disse que não. Então , quando cogitei em deixar a gorjeta , ela falou que esta ficaria para o restaurante e não para ela.
Rodrigo Lavalle
Hamilton, na maioria dos restaurantes a gorjeta está incluída na conta além disso as pessoas deixam um “trocado” no final, o chamado “pour boire”.
Abraços.
Valentina
Não é uma regra dar gorjetas ,
Às vezes dou outras não,mas é comum que deixe algumas modinhas no prato.
Já dei uma gorjeta de 50 euros em um restaurante de Veneza e em um café em Paris.Fui excepcionalmente bem atendida.
titina
Acabei de chegar de Paris, muitas contas pagava no cartão, sempre ao pagar, o boleto do cartão vinha o lugar para “tips”, ou eu preenchia ou deixava o lugar em branco. Pois me surpreendi ao puxar meu extrato do cartão, que muitos restaurantes mexeram na minha conta, adicionando tips, aonde eu havia deixado dinheiro na mesa, não acreditei …
Fernanda
Este tema é sempre muito interessante e com opiniões variadas, o que acho que devemos lembrar é que ao redor do mundo a industria do turismo vive de gorjeta, que normalmente as pessoas que recebem realmente precisam e muitos contam com ela para viver, então sendo justo ou não, sempre que sou bem atendida dou gorjeta com muita satisfação, obvio que de acordo com meu bolso. Algumas coisas aprendi incluir no custo das minhas viagens, gorjeta é uma delas. Aproveito para dar parabéns ao Blog!! Sempre com personalidade, sem excesso de publicidade e “dicas” de hotéis (marketing disfarçado). Realmente uma referência e tanto … Abraços
Marta Morgado
Acho que a gorjeta é um reconhecimento por um serviço bem prestado.
Fernanda
Olha talvez em Paris tenha os 15% de gorjeta. O meu marido é Maitre d’Hotel e Sommelier em um restaurante gastronômico, em “Provance” e eu posso garantir nao tem 15% de gorjeta na conta. Perguntei pra ele se era verdade que tinha uma porcentagem na conta, ele me disse que em 20 anos de trabalho em restaurantes as gorjetas sempre foram deixadas pelos clientes. Não é obrigado dar a gorjeta. Infelizmente até o frances esta perdendo esse habito. Como as pessoas pagam com o catao de credito é raro que deixem aguma coisa.
Ana Cristina
Eu já acho uma prática horrível, em qualquer lugar do mundo. O bom trabalho tem que ser recompensado por um bom salário!! No Brasil é comum, em certos lugares, o serviço melhorar só depois de “molhar” a mão do funcionário. Muito chato isso!!
Vera Lopes
O turismo vive de gorjeta, principalmente garçons, carregadores de malas, atendentes de hotéis, etc…
Aconteceu em um restaurante em Paris, ao chegarmos ao hotel tarde da noite, a cozinha do restaurante vizinho onde pretendíamos comer, a cozinha já estava encerrada. Só porque na primeira vez que lá comemos, demos uma gorjeta razoável ao garçom, ele nos atendeu muito bem, o cozinheiro voltou à cozinha e preparou um prato especial para nós.
silvia
Eu lamento em qualquer lugar do mundo termos que dar “gorjetas”…trabalhei durante 39 anos em um bando, e acho que a gentileza faz parte da OBRIGAÇÃO de quem lida com pessoas….lamento termos que reconhecer obrigados….
Juliana
Ótimo tema. Mas, tenho uma dúvida: esse “agrado” a mais, digamos 5% , devo pedir para incluir no cartão ( se for o caso), ou deixo sempre em espécie !? Digo isso pq sempre vejo umas moedinhas na bandejinha da conta …. Rsrs….obrigada !
Rodrigo Lavalle
Juliana, geralmente as pessoas deixam moedas. Aqui não existe, no ticket do cartão de crédito, o local para escrever o valor da gorjeta como existe em algumas outras cidades do mundo.
Abraços.