Uma das melhores exposições do segundo semestre 2015 em Paris é Fragonard, no Museu do jardim Luxembourg.
A exposição se chama Fragonard Amoroso e você verá obras emblemáticas da pintura francesa.
Fragonard foi o pintor do sentimento amoroso, do erotismo e da sensualidade.
A exposição do Luxembourg coloca ênfase no aspecto amoroso que percorre a obra de Fragonard mostrando pinturas, desenhos e ilustrações de conteúdo erótico
Incluída nesta seleção de 80 obras, das mais famosas às mais confidenciais, estão os desenhos que ele realisou para os contos de La Fontaine.
A obra mais conhecida é o Le Verrou, que uma leitura rápida faz pensar em uma cena amorosa, uma mulher que resiste sem resistir à paixão do amante.
Uma leitura mais atentiva percebe detalhes que intrigam. Se o homem ainda fecha a porta, por que o quarto já está desarumado ? Trata-se de uma cena amoroso ou ao contrário, uma agressão ? Neste caso as flores no chão, uma cadeira de pernas para o ar significariam luta ?
Diante de cada obra, várias leituras são possíveis. Uma outra interpretação veria no Le Verrou a descrição da tentação de Eva, por isso a maçã colocada na mesa.
O excelente vídeo acima interpreta a intensidade amorosa da obra Le Verrou de Fragonard. E sugere como, diante de uma obra de arte, devemos deixar livre curso à nossa imaginação.
Clique aqui para comprar seu bilhete.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Tânia Ziert Baião
Conexão Paris: além de Fragonard e Picasso no Grand Palais quais são as outras grandes exposições de arte em cartaz no outono parisiense? Aguardo sempre a lista de vocês para organizar minha agenda.
Rodrigo Lavalle
Tânia, em breve publicaremos um artigo resumo.
Abraços.
Phillipe
Que maravilha! Mto bacana!
marcialube
O video provoca mesmo.
Desperta mesmo o interesse pela exposição !
jorge fortunato
Uma das coisas que mais admiro nos franceses é o marketing cultural. Esse anúncio que acabo de assistir provoca imensa vontade de comprar um bilhete e ir até Paris para ver a exposição. A publicidade em torno de qualquer exposição na cidade é enorme, são cartazes no Metrô e pelas ruas. E faz tudo se transformar num grande evento.