Paris obtém o 14° lugar na classificação mundial das cidades pro-bicicletas.
Os dados foram publicados pela empresa dinamarquesa Copenhagenize especializada na prática da bicicleta urbana.
Com o programa Vélib, os corredores de ônibus abertos aos ciclistas, as zonas 30km/h onde os ciclistas andam no sentido contrário Paris ficou em 14° entre 150 cidades.
A capital está longe das vencedoras, Amsterdam-Copenhague-Utrecht, longe da suas rivais francesas Bordeaux e Nantes, atrás de Berlin e Munich mas diante de Londres e New York e faz parte das top 20.
E, comentário à parte, Rio de Janeiro se classificou em 12° lugar!
Os especialistas são elogiosos sobre Paris, cidade apresentada como exemplo a ser seguido. Sem tradição no uso da bicicleta como meio de transporte, Paris conseguiu em poucos anos introduzir o programa Vélib e criar quase 700km de ciclovias em 10 anos.
A prefeitura tem ainda muito trabalho pela frente: aumentar a segurança, criar novas vias e convencer os parisienses que a bicicleta é realmente um meio de transporte. Atualmente somente 3% dos habitantes adotam as bikes.
O prefeito anunciou recentemente o início da construção de uma ciclovia na avenida Champs Elysées, da Praça Concorde até o Rond Point. Ela estará pronta no final de junho de 2013. Primeiro passo de um projeto que compreende toda a avenida.
Para os turistas, a prefeitura deveria melhorar o sistema de acesso ao uso do Vélib. Inúmeros leitores relataram débito indevido da caução de 150 euros! Prova que o sistema não é totalmente seguro para aqueles que andam de bicicleta ocasionalmente.
Veja aqui mapa das ciclovias e corredores de ônibus usados pelos ciclistas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Maria Luíza Sá e Madureira
Nada cai tão bem ao apaixonado por Paris quanto desprezar o Brasil. Pode até ser que as condições do Rio de Janeiro não sejam boas para andar de bicicleta, mas a volúpia, o furor com que tantos fazem questão de gritar aqui que não, não pode ser, o Brasil não pode estar à frente de tantos lugares civilizados numa lista… Deprimente.
Cybermod
O Rio é perigoso apenas: de bicicleta, de carro, de ônibus, de metrô e à pé. No mais é tranquilo…
Ana Elisa
Lina, gostaria de saber como fazemos para alugar as biciletas sendo turistas. Talvez já tenha um post sobre o assunto, mas estou começando a expolrar seu blog agora. Obrigada!
Mariana Berutto
Ana Elisa, leia todos os post sobre o Velib aqui,https://www.conexaoparis.com.br/categoria/informacoes-basicas/transporte/bicicletas/