Os parisienses não dizem Centre Georges Pompidou e sim Beaubourg. Vamos ao Beaubourg?
O Beaubourg é um espaço polivalente composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo; uma biblioteca que foi uma das primeiras bibliotecas abertas à todos, sem nenhuma forma de seleção para a consulta do acervo e espaços dedicados à musica e ao cinema. O Centre George Pompidou sempre foi considerado como um dos monumentos mais democráticos de Paris. E ainda abriga ótimas exposições temporárias, o que nos faz visitá-lo mais de uma vez por ano.
Este museu foi uma revolução na área da arquitetura. Projetado por Renzo Piano, Richard Rogers e Gianfranco Franchini, ele tem uma concepção original do espaço. Todos os canos e tubos são externos e visíveis. Os condutos de água são verdes, os da climatização são azuis, os elétricos amarelos e os elevadores e o sistema anti fogo são vermelhos. O resultado é um espaço interno inteiramente livre e aproveitado da melhor forma possível. O prédio deste museu foi durante anos objeto de grandes polêmicas envolvendo arquitetos, políticos e parisienses.
Vale a pena subir até o quinto andar nem que seja para apreciar a linda vista lá de cima. A subida é pelas famosas escadas rolantes.
No alto, você pode tomar uma taça de champanhe no restaurante Georges. Apesar do serviço horroroso do lugar, a vista é tão linda que vale a pena.
Antes de entrar no Beaubourg preste atenção nos arredores do museu. A grande esplanada na frente da entrada principal se tornou uma espécie de grande circo popular: músicos tocando seus instrumentos, atores em representações solitárias, pintores propondo retratos e os turistas curiosos se divertindo.
Em seguida observem a pequena praça, ao lado direito do museu. Ela se chama Place Stravinsky e foi construida em 1983. Um projeto do artista Jean Tinguely para receber as esculturas e os móbiles de outro artista, Niki de Saint Phalle. Os móbiles são em ferro e as esculturas em resina plástica e se chamam as Nanas. Nanas em francês quer dizer as garotas. Eu acho esta praça absolutamente genial. Tomara que vocês tenham sorte e cheguem quando todos os móbiles estejam em movimento. É lindo.
Por último, na frente da fachada principal e mais à esquerda está a reprodução do atelier do grande artista Brancusi. Este escultor viveu e trabalhou em Paris no seu atelier situado no bairro número 15. Antes de morrer ele doou ao Estado francês este atelier e suas obras, com a condição que ele fosse reproduzido em um museu. Cláusula que eu sempre achei pertinente porque é interessante ver a obra inserida no espaço e no ambiente em que foi criada.
Vale a pena ver o site do Beubourg. São 59.000 obras online e inúmeros vídeos de conferências e entrevistas com artistas. www.centrepompidou.fr
endereço: Place Georges Pompidou (rue Saint Martin) 75004 Paris – metrô Rambuteau e Hotel de Ville.
Obs.: Este post foi escrito originalmente em 2007. Republicamos agora com informações e foto atualizadas e complementares.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Bia Botelho
Obrigada mais uma vez Rodrigo!! abç Bia
Bia Botelho
Rodrigo, eu de novo!! rsrs Preciso comprar também com antecedência para entrar no Pompidou? Vamos em junho. Sem querer te explorar, mas já está te explorando…quais as atrações vc considera absolutamente necessário comprar os ingressos com antecedência para evitar filas intermináveis!! Mais uma vez obrigada!! Bia
Rodrigo Lavalle
Bia, em todos os lugares há filas. Alguns menos e outros mais. Isso também vai depender do dia e do horário que você for. Já cheguei ao Louvre 9:00 da manhã e não havia fila e já cheguei e havia uma fila enorme. A questão é que 20 minutos aqui, 10 minutos ali, no fim do dia se perdeu muito tempo com filas. Tudo que você puder comprar com antecedência é melhor.
Abraços.
Luciane
Precisa pagar antes para subir as escadas rolantes?
Rodrigo Lavalle
Luciane, sim. O preço para somente subir as escadas rolantes é mais barato.
Abraços.
Rayssa
OLa! ameiii seu blog …nao durmo ha 2 dias lendo! bem vou pra Paris pela primeira vez dia 24/12 …me disseram que o museo George e o restaurante avo estar abertos normalmente dia 25/12/2013, vc sabe dizer se procede? obrigada não achei nada especifico no site deles
Clarice Emília
Só tem um defeito..é mt quente lá dentro! Estive em Paris final de março e como estava frio estava toda encapuzada, qnd entrei no Centre Pompidou, nossa quase morri de calor!!rs….Mas a vista lá de cima é incrivel, sem falar nas exposições!!
koakoo
Sorry I doesen’t speak spannish :
Just for information if you use my photo (Praça Stravinski) you must also provide a link to the original message (http://blog.photos-libres.fr/2007/01/24/fontaine-stravinsky/)
licence is here : http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/fr/deed.es
But thank you for using my photos
Koakoo
conexaoparis
Eu às vezes implico com este lugar porque é cheio de mais, turístico demais, sujo demais. Mas volto sempre…
Priscilla Fogiato
Eu amo esse lugar. Foi em frente a ele que decidi ir viver aí. Mas nem posso falar que é meu favorito – todos os lugares de Paris são meus favoritos.