Quando aqui desembarquei, ainda encontrava lojas maravilhosas dedicadas à venda de papéis especiais fabricados à mão e utilizados na confecção de molduras, abat jours, agendas, cadernos, envelopes. Elas foram se tornando anacrônicas e estão desaparecendo devagar. Hoje os endereços são raros, uns mais sofisticados do que os outros.
Marie Tournelle – pequena loja na ilha Saint Louis onde encontramos papéis, envelopes, cartões postais, lápis, canetas, agendas, calendários e objetos para o escritório. Apesar de objetos tipicamente turísticos, encontramos artigos interessantes. Endereço: 5 rue des Deux Ponts, 75004.
Bookbinders Design – marca sueca especializada em cadernos, diários, papel de carta, envelopes, caixas, canetas, álbuns de retrato, porta-retratos. Todos os objetos são oferecidos nas cores mais diversas. Excelente qualidade dos produtos como a foto do álbum de casamento. Endereço: 130 rue du Bac, 75007.
Tout Noté – FECHOU – loja situada no Quartier Latin vendendo de tudo um pouco. No meio da confusão, papéis, artigos para escritório, álbuns, agendas, cadernos, canetas e uma quantidade infinita de objetos engraçados. Gosto deste porta-lápis para escritórios no formato dos ônibus de turismo.
Calame et Parchemin – também no Quartier Latin, esta loja é propriedade de um ex-joalheiro apaixonado por belos objetos em couro, caligrafias, objetos executados com papéis raros. Vale a pena dar um pulo até lá, sobretudo para ver estas pochettes onde guardamos tudo e transportamos de uma bolsa para a outra. Endereço: 15 rue Claude Bernard 75005 Paris.
Marie Papier – FECHOU – uma das mais antigas de Paris, situada pertinho do Jardin du Luxembourg. Lá você encontra poucas mas belas opções em papéis de carta, envelopes e papéis especiais para convites de casamento e cartões de visita. Endereço: 26 rue Vavin 75006 Paris.
Nós já citamos uma outra papelaria japonesa chamada Delfonic’s (leia aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
44 Comentários
Mauricio Christovão
Papelarias são uma tentação para mim, desde criança. Gosto de material de escritório, papéis, lápis, lapiseiras, canetas…Nos anos 70 todos os desenhos de engenharia eram feitos à mão, no máximo as letrinhas eram feitas com o normógrafo(*), mas barragens, aviões, prédios, eram projetados em grandes folhas de papel vegetal em pranchetas. Com a computação gráfica, tudo isso caiu em desuso e ganhou uma velocidade enorme, mas perdeu metade da graça…
(*) Normógrafo: Aparelho que desenha letras ou símbolos no papel conforme um gabarito pré-determinado. Praticamente extinto nos dias de hoje.
Tania Baiao
Marcos: também enlouqueço em lojas de material de pintura. Além das já citadas também recomendo:
http://www.charvin-arts.com/
http://www.rougier-ple.fr/
Tania Baiao
Sou enlouquecida por papelarias.
Posso passar horas percorrendo cada detalhe.
Gosto de papéis antigos, blocos, envelopes, carimbos…
Marcos
Não tenho muita paciência com papelarias, não!, é muita bugiganga, mas em lojas de material de desenho e pintura, “fico como pinto no lixo”.
Já que a Lourdes Pacheco citou a Dubois, não há como não mencionar a Sennelier. Fundada em 1887, a loja era frequentada pelos impressionistas e por Picasso, entre outros, em busca de pigmentos e outros produtos de qualidade excepcional. Àqueles que gostam de trabalhar com pastel seco, vale lembrar que a loja possui uma das mais amplas gamas cromáticas (mais de 500 tons e cores) do material. Se não encontrar uma cor de pastel seco na Sennelier, não irá encontrá-la em lugar algum do mundo.
Lourdes Pacheco
Esqueci de dizer que elas ficam perto do Jardin de Luxemburgo, no Quartier Latin e da ótima Patisserie Dallayou, para uma parada deliciosa depois das compras.
Lourdes Pacheco
Na Rue Soufflot tem duas ótimas: Papeterie Latine com artigos ótimos para presentes e a Dubois, desde 1861, que tem uma série de artigos para quem desenha e pinta. Recomendo
Adriana Pessoa
Sou apaixonada por papelarias e me perco nelas…
Gosto de envelopes, papeis de carta, bloquinho para anotações… E uma feliz coincidência, esse organizador verde, da penúltima foto, que vc coloca dentro da sua bolsa, foi meu presente de natal, dado por uma amiga muito querida!
Vera Jordão
Conheci a bookbinders e os produtos são realmente lindos! Ah, e a atendente muito educada e simpática.
Elaine Braga
Gosto também de uma outra papelaria que tem itens variadíssimos e inclusive muitos artigos de couro. Ela fica na região do Louvre. Papeterie Duval – 6 Rue du 4 Septembre (Metro Quatre-Septembre)