Os parisienses não dizem Centre Georges Pompidou e sim Beaubourg. Vamos ao Beaubourg?
O Beaubourg é um espaço polivalente composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo; uma biblioteca que foi uma das primeiras bibliotecas abertas à todos, sem nenhuma forma de seleção para a consulta do acervo e espaços dedicados à musica e ao cinema. O Centre George Pompidou sempre foi considerado como um dos monumentos mais democráticos de Paris. E ainda abriga ótimas exposições temporárias, o que nos faz visitá-lo mais de uma vez por ano.
Este museu foi uma revolução na área da arquitetura. Projetado por Renzo Piano, Richard Rogers e Gianfranco Franchini, ele tem uma concepção original do espaço. Todos os canos e tubos são externos e visíveis. Os condutos de água são verdes, os da climatização são azuis, os elétricos amarelos e os elevadores e o sistema anti fogo são vermelhos. O resultado é um espaço interno inteiramente livre e aproveitado da melhor forma possível. O prédio deste museu foi durante anos objeto de grandes polêmicas envolvendo arquitetos, políticos e parisienses.
Vale a pena subir até o quinto andar nem que seja para apreciar a linda vista lá de cima. A subida é pelas famosas escadas rolantes.
No alto, você pode tomar uma taça de champanhe no restaurante Georges. Apesar do serviço horroroso do lugar, a vista é tão linda que vale a pena.
Antes de entrar no Beaubourg preste atenção nos arredores do museu. A grande esplanada na frente da entrada principal se tornou uma espécie de grande circo popular: músicos tocando seus instrumentos, atores em representações solitárias, pintores propondo retratos e os turistas curiosos se divertindo.
Em seguida observem a pequena praça, ao lado direito do museu. Ela se chama Place Stravinsky e foi construida em 1983. Um projeto do artista Jean Tinguely para receber as esculturas e os móbiles de outro artista, Niki de Saint Phalle. Os móbiles são em ferro e as esculturas em resina plástica e se chamam as Nanas. Nanas em francês quer dizer as garotas. Eu acho esta praça absolutamente genial. Tomara que vocês tenham sorte e cheguem quando todos os móbiles estejam em movimento. É lindo.
Por último, na frente da fachada principal e mais à esquerda está a reprodução do atelier do grande artista Brancusi. Este escultor viveu e trabalhou em Paris no seu atelier situado no bairro número 15. Antes de morrer ele doou ao Estado francês este atelier e suas obras, com a condição que ele fosse reproduzido em um museu. Cláusula que eu sempre achei pertinente porque é interessante ver a obra inserida no espaço e no ambiente em que foi criada.
Vale a pena ver o site do Beubourg. São 59.000 obras online e inúmeros vídeos de conferências e entrevistas com artistas. www.centrepompidou.fr
endereço: Place Georges Pompidou (rue Saint Martin) 75004 Paris – metrô Rambuteau e Hotel de Ville.
Obs.: Este post foi escrito originalmente em 2007. Republicamos agora com informações e foto atualizadas e complementares.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Tania Maria
Obrigada Rodrigo, vou conseguir encaixar a noite.
Tania Maria
Ola Rodrigo,
Com o Museu Pass , eu tenho acesso às escadas e ao topo também ?
Voces já tiveram a experiencia da visita noturna?
Rodrigo Lavalle
Tania, sim. Nunca fomos ao Pompidou na visita noturna mas ver Paris de cima à noite também é bonito.
carla coque
Ola , tudo bem ? estou com duvida , se eu comprar o ticket para visitar o centro, tenho acesso às escadas e ao topo também ? ou devo comprar os tickets para as 2 visitas, centro e subida das escadas ? Muito obrigada 😉
Rodrigo Lavalle
Carla, sim, tem.
GIOVANA
Olá! Gostaria de visitar o local, mas tenho interesse em ir ver a vista lá de cima apenas. Parece que se paga um valor menor para isso. No entanto, li aqui no post que essa subida é feita por escada rolante, e eu estarei com 2 crianças pequenas e um carrinho de bebê… Há outra forma alternativa para subir nesse caso? Obrigada pela ajuda de sempre!!
Rodrigo Lavalle
Giovana, existe um elevador que leva até o restaurante Georges, que fica no último andar, creio que você poderá utilizá-lo.
marcelo caetano
Ouvir dizer que é possivel visitar o Pompidou sem pagar nada, basta se encaminhar ao restaurante..é verdade?se sim, e a entrada seria por onde?
Rodrigo Lavalle
Marcelo, nesse caso você não “visita o Pompidou”, você simplesmente sobe de elevador até o último andar onde fica o restaurante. Esse elevador fica à esquerda da entrada principal do museu. Entrar no lobby principal do museu é gratuito.
Abraços.
Marcia
Rodrigo, crianças de 10 anos pagam para entrar no museu e no no View of Paris?Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Márcia, sim, para os menores de 18 anos o acesso ao museu e ao View of Paris é gratuito.
Abraços.
Raphael
Olá!
Irei a Paris em junho e quero visitar, nos meus cinco dias de viagem, quatro museus. Minha dúvida é em saber quais os dias em que os museus estão mais lotados, pois gostaria de visitar cada um em um dia diferente, priorizando o Louvre (que, pelo que li em alguns blogs, costuma ser um caos).
Estou pensando em deixar o Louvre para a sexta-feira, quando fecha mais tarde, pois iria visitá-lo no domingo (neste caso, visitaria o Beaubourg neste dia). Estou considerando que a troca será vantajosa em razão deste último museu ser, em tese, menos concorrido.
Ainda sem querer abusar, faria sentido sair do Louvre e seguir até Montmartre para o pôr do sol? Pelo que vi em alguns site, em junho o sol se põe bem tarde…
Rodrigo Lavalle
Raphael, de uma forma geral é bom evitar os museus e exposições nos finais de semana, principalmente o Louvre, o d’Orsay e Versailles. O Pompidou não é tão concorrido quanto os outros. Veja nesse site os horários do por do sol em Paris no mês de junho: http://www.calendrier-365.fr/calendrier/2015/juin.html.
Abraços.
Marcia Ferreira
Vou a Paris com minha família por 4 dias em junho. Minha filha mais velha que estuda Arquitetura faz quest]ao de ir no museu Pompidou. Quanto tempo vc estima que seja aconselhável reservar para o local, contando que só temos 4 dias?Onde posso ver preços e descontos para estudantes?
Rodrigo Lavalle
Márcia, 3 horas de visita é suficiente para o Pompidou. Verifique as informações no site oficial do museu: https://www.centrepompidou.fr/en/Your-visit.
Abraços.
Mariana
Olá !
LES COLLECTIONS MODERNES DU CENTRE POMPIDOU (DE 1905 À 1980) SONT FERMÉES JUSQU’AU 27 MAI
Isto quer dizer q até maio não teremos a coleção do centro para visitação ? Por exemplo, os quadros de Kandinsky ?!
Rodrigo Lavalle
Mariana, sim, todas as obras que datam de 1905 a 1980 não estarão acessíveis ao público.
Abraços.
Ericka De Almeida Oliveira Netto
Sem dúvida um dos lugares mais lindos e lúdicos! Ficaria admirando este lugar por horas e horas, mas Paris tem inúmeros lugares para visitar tendo que deixar essa vontade para uma próxima visita, no que já não vejo a hora que aconteça novamente.