Um sucesso o site com a foto Paris 26 gigapixels que pode ser vista aqui: www.paris-26-gigapixels.com
Mais interessante ainda o blog do fotógrafo Arnaud Friche, onde ele explica todos os procedimentos que utilizou para tirar esta foto extraordinária. Ele se divertiu colocando em lugares estratégicos pequenas lembranças. Por exemplo, uma tartaruga de madeira no teto de um prédio, outro objeto na janela de um outro. Como se fosse sua assinatura na paisagem e isto me lembrou Hitchcock.
Friche recebeu vários comentários perguntando se era permitido criar tartarugas nos tetos de Paris e um outro denunciando a presença de uma arma pendurada em uma corda em um dos tetos da cidade. O fotógrafo avisou a polícia. Como a foto foi tirada em setembro, pouco provável que ela ainda esteja no lugar.
http://blog.paris-26-gigapixels.com/fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
41 Comentários
Sonia
Oi, Hugo,
Pois é, somos minoria no blog em relação à foto.
Respeito sempre a opinião de todos, é claro; mas quando não compartilho com alguma coisa, sinto-me quase que na obrigação de expressar minha discordância.
Penso que qualquer divergência de opiniões conduzida com respeito e elegância é sempre instigante e trás bons frutos.
O debate é bom, não há dúvidas.
Gosto muito de fotografia. Longe de ser uma expert, faço minhas fotos.
Claro, os telhados de Paris são belíssimos, mas não precisamos dessa foto para saber disso. Como é uma é cidade cujos prédios são relativamente baixos, vê-se os telhados com bastante facilidade.
Até eu mesma, fotógrafa mais do que amadora, mas, no entanto, apaixonada por Paris, tenho fotos dos telhados, que sempre me encantaram.
Hugo, concordo quando você diz que lindos lugares desapareceram.
Voilá…
Um grande abraço a todos.
suely
Eu achei muito legal,mais um ângulo pra gente ver Paris,ficar passeando por sobre os telhados ,observando o cotidiano das pessoas,as flores nas janelas,as mesas nas sacadas,um par de luvas no varal,nada a ver com o google maps,é outro trabalho,muito interessante.Paris nunca perde seu charme.
Mara
oi…não tem Paris, é verdade, mas gostaria de compartilhar este link http://www.airpano.ru/
desculpem-me, desde já.
bjs
HUGO DE CARVALHO
Olá BETH
Recebi a foto aqui em casa. Creio que ela foi feita e montada “panorâmica” de mais de um local. Não sei bem qual foi a técnica, mas parece que ela faz um giro de 360 graus, ms não a partir de um centro (?) Confesso que não sei. O que não me agradou foi o rsultado final, porque mostra uma Paris que não existe e não é tão bonita quanto a verdadeira.
Mas respeito – de verdade- a opinião dos que gostaram
Beth
Hugo
A foto foi feita do alto da torre de Saint Sulpice…
Abre o link que está acima e usa o cursor para ver toda a panorâmica e depois conta para nós o que vc achou.
HUGO DE CARVALHO
OLÁ SONIA
Já estava ficando deprimido: será que fui eu apenas que não gostei da foto ?
Também com todo respeito aos idealizadores do trabalho e dos amigos aqui do blog que gostaram da foto- eu continuo dizendo que não gostei. Mas não faço nenhuma comparação com as fotos do Google mapas. Nada a ver, coisas completamente diferentes.
Quero esclarecer que não sou fotógrafo. Apenas gosto de fotografias, mas não vou além de tirar fotos das viagense de amigos.
Para minha opinião, tomo como exemplo a parte da foto que foi postada pela Lina (acho que ela escolheu a melhor parte) Notre Dame aparece em destaque; percebe-se que a foto foi tomada de algum local a rive gauche – provavelmente de Saint Germain. Vejam que a cidade parece ter sido comprimida em alguma prensa gigante; a catetral aparece embolada no meio de telhados (sabemos que existe um belo espaço a sua frente e nas laterais) e o Sena desapareceu. Vale dizer – a foto não retrata a realidade, nem se pode dizer que o objetivo foi “artístico”.
Do modo como a foto se apresenta, cadê a beleza da Ille de La Cité e arredores – uma das regiões mais belas da cidade mais charmosa do mundo? Sumui no bolo de telhados. A parte da foto tomada do alto da Tour Eifell ficou um pouco melhor.
Desculpem-se, mas continuo sendo chato. Não gostei
Beth
Katya
Vc tem razão, é de viciar mesmo…
O que são aquelas varandinhas cheias de flores dando para o telhado em frente? E dá para diferenciar bem vizinho cuidadoso de outro que não está nem aí, risos. Essa foto é simplesmente fascinante!
katya Leitzke
Devo confessar que viciei no site da foto!
Estou indo toda a hora lá bisbilhotar a cidade e ver se acho alguma coisa que não havia visto.
Já encontrei roupas de nenê num varal, um senhor numa chaise vendo a vista de sua varanda, um cãozinho na janela, flores, cortinas voando, enfim, a vida como ela é. Parece que estou na sacada do meu hotel bisbilhotando os vizinhos, com uma visão de super homem.
A pergunta que não me deixa calar é : Como podem os telhados de Paris serem tão limpinhos?!! E onde estão os gatos dos telhados, tão famosos nas nossas histórias de infância?
Beth
Eymard
Concordo com vc!
Quem não tem em casa uma foto tirada da “sua” vista da janela ou varanda do hotel?
Os telhados de Paris também tem seu grande charme…
Eu adorei a foto justamente por não sido feita por satélite!
Eymard
Sonia e Hugo: é como já falaram Cristiana, Sueli, Adriana, Beth e Katya – é só uma outra maneira de olhar a mesma cidade. Outros ângulos. Outra perspectiva. O ineditismo está, exatamente, em te dar uma dimensão completa (e dai perde-se, com certeza, o detalhe da rua, como se vê no google). Não podemos esquecer que é uma foto. E, como disse a Katya, e que qualidade de foto. Portanto, eu acho que não dá para comparar com o google maps ou Earth, que tem propósito e proposta diferente da apresentada neste link.