Em uma de nossas inúmeras conversas sobre Paris, eu a Lina, que como vocês sabem vem a ser minha mãe, ficamos horas discutindo o que é para nós o luxo parisiense.
Existe o luxo que está no imaginário do turista. É o luxo da avenida Montaigne, do hotel Plaza Athenée, das grandes maisons francesas como as lojas da Channel entupidas de chinesas e a Louis Vuitton com suas bolsas dependuradas nos braços das brasileiras. Este é o luxo ostensivo, fácil de ser encontrado e identificado. É como se fosse o mainstream do luxo.
E existe o luxo exclusivo e discreto que, para nós, é a verdadeira essência do luxo francês. Como definir este luxo? Na verdade, achamos que têm a ver com experiências únicas, personalizadas, exclusivas. O primeiro arrondissement – rue Saint Honoré, Palais Royal e entorno – concentram boa parte das marcas de luxo que, geralmente, são pequenas e discretas casas que primam pela qualidade impecável de seus produtos e serviços. São caras? Sim, na maioria das vezes, mas nem sempre. Não é o preço que define o luxo.
Pensando nisso, resolvemos ir a campo para descobrir e contar para vocês o que para nós do Conexão Paris são experiências exclusivas e únicas que podem ser vividas em Paris. O resultado deste trabalho será um guia do luxo em Paris. A nossa ideia é mostrar como experimentar esse luxo sem se arruinar. Mas, para quem quiser cometer algumas extravagâncias, indicaremos o caminho das pedras.
Além do guia, é claro que também vamos publicar vários post por aqui contando nossas experiências luxuosas. Começando hoje. Venham com a gente.
Leia os posts da série Luxo em Paris:
– O hotel Le Meurice, em Paris
– L’Écume Saint Honoré: ostras e frutos do mar frescos em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
marcello brito
Vai ser bacana!
Jane Curiosa
Ih! Isso vai dar pano pra manga! Ainda cabe mais uma?
Madá
Gostei da ideia! Será ótimo para derrubar mitos e para viver certeiramente (selo Lina de qualidade e bom gosto) um momento de luxo, se a ocasião se apresentar. Ainda mais sem ter que se arruinar!
Na linha do luxo sem fortunas, sugiro a leitura do “Air France Magazine” edição de dezembro de 2012. Trata do tema de “prazeres simples”, com ótima entrevista com o filósofo André Comte-Sponville.
CARLA BUENO
Olá Mariana,
Filha de Lina, rsrsrs!!!! Estive, falando com a Lina há alguns post atrás, realmente todo dia que chego ao trabalho, me conecto ao Conexão e fico lendo tudo, nos mínimos detalhes.
Nunca havia pensado em viajar, antes era tudo um sonho, mas ano passado decidimos eu e meu marido, fazer uma viagem e como não poderia deixar de ser, fomos conhecer a encantadora Italia, não que não tivesse o sonho de conhecer Paris, mas era louca para ver a Fontana de Trevi de perto, e Graças a Deus e Meu marido conheci, quase chorei, mas vamos deixar para lá.
Estamos chegando em Paris( meu segundo sonho, rs), agora dia 25 de fevereiro, já me decidi por todos os passeios (também com o Conexão e os guias de Lina, fica tudo mais fácil), só estou muito na dúvida, de qual Hotel ficar, por causa do arrondissement, os que escolhi fica em Montparnasse, O Appolinaire ou o Mercure Paris Montparnasse, os dois são muito próximos e o ônibus da Air France nos deixa quase na porta, não me importo de andar, aliás prefiro andar à pé a ter que pegar metrô, pois não suporto, a única coisa que me deixa um pouco com medo e preciso saber é se é um bairro seguro, se poderemos voltar à noite sem perigo de nossos passeios, pois estaremos com máquinas fotográficas e etc.
Ah, e por falar em luxo, rs luxo pra mim vai ser estar em Paris, ir a uma feira, desfrutar de uma Paris diferente, tomar um café em um bistrô e reparar o povo passar, fiz muito isso em Roma, Florença, Siena, Orvieto e Pizza, a minha maior diversão era ficar sentada tomando um Chocolate quente ou um Gelato. Beijos e Obrigada.
Lina
Carla Bueno
Montparnasse é um bairro tranquilo. Não fique com medo de sair. Ande a pé, isto mesmo. Paris é ideal para andar muito.
Guilherme
Belo post. Às vezes fico parado mesmo pensando o que é isso do luxo de Paris, isso que está no ar da cidade. O Blog está ótimo! Parabéns.
Tania Baiao
Também adorei a ideia! Vou acompanhar vocês nessa “viagem” … Bom quebrar alguns tabus e preconceitos…
Não tenho muita paciência com ostentação, mas ADORO uma bela decoração, um trabalho bem feito, um mimo artesanal feita exclusivamente para mim.
Cristiane Pereira
Adorei a ideia!
Sil
Acho a ideia bem interessante. Outro dia li uma definição de algum sociólogo, que dizia que luxo é o que está sempre inacessível a muitos; esta seria, digamos, sua “funçao social”. Assim, é interessante verificar como o conceito de luxo vai mudando, se transformando, especialmente na cidade que se definiu como a “capital do luxo”.
E deixemos a dona Danusa pra lá, pois seus comentários são bastante preconceituosos…
Nick
Lina e Mariana, acho que esse tema tem que fazer parte dos guias lançados por vocês, mesmo que alguns leitores não se sintam muito confortáveis. É claro que o mundo do luxo parisiense não faz parte da realidade da maioria dos mortais, mas conhecer coisas novas e estar bem informado, aí é algo que todos podem se dar “ao luxo”, não é mesmo ? No meu caso o luxo maior é (além de ir a Paris uma vez por ano) num fim de tarde, comer uma baguette fresquinha com um bom brie e tomar uma taça de vinho !!!
Lina
Amigos
Raramente o luxo passa por palácios e marcas famosas. O luxo pode ser discreto, acessível, cordial e simpático. Para nós do Conexão Paris, este é o verdadeiro luxo. O outro, ele brilha tanto que não precisamos cita-lo.
Beth
O conceito de luxo é algo bastante relativo.
O que é luxo para uns pode ser corriqueiro para outros.
Resumindo, não dá para generalizar…
Lina
Beth
Vamos publicar o que representa o luxo para o Conexão Paris.