Texto escrito por Cristiane Rezende
Paris e Normandia com crianças – seguindo as dicas do Conexão Paris
Acabei de chegar e a pergunta que fica é como agradecer as inúmeras dicas de amigos desconhecidos do Conexão Paris que tanto contribuiram para que essa viagem fosse tão deliciosa?
Acho que neste caso a única forma de agradecer é compartilhar algumas experiências.
Ficamos no bairro Opéra e gostamos muito. O bairro é muito bem localizado e de fácil acesso a inúmeras atracões. Assim, nosso meio de transporte básico foram nossos queridos pezinhos. Realmente é delicioso caminhar por Paris!
Uma dica do Conexão Paris que funcionou muito foi o Batobus. As crianças adoravam descansar andando de barco! Compramos um ticket de dois dias por 18 euros por adulto e 8 euros por criança. No período em que utilizamos o barco funcionava de 10 às 19 horas mas o horário de funcionamento costuma variar de acordo com a estacão do ano.
Construímos roteiros que teve como base o guia do Conexão Paris com os roteiros para conhecer a cidade em 4 dias. Como estávamos com crianças fizemos os roteiros com mais calma, procuramos intercalar passeios mais “culturais” com outros ao ar livre. Acrescentamos alguns passeios como o Jardin des Plantes quando fizemos o roteiro do Marais e o Jardin du Luxembourg quando fomos a Saint Germain.
Como meus filhos são maiores, 10 e 13 anos, um artifício que costumo usar para aumentar o interesse deles é fazer com que compreendam a história local e as características dos prédios e monumentos. Uma proposta interressante foi visitar Sainte-Chapelle, Notre-Dame e Pathéon no mesmo dia. O contraste de estilos arquitetônicos foi bem ilustrativo.
Desde pequenos, li para as crianças um livro sobre Monet que se chama “Lineia nos jardins de Monet”. Por isso este passeio não poderia ficar fora da nossa programação. Como indicado no blog, pegamos o trem ás 8:20 da manhã e fomos para Vermon. De lá pegamos o ônibus para Giverny, bonito mesmo no outono. Foi tudo bem fácil. Antes das 14 horas já estávamos em Paris novamente. Giverny e a torre Eiffel foram as atrações de maior sucesso para as crianças!!
Outra dica excelente foi programar a visita ao Louvre para uma quarta-feira no final da tarde quando a fila já estava bem menor. Como passamos pelos arredores várias vezes (era muito perto de nosso hotel) percebemos que foi a escolha certa. Visitamos Giverny e Louvre no mesmo dia.
Apesar de termos visitado vários museus e monumentos não compramos o Museum Pass porque teríamos que fazer em dois dias e como estávamos bem ”slow” não valeria a pena.
Após conhecermos Paris, alugamos um carro e fomos para a Normandia. Confesso que estávamos um pouco receiosos de dirigir em Paris. Mas a Beth nos deu uma dica preciosa, sair da cidade pela Porte Maillot. Foi realmente muito tranquilo! As estradas são lindas e muito bem sinalizadas. E com o GPS não tem erro. Para nós quatro o aluguel ficou bem mais em conta que a passagem de trem para Rennes.
Esse final de viagem foi mais corrido e dormimos cada dia em um lugar. Como eram cidades menores não foi cansativo. Saímos de Paris e fomos para o Mont Saint Michel. Aproximadamente 3:30 de viagem. Adoramos! Valeu a pena dormir no Mont para vê-lo iluminado.
No outro dia seguimos para Étretat (mais uma dica imperdível da Lina). As falésias são lindas e as trilhas fáceis.
No final fomos para Rouen, cidade que possui um centro histórico bonito e conservado e muita história pra contar. Foi lá que Joanna D’Arc foi condenada e morta. A cidade foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas vários monumentos foram reconstruídos e restaurados. O ponto alto é a catedral gótica, famosa por ter sido pintada várias vezes por Monet.
Enfim, adoramos essa viagem que foi totalmente planejada com as dicas dessa generosa comunidade. Não poderíamos deixar de agradecer. Merci! Merci! Merci!
Observação: Apesar de ser meu aniversário e ter ganhado a entrada para a Disney, as crianças não quiseram perder um dia de Paris.
Viaje pela França com:
- Avião: Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Leia também:
- Leiam o artigo do Conexão Paris sobre Etretat clicando aqui.
- Leiam artigos sobre o Mont Saint Michel clicando aqui.
- Leiam artigo sobre o Batobus clicando aqui.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Beth
Cristiane
Belísima viagem. fico muito feliz por por vcs.
Nós chegamos faz 3 dias…
Um grande abraço
Jane
Acho muito interessante quando o CP publica relato de viagens…pessoas falando sobre seus passeios,o que fizeram, o que sentiram,suas impressões…as fotos estão ótimas.
zenaide
oi cristiane!!!
vc comprou aond os tickets validos por 2 dias?? e pode-se descer nos pontos turisticos e seguir em outros horarios.
estive em paris em maio deste ano e retorno novamente em abril/2012 e gostaria mto de fazer este passeio.
PARABENS PELA VIAGEM, suas dicas são mto sugestivas.
zenaide
Margareth Tavares
Muito legal ler o relato da Cristiane! Me fez lembrar a que fiz com meu marido e meu filho, de 6 anos, em julho deste ano, também passando pelo Mt Saint Michel e Rouen, acrescido de Vale do Loire, Granville, saint-malo, Giverny e finalmente Paris, com muitas dicas do Conexão Paris, principalmente na região do Vale do Loire. Viajo com meu filho desde que ele tem 4 meses de idade, e à medida que foi crescendo, percebia que voltava diferente de cada uma das viagens, cheio de encantamentos. Confesso que na única viagem que fizemos sem ele, para comemorar nossos 10 anos de casados
, não conseguimos nos desvencilhar da falta que ele nos fazia, apesar de ter sido uma linda viagem tb. Enfim, fico sempre atenta às dicas de viagens com filhos, pois apesar de algumas limitações, acho que com eles a viagem fica mais rica, tanto pra nós quanto pra eles.
Patricia
Olá a todos!
Eu sou a Patricia, aquela que não gostou de Paris, lembram? Conforme prometido, volto a Paris no próximo ano, com outro olhar, outras expectativas e outras companhias.
Dessa vez, meu marido e eu levaremos nossos maiores tesouros: nossos três filhos, com idades entre 4 e 12 anos. Meus sogros também irão com a gente. Ficaremos 4 dias e agora estou em busca de um lugar para nos hospedarmos. Penso em alugar um apartamento, pois bons hotéis novos (meu filho tem asma) estão com preços um pouco altos para meu orçamento. Também sei que eles ficam cansados logo, então prefiro ter a disponibilidade de uma cozinha.
Vou ficar de olho por aqui (de novo).
Beijos a todos.
PS: adorei o relato da Cristiane.
Ana Gomes
Adriana Pessoa
Aguardo suas dicas para viajar com adolescentes, pois em Março/2012 irei com minha filha de 16 anos. Obrigada.
jorge fortunato
Muito bacana esse relato de viagem. Não tenho filhos, mas se tivesse gostaria de vijar com eles e sair mostrando o mundo. Porém, só depois que tivessem 7 anos de idade. Antes disso, só algumas viagens curtas pelo Brasil.
Flávia Carioca
Cristiane, como todo mundo aí acima, também adorei seu relato de viagem! que sucesso foi a sua viagem em família! parabéns!
bjs,
Flávia
cris R
Pamela
Gostei muito da localizacão do hotel mas, infelizmente, apesar das boas recomendacões no Booking.com o hotel deixou muito a desejar e eu não o indicaria. Principalmente ao analisar custoXbenefício.
Sei que não é fácil viajar com 4 pessoas aqui na Europa, mas costumamos conseguir bons quartos por precos até mais baratos do que pagamos neste hotel (Mesmo em cidades grandes e caras como Paris).
Aqui no Conexão Paris tem várias dicas de hotéis, dê uma olhada.
Boa sorte
cris R
Viajar com os filhos é mesmo mais complicado mas extremamente gratificante.
Gosto muito de planejar minhas viagens, fazer meu próprio roteiro, conhecer o que tem mais a ver comigo, ficar quanto tempo quiser, ter a liberdade de desistir de alguma coisa no meio do caminho, etc. Por isso foram tão valiosas as dicas que coletei por aqui.
Obrigada ä todos (Madá, Beth, Eymar, entre outros) e em especial ao conexão paris, claro, que sempre respondeu minhas perguntas prontamente,