Bouquinistes : des passionnés sur les quais. por mairiedeparis
Eles estão inscritos no Patrimônio Mundial da Unesco desde 1992 e representam uma tradição antiga de muitos séculos.
Eles fazem parte do charme das margens do Sena e da lista das imagens que representam Paris.
Este é um passeio imperdível.
Percorra o circuito dos bouquinistas e ao mesmo tempo admire o rio, seus barcos, a Notre Dame, o Louvre, a Conciergerie e as pontes.
Na rive Gauche, o lado esquerdo do Sena, os bouquinistas estão do Quai de la Tournelle até o Quai Voltaire. Quer dizer, da ilha Saint Louis até a Ponte do Carrousel. Na Rive Droite, o lado direito, eles estão do Quai de l’Hôtel de Ville até o Quai du Louvre.
De acordo com os historiadores, Tóquio, Montreal, Quebec, Ottawa e Pequim se inspiraram nos bouquinistas do Sena.
O vídeo acima mostra alguns deles, suas especialidades e preferências.
Todas as vezes que saio para passear sou irremediavemente atraída pelo Sena e acabo nas margens do rio.
Gosto de ver as caixas dos bouquinistas, ando para lá e para cá, converso e tiro fotos. Uns são amáveis e sorridentes, outros antipáticos como somente os parisienses antipáticos sabem ser. Um dia, enquanto tirava uma foto, de repente vejo chegar um ogre furioso me informando aos gritos que aquelas caixas com livros eram propriedade privada e que eu não tinha o direito de tirar fotos.
Alguns minutos mais tarde, perguntei para outro bouquinista se poderia tirar uma foto e sorridente ele me respondeu que Claro! Somos fotografados o dia todo! E estas fotos representam para nós publicidade gratuita!
Voltei para casa reconciliada com a humanidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Luciana Fernandes
Estivemos em Paris no ano passado e assim que chegamos fomos atraídos pelo rio Sena e toda a paisagem encantadora ao seu redor, incluindo os charmosos bouquinistes, os barcos passando, a arquitetura dos prédios, as pontes…. Parecia um sonho… Em um desses bouquinistes também encontramos para vender cadeados pintados p/ quem quisesse colocar o seu na Pont des Arts (acho q pagamos uns 5 euros). O vendedor ainda emprestava a caneta p/ escrevermos nosso nome. Eu que não sou boba já tinha levado meu cadeado do Brasil, mas não era tão charmoso e único como aquele… Depois foi só escolher um local da ponte e jogar as chaves no Sena… Agora ele está lá, dentre tantos outros registrando a passagem de um casal que se ama muito. E quer ficar juntos para sempre…
ana
Uma das coisas mais gostosas de se fazer em Paris,é passear bem devagar por essa “instituição” parisiense,admirando aqueles livros e gravuras,expostos mesmo na chuva e no tempo frio…Lina,é verdade que estão retirando os cadeados da Pont des arts?
Lina
Ana
Eles retiram e meia hora depois já tem vários outros pendurados.
Cristiane Pereira
Pra mim, um dos passeios mais “parisienses”: andar à beira do Sena, sem pressa, e admirar os inconfundíveis bouquinistes e toda a paisagem!
Tania Baiao
Também já levei uma bronca enorme de um bouquiniste porque tentei fotografar uma reprodução que ele exibia…
fui no vizinho e fotografei a mesma imagem e depois a comprei, ostensivamente, para ele perceber que havia perdido uma possibilidade.
Lenna Ranghetti
Quem conhece Paris não pode ficar indiferente aos bouquinistes! Eles fazem parte da alma da Cidade Luz!!!
salete
Imaginem só que, no ano passado, comprando livros de um bouquiniste, acabo descobrindo que ele é filósofo (formado aí em Paris) e conhecia vários professores que andaram dando aulas aqui na USP. Foi uma troca de figurinhas das mais curiosas!!!!
Carlos
Nilza,
realmente há reproduções, mas, na próxima compre uma gravura original, que é o que mais tem. Principalmente as em preto e branco, Não são assinadas, lógico, mas, são originais. E muito baratas.
Renata Farias
16 euros cada ida e volta ou 32 euros para ir e voltar de Versailles e Valle Village?
Lina
Renata
16 euros ida e volta para Versailles e 16 euros ida e volta para Vallée.
HELIO JR
Cada vez em Paris, um imã diferente de garrafinha de vinho! É um toque kitsch que alegra a cozinha. Tem sauternes, chablis, st emilion… procuro pelos que mais gosto. Entretanto, da ultima vez, em outubro passado, foi bastante difícil de encontrar! Pena…
Paulo
Olá Lina,
Vi um anúncio do google aqui no seu site sobre transfer através da empresa super euro shuttle, você sabe disser se essa empresa é conhecida ou bem conceituada ai em Paris? os preços dela estão muito bons.
Lina
Paulo
Eu não conheço as empresas de shuttle pessoalmente. Mas elas trabalham há vários anos no aeoroproto. Devem ser corretas.