A região histórica de Paris mudou pouco ao longo dos séculos. Um fato que nos surpreende, nós brasileiros, acostumados com modificações aceleradas e radicais das nossas cidades.

Ao longo dos meus 32 anos de vida parisiense tive tempo de sobra para admirar a obra dos grandes fotógrafos de Paris como Eugène Atget, J-H Lartigue, Henri Cartier Bresson, Robert Doisneau, Willy Ronis, Brassai, Eduard Boubat. Estas fotos mostram que certas áreas permanecem quase intactas. Os monumentos e imóveis são os mesmos, somente as carruagens foram substituídas por carros e ônibus e os passantes possuem outro visual.

Quando tenho tempo, visito sites que revelam acervos de fotógrafos conhecidos ou anônimos como o excelente Paris en Images; ou blogs de apaixonados pela cidade que adotam o mesmo ponto de vista das fotos antigas e criam séries comparativas interessantes como Paris Avant;

Me interesso também pelos quadros que retrataram Paris dos séculos passados e o Musée Carnavalet é uma mina preciosa. Aliás o Carnavalet conta também com uma coleção de fotografia de 150000 obras que datam do final do século 19 até hoje.

Outras duas fontes importantes para a comparação Paris antes e depois são o site oficial Réunion des Monuments Nationaux que nos mostra fotos antigas e quadros representando Paris nos séculos 19 e 20 e o acervo do Museu Albert Kahn (leia aqui).

Eu moro atrás da Opera Garnier, região propícia para este passatempo. Toda esta área foi criada no final do século 19 pelo Barão Haussmann e seus monumentos e prédios são tombados pelo patrimônio histórico. Quadros representando a avenida da Ópera nesta época mostram que nada mudou.

Opera Garnier

Opera Garnier

Uma tarde estava na rue Scribe, na lateral esquerda da Ópera Garnier, esperando o sinal para pedestres abrir. Parada diante da loja Nespresso, me lembrei deste quadro do Carnavalet, provavelmente datando do final do século 19.

Lateral da Opera Garnier, rue Scribe

Lateral da Opera Garnier, rue Scribe

E brinquei de “antes e depois”.

Boulevard Capucines, Jean Béraud, 1889 Musée Carnavalet

Boulevard Capucines, Jean Béraud, 1889
Musée Carnavalet

Esta obra retrata o boulevard de Capucines, entre a Opera Garnier e a praça Madeleine. Quem conhece a área percebe que aqui também, nada mudou. Basta substituirmos o lifestyle do século 19 pelo do século 21.

Andar pela cidade à procura da permanência do passado além de ser uma brincadeira interessante é também uma fonte de segurança. Descobri a importância de uma certa constância no nosso cotidiano.


MinhaViagemParis1
 Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris