Por Mariana Martins (Mari and the City)
A Escandinávia não é um lugar que atrai tanta atenção de designers gráficos e arquitetos sem motivo! A funcionalidade e a praticidade do seu design nos mais diversos objetos fizeram com que ele passasse a ser reconhecido como ícone de vanguarda e bom-gosto mundialmente. Aos poucos, essas tendências inovadoras passaram a ser refletidas também em cidades. Embora a Dinamarca seja o menor dos países da Escandinávia, ela é uma das maiores potências no assunto. O país tem grandes nomes nessa área. Entre eles, o do arquiteto Jorn Utzon que projetou a incrível Sydney Opera House na Austrália.
Para quem está em Paris, a viagem a Copenhagen é curta e há voos frequentes saindo tanto do Charles de Gaulle quanto de Orly que têm duração de aproximadamente 1h50min, e a Air France oferece voos do Brasil para Copenhagen com parada grátis em Paris. Veja no site da Air France.
A capital dinamarquesa conta com apenas um aeroporto que não fica localizado muito longe da cidade. Há opção de ir até o centro da cidade de metrô, trem, ônibus ou táxi. Enquanto os dois primeiros são as opções mais rápidas em um trajeto de aproximadamente 20 min, o ônibus pode gastar por volta de 35 min para chegar lá dependendo do trânsito.
Além dos pontos turísticos tradicionais que incluem as casinhas coloridas de Nyhavn, o Parque Tivoli e a famosa estátua da Pequena Sereia, Copenhagen é cheia de edifícios inovadores para quem quer apreciar o renomado design dinamarquês. A Ópera, a Biblioteca Real, o Teatro Real Dinamarquês, o Museu Judaico Dinamarquês, o Museu do Design e o Museu de Arte Louisiana são alguns dos lugares em que você pode fazer isso!
Ópera de Copenhagen
Ao contrário de outras capitais europeias que possuem óperas com estilo clássico de arquitetura, a de Copenhagen é bem contemporânea. Erguida na ilha de Holmen, ela é a ópera mais cara já construída no mundo.
Biblioteca Real da Dinamarca
A Biblioteca Real foi fundada em 1648 e guarda exemplares de todas as obras já publicadas na Dinamarca desde o século XVII. O futurista prédio Black Diamond foi inaugurado em 1999 e é onde está a maior parte do seu acervo atualmente. Há uma conexão ligando o prédio antigo da Biblioteca ao Black Diamond. O lugar abriga também dois museus: o Museu Nacional da Fotografia e um pequeno museu dedicado à arte dos quadrinhos.
Museu Judaico Dinamarquês
O lugar é obra de Daniel Libeskind, arquiteto também responsável pelo Museu Juadaico de Berlim. Ele fica nos jardins da Biblioteca Real e aborda o fato singular dos judeus dinamarqueses terem sido ajudados por seus conterrâneos a escapar das perseguições nazistas da Segunda Guerra. Aliás, a própria arquitetura do museu faz referência a isso. O padrão dos corredores em que os visitantes se movem pela exposição foi disposto para formar a palavra “Mitzvah” que, em hebraico, significa “boa ação”.
Royal Danish Playhouse
Também localizada na área do porto, a Royal Danish Playhouse é uma casa de espetáculos de arquitetura contemporânea. Ver o reflexo do prédio na água em determinados horários do dia também é ainda mais bonito! Sua excelente acústica torna o lugar perfeito para apresentações teatrais, permitindo que o público tenha uma experiência superior ao assistir às peças! Hoje em dia, é um importante marco arquitetônico da cidade.
Museu do Design
Localizado em um prédio antigo que já foi o primeiro hospital público da Dinamarca, o Museu do Design possui artesanatos e objetos de arte decorativa e de design industrial do Ocidente e da Ásia do fim da Idade Média até o presente. Além do seu acervo permanente, ele conta também com exposições temporárias
Museu de Arte Moderna Louisiana
Embora não fique exatamente em Copenhagen, o Museu de Arte Moderna Louisiana é facilmente acessível em um trajeto de cerca de meia hora de trem. Especializado em arte pós anos 50, ele possui obras de artistas renomados como Andy Warhol, Alberto Giacometti e Pablo Picasso. É o museu de arte mais visitado da Dinamarca.
Quem quiser aproveitar a ida a Copenhagen para fazer compras de objetos de decoração com design típico escandinavo, vai encontrar ótimas peças na Illums Bolighus. É uma famosa loja de departamentos dinamarquesa que conta com uma infinidade incrível de objetos que são verdadeiras jóias de decoração para casa. Ela fica na movimentada área da Strøget que é conhecida por ser a rua de compras exclusiva para pedestres mais longa da Europa.
Mariana Martins é editora do blog Mari and the City (clique aqui).
Como ir de Paris até Copenhagen
. De avião. A viagem direto de avião dura 1h50. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. A viagem de trem é longa, dura em torno de 14h20, verifique as baldeações. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 13h passando por países como Bélgica e Alemanha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e na Europa aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Danielle
Oi.
amei o post. Dica super legal. Parabéns.
Aproveito para perguntar como anda o clima emocional da Europa depois dos ocorridos.
Penso em retornar com minha família, dois meninos e esposo no verão (julho/2016). Entretanto alguns amigos ainda acham temerário. Se possível gostaria da opinião de vcs.
Pensamos em fazer Paris, Corsega (terra dos avós de meu marido) e Provença (Marselha).
Ficando uns trinta dias.
Bjo enorme. O blog tá marrravilhoso, como sempre!
Rodrigo Lavalle
Danielle, em Paris o clima praticamente voltou ao normal. Os pontos turísticos e locais mais movimentados continuam com segurança reforçada.
Abraços.