Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono que o Conexão Paris, juntamente com outros blogs de brasileiros que moram na Europa, estará publicando.
Pronto, as folhas ficaram amareladas e começaram a cair. O frio aos poucos vem chegando. E as boas comidas do outono também.
Outono é a estação dos cogumelos. Algumas espécies, como o champignon de Paris e as pleurotes podem ser colhidos durante todo o ano, mas a maioria das espécies brotam entre julho e dezembro. A caça ao champignon é um programa tradicional das famílias francesas durante o outono. Munidas de uma cesta e faquinhas, os franceses vão aos bosques próximos às cidades onde moram para colher os cogumelos e, depois, preparar uma bela omelete.
Na floresta de Fontainebleau, por exemplo, próxima de Paris, há 200 espécies comestíveis – sendo que 40 são realmente usadas na cozinha. Das espécies mais conhecidas, as cèpes e as girolles são deliciosas. Para não correr o risco de confundir uma iguaria com cogumelo venenoso, grupos de especialistas examinam a colheita dos aventureiros no próprio local.
E também é época das trufas, consideradas as pérolas dos cogumelos. Difícil de ser cultivada, as trufas crescem apenas perto dos carvalhos – e nem todos os carvalhos “dão” trufas. Na França, as trufas negras crescem na região do Périgord, na Dordonha.
Os bons restaurantes em Paris adaptam seus cardápios a partir dos produtos da estação. Portanto, é época de pratos preparados com cogumelos e trufas. Aproveite para descobrir novas espécies e se deliciar com o perfume das trufas. Se você estiver em um apartamento alugado, vale a pena ir às feiras para comprar cogumelos frescos e prepará-los em casa, saboreando um bom vinho. Uma experiência verdadeiramente francesa.
E, uma dica preciosa é conhecer a Maison de la Truffe, que fica na Madeleine e faz parte do roteiro gastronômico elaborado pela chef Karen Goldman para os leitores do Conexão Paris.
Não deixe de ver os demais posts que fazem parte da blogagem do Outono Europeu:
- Um prato perfeito para o outono europeu: cocido madrileño, no Turomaquia
- Um prato para o outono em Barcelona: bolets, no Passaporte BCN
- Chutney, geleias, danson gin e runner beans, no Londres para principiantes
- Kürbiscremesuppe, Wildgulasch e outros pratos deliciosos com nomes difíceis no Alemanha! Por que não?
- Mais funghis e Pizzoccheri no Milão nas mãos
Leia também os outros posts da série:
- Espetáculos, concertos e musicais no outono parisiense
- Parques e florestas para você ver o verdadeiro outono em Paris
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Regina Vasconcelos
Lá vamos nós em breve para mais uma viagem no outono francês sem dúvida nenhuma nossa estação preferida para viajar, seguida da primavera que esse ano estava bem chuvosa e fria. Uma delícia ver o que nos espera nos restaurantes que sabiamente usam os produtos sasonais!
Leila
Oi Lina, olha que legal o que aconteceu, estava fazendo o terceiro dia do roteiro, passeando pelo Marais com o meu marido e com o roteiro na mão olhando o nome das ruas quando olhei para frente e vi outro casal vindo na minha direção também com o roteiro do CP na mão, falei logo pra eles estou no terçeiro dia e eles me responderam que já tinham feito todos e iriam embora no dia seguinte, sinal que o roteiro está sendo uma super ajuda, fizemos os quatro primeiros e foi demais, obrigada.
Lina
Leila
Que legal! Adorei!
Um dias destes eu também vou encontrar pessoas com o guia na mão.
Beatriz Moreno
Essa dica do Maison de la Truffe,
acaba de ser anotada com mtoo carinho, vou conhecer na minha próxima ida.
Beatriz
PS : Lucas, dificil nao e comprar na LV e Chanel em dinheiro,mas sim passar na alfândega doBrasil.
Carmen Agnes
Além do Maison de la Truffe, há o Terres de Truffes, na mesma região, quase do lado do hotel Vignon, onde nos hospedamos em 2012.
JulianaL
PS: Rodrigo Lavalle: ter lhe conhecido foi outro grande presente, dentre outros, que o CP ja me deu. Vc é além de educado, atencioso e solicito, encantador! Adoramos vc!
Juliana e Pedro
Rodrigo Lavalle
Juliana, muito obrigado pelos elogios!
Abraços.
JulianaL
Estava em Paris na semana passada e fui ao Maison de lá Truffe Madeleine e é exatamente como descrito acima: uma dica PRECIOSA (e deliciosa é claro)!
Lucas
Oi Lina, estou com uma super dúvida. Li que as lojas da França não aceitam pagamentos de acima de 3 mil euros em dinheiro. Isso procede? Vou a Paris em Novembro e já recebi encomenda de 4 bolsas LV e duas Chanel. Sendo que o limite do meu cartão de crédito extourar com as despesas da viagem. Então se eu chegar na LV com 8 mil euros em notas de 500 eles não vão aceitar? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Lucas, esse limite de 3.000€ para pagamentos em espécie é para quem tem o domicílio fiscal na França. Para quem não tem o domicílio fiscal na França esse limite é de 15.000€. Se isso não for suficiente, você pode dividir a compra em mais de uma loja da LV.
Abraços.
Marcia Lube
Essa blogagem do outono promete.
Adoro champignons. E num dos outonos em que estive em Paris, descobrí as girolles.
E trouxe algumas trufas do Périgord.
E a Maison de la Truffe na Place de la Madeleine é imperdível!