O Paradis Latin, talvez seja o cabaré parisiense menos conhecido pelos turistas brasileiros. Apesar do que o nome sugere, ele não é especializado em espetáculos latinos de salsa, merengue ou samba. Seus shows vêm da tradição francesa do vaudeville e do cancan.
O lugar é cheio de história e sua evolução está intimamente ligada à cidade de Paris. Os alicerces do prédio atual são os mesmos da muralha de proteção erguida por Philippe Auguste no fim do século 12 ao redor da cidade. O primeiro teatro foi ali construído a mando de Napoleão Bonaparte que o inaugurou em 1803 com o nome de Théâtre Latin. Algum tempo depois, com a guerra franco-prussiana, o prédio foi demolido e o quartier esquecido. Somente em 1887, com as preparações para a Exposição Universal de 1889, foi que a região e o teatro foram reconstruídos, dessa vez por ninguém menos que Gustave Eiffel. (Re)Nascia assim em 20 de janeiro de 1889, o Paradis Latin. Sua glória durou até os anos 30 quando foi à falência e o prédio virou depósito. Nos anos 70, ele foi vendido a Jean Kriegel que, ao iniciar os trabalhos de demolição, descobre a cúpula do mezanino. Imediatamente o prédio é tombado e Kriegel se associa a Jean-Marie Rivière para abrir o Paradis Latin que conhecemos hoje.
No dia da minha visita, além dos clientes comuns (entre eles um grupo de cerca de 50 mulheres de Israel) havia também um batalhão de bombeiros do norte da França que estava em Paris para o desfile do 14 de julho. Ao entramos no teatro, os bombeiros ocuparam uma metade do espaço e o restante do público a outra metade. O que aconteceu em seguida foi uma dança do acasalamento musical: os bombeiros cantando seus hinos e canções e as israelenses respondendo com outras músicas. E o show em si ainda nem havia começado…
O espetáculo é apresentado e conduzido pelo divertido e carismático mestre de cerimônias Jean-Louis Pello. Ele introduz os números artísticos e faz comentários em francês e em inglês. Isso deixa o show menos frio e cria uma conexão com a plateia. Apesar de haver bastante semi-nudez e “sensualização” – democraticamente tanto das bailarinas quanto dos bailarinos (as israelenses deliraram, os bombeiros se contiveram) – o espetáculo tem um tom leve e familiar. Todo o corpo de baile tem físico absolutamente perfeito e invejável. Além dos vários números de dança temáticos com figurinos e cenários elaborados, há ainda números de acrobacia hipnotizantes, uma cantora fofa e o famoso número do cancan francês. Robertinho, um brasileiro de muita personalidade, faz a ponte entre público, artistas e apresentador.
Para mais informações, ver preços e reservar seu lugar, clique aqui e acesse o site Minha Viagem Paris.
Paradis Latin, 28 rue du Cardinal Lemoine, 75005 Paris; metrô linha 10 estação Cardinal Lemoine
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
elizabeth
Boa noite! Tenho 2 filhos. Um de 4 e outra de 10. Posso ir com eles? Ou o de 4 não pode ir? Grata!
Rodrigo Lavalle
Elizabeth, o Paradis Latin aceita crianças. De 4 a 12 anos elas pagam tarifa especial, o ingresso para somente assistir ao espetáculo custa 40€.
Aline
Qual traje é indicado pra ir assistir ao show?
Rodrigo Lavalle
Aline, vá vestida como você iria para jantar em um bom restaurante na sua cidade. Não há necessidade de roupas de gala ou de festa mas é bom evitar jeans, camiseta e tênis.
Abraços.
Marcella
Tem desconto ainda? Como faço para obter?
Amanda
Voces vao extender este desconto para 2015?
No voucher a validade é até agora em 2014!
Mariana Berutto
Amanda, ainda não sabemos se o Paradis Latin vai manter a promoção, mas achamos que sim 😉
Eliane
Crianças a partir de que idade podem ir ao show?
Rodrigo Lavalle
Eliane, o Paradis Latin aconselha crianças a partir de 6 anos. Eles têm inclusive um menu especial para crianças a 65,00 euros com bebidas inclusas. O espetáculo possui dançarinas de seios nus e dançarinos com pouca roupa, mas sem vulgaridade. Faz parte da tradição do Cabaré, assim como no carnaval carioca.
Abraços.
silvana
bom dia!
eu mandei email e fiz reserva para dia 05 de outubro, mas tenho dúvida quanto à impressão do voucher. Onde tenho acesso?
obrigada!
Mariana Berutto
Oi Silvana, clique aqui para imprimir o voucher
Jacqueline Lima
Vou em Paris em outubro de 2014 e adoraria assistir com meu filho este show!!
Renan Kuhn
Já fui no Paradis Latin e recomendo. Não é tão hollywoodiana como outros cabarés em Paris, mas passa mais a essência dos cabarés tradionais.
Recomendo!
Luiz de Luca Moreira
Julia, você pode escrever para o Paradis Latin em português ou inglês. O Robertinho é o artista animador de platéia do Paradis Latin, um brasileiro muito carismatico e conhecido em Paris que trabalha ha muitos anos no cabaré. Ele faz a ponte entre os artistas e o publico, além de participar de alguns quadros do espetaculo.
Julia
Ótima dica! Mas fiquei com uma dúvida: em que idioma devo enviar o email (para além de francês)? E quem é Robertinho?
Rodrigo Lavalle
Júlia, o Luiz, que trabalha no Paradis Latin, te respondeu acima.
Abraços.