foto: Sergio T. Gonçalves
As pessoas que conhecem Paris sabem que uma das características da cidade é a ausência de torres. A altura máxima para a construção de imoveis é de 37 metros, o equivalente a 6 andares. Este limite foi estabelecido pelo Barão Haussmann no século XIX.
Olhem esta foto do Sérgio tirada a partir do Arco do Triunfo. A direita a avenida Grande Armèe e à esquerda a avenida Foch. A uniformidade arquitetural é prodigiosa.
Em 2005 o prefeito de Paris enviou uma carta aos parisienses perguntando, entre outras questões, se eles concordariam com a construção de torres na cidade. O não venceu com 69% das respostas.
foto: Sérgio T Gonçalves
Digamos que os parisienses ainda não se recuperaram do choque da construção da torre Montparnasse. Eles defendem o limite de 37 metros na esperança que Paris não se transforme um uma Dubai e que guarde suas características.
Projeto de Philippe Barthélemy e Sylvain Grino.
Acontece que o prefeito de Paris considera que a cidade não pode ficar eternamente limitada pelos códigos do barão Haussmann, que uma mudança dos padrões arquiteturais seria benéfico para a solução dos problemas habitacionais. O sinal verde para a construção de torres tem de ser dado.
Tentando respeitar a opinião dos franceses por um lado e renovar a arquitetura parisiense por outro, as torres serão construidas nos limites da cidade, nos bairros 12, 13, 15, 17 18 e 20.
Nestes últimos 10 dias este assunto é discutido calorosamente na mídia, na blogoesfera e em todos os jantares entre amigos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Sérgio Theodósio Gonçalves
Cara Lina:
Sabemos que Paris é a melhor coisa em matéria de urbanismo que o homem produziu no século 20. Urbanismo como civilidade, polimento, beleza,etc. Acho que não se trata apenas da altura dos prédios. Acredito que os franceses poderão criar áreas contemporâneas lindas e agradáveis como o mostrado na foto do projeto do Philippe Barthélemy, sem destruir os lugares típicos da arquitetura de Haussmann.
Monica Breuer
Não!!!!!!!! Torres nunca!!!!!!!!! Paris deve ficar como está!
Ludimila Lamounier
Também fiquei chocada com os míseros 69%: e eu que pensava que essa falta de amor pelo patrimônio e memória de um país não ocorresse por aí…
Como arquiteta e perita em patrimônio cultural, choro demais com o que fazem com o Brasil, e a gente não consegue impedir (a corrupção e o dinheiro falam mais alto) .
Não é possível que vá acontecer esse crime em Paris: então não perceberam a destruição na harmonia do skyline e da paisagem urbana causada pela horrorosa montparnasse?
beijos
Chris
Lina,
Estou chocada que o percentual da pesquisa. Acho 69% muito pouco. Definitivamente NÃO!!! A arquitetura de Paris é única.
Leandro Ramos
Oi Lina!!
Esperamos que os franceses não permitam que isto ocorra!!! Não há dúvida dos problemas habitacionais que a cidade luz apresenta! No entanto a resolução destes, não deve passar pela triste transformação arquitetônica. de uma cidade cujo brilho se vê, também, na charmosa disposição de seus edifícios!!!
Sonia
Por favor,
Torres!! Não!!!!!
Essa cidade é muito linda para ser maculada por torres horrorosa, como a de Montparnasse!
Nesses bairros onde provavelemnte serão construídas as torres; não há como deixar de vê-las. A cidade não será mais a mesma!
É uma lástima.
Com o Sarkozy pode-se esperar o quê? Torres! Pois ele é um americanófilo.
Quer transformar alinda Paris, numa cidade opressiva, como Nova York e tantas outras cidades.
Vanessa S.
Nããããoooo!!!! Sem torres está linda, não é possivel que não se tenha outro jeito de lidar com o problema habitacional!
Espero mesmo que os novos prédios fiquem beeemmm longe!
loris
não não não .
por favor torres não
Patrícia
Por favor não!!!! Sem dúvida um dos grandes trunfos de Paris é a sua impressionante uniformidade e harmonia arquitetônica. Claro que os problemas habitacionais devem ser resolvidos mas, por favor, nos bairros mais afastados, que é o que normalmente acontece nas grandes cidades. Estou meio preocupada com Paris, querem modificar a torre, construir prédios altos… Eu gosto de Paris exatamente como ela é!
Dani
Espero que as torres fiquem mesmo apenas nos bairros mais afastados… Não consigo nem imaginar essa cidade cheia de espigões, com sua linda arquitetura desconfigurada! Aliás, acho que essa talvez tenha sido uma ótima opção para atender às necessiaddes da cidade, sem desrespeitar a vontade de seus moradores.