Desde o dia 19 de julho de 2013, ao embarcar para a Europa, é preciso apresentar passaporte com, no mínimo, três meses de validade a contar da data de saída da Europa.
Ou seja, se você embarca hoje e vai passar um mês viajando, seu passaporte deverá ter pelo menos mais quatro meses de validade.
Até então, o passaporte deveria ser válido enquanto durasse a viagem. A mudança tem pego os brasileiros de surpresa e tem muita gente ficando no aeroporto, impedido de embarcar.
Os 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Todos esses países não exigem visto dos turistas brasileiros. Mas cada país tem sua própria exigência de documentos.
Veja a documentação necessária para entrar na França.
E consulte o site da Air France para saber mais sobre as formalidades de entrada na França.
Leia outras dicas da Air France:
- Como fazer o upgrade para a classe executiva
- O aeroporto Charles de Gaulle e transfers para Paris;
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa;
- Documentos e vistos para entrar na França
- Como ter uma viagem mais confortável
- Saiba como acumular milhas em dobro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
228 Comentários
Anderson Pereira
Essa informação de validade de 3 meses (contados após o dia da saída da Europa), já consta no site do nosso Ministério das Relações Exteriores:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/administracao/avisos/espaco-schengen-novas-regras-europeias.-divulgacao
Jerusa
Olá.. Tenho uma dúvida!
Eu comprei passagem para Paris, com escala em Madri para o dia 5 de Agosto. No entanto, meu visto só foi concedido para o dia 17 de Agosto.
Preciso remarcar minha passagem? Ou posso entrar como turista durante esses dias que meu visto não estará valendo??
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Jerusa, eu não tenho certeza se, por você ter um visto, você pode entrar na França antes da data estipulada nele. Procure o consulado francês da sua cidade.
Abraços.
MAURICIO ALVARENGA
IREI VIAJAR PARA EUROPA COM MINHA MAE QUE TEM 57 ANOS. EU TENHO 21… MINHA MAE NAO SABE NEM SEQUER 1 PALAVRA EM INGLES, MAS EU JA SEI O BASICO, TERA ALGUM PROBELMA? MINHA MAE PODERA SER DEPORTADA? TEMOS PASSAPORTE EM DIA, PASSAGEM DE IDA E VOLTA (CUIABA-PARIS-LONDRES-ROMA-BRASIL) E DINHEIRO SUFICIENTE PARA TODOS OS DIAS QUE VAMOS FICAR. ALEM DE CARTAO DE CREDITO E SEGURO VIAGEM… O QUE NOS FALTA?
Rodrigo Lavalle
Maurício, não se preocupe, ninguém é deportado ou impedido de entrar na França por não falar francês ou inglês. Leia esse artigo sobre os documentos necessários para se entrar na França: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/. Além de tudo isso que você já tem é preciso também a reserva do hotel no qual vocês se hospedarão na França.
Abraços.
Elise
Vamos em um grupo de 8 pessoas de São Paulo para a Europa em um vôo comprado pela KLM (em associação com a Air France) para Zurich com conexão em Paris. Gostaria de saber se vamos passar pela alfândega em Paris ou Zurich, para adequar nossos documentos. A volta será por Paris (CDG).
Rodrigo Lavalle
Elise, a imigração é feita no país de chegada na Europa.
Abraços.
Gislene
A viagem de volta está marcada para o dia 15/03, e meu passaporte vence em 15/06, será que está correto dentro das novas regras?
Obrigada,
Abraços
Mariana Berutto
Gislene, sugiro que vc entre com contato com a companhia aerea para se certificar.
Rodrigo Lavalle
Gislene, bem no limite, né? Eu faria um novo passaporte pra evitar qualquer tipo de má vontade de funcionários de imigração.
Abraços.
Milena F. - Viver Plenamente Paris
Fiquei surpresa ao ler sobre isso recentemente, pois para mim não era nenhuma novidade… Já em 2007, durante as minhas primeiras viagens ao exterior (quando ainda morava no Brasil) todas as agências, revistas e blogs de viagens já falavam sobre isso… Inclusive na época se falava de 6 meses, e não de 3. por isso fiquei confusa.
Omar
Parabéns e OBG. pelo site.
Quantas vezes durante o ano eu posso ingressar na França, ou seja, ir para Paris, voltar para o BR, depois ir novamente para Paris, e assim sucessivamente ?
Rodrigo Lavalle
Omar, não sei te informar. Sugiro que você procure o consulado francês e explique a sua situação.
Abraços.
Mariana Berutto
Omar, com o visto de turista, você não pode passar mais do que 90 dias na França. Você pode ir e vir várias vezes, mas se você passar 3 meses em Paris, voltar para o Brasil e passar uma semana, e depois voltar para a França e ficar mais 3 meses, o pessoal de imigração pode entender que você está burlando a lei para viver em Paris sem o visto exigido. Como disse o Rodrigo, é melhor você procurar o consulado francês para se informar sobre a sua situação.