Por Sueli OVB
Goumard, um dos melhores lugares de Paris para se comer frutos do mar. Ele está localizado a dois passos da Place Vendôme, do Jardin de Tuileries e da Place de la Madeleine.
Como o inverno convida às ostras e é a melhor estação para degustá-las, aproveito para divulgar esse restaurante comandado por Philippe Dubois, onde a comida é refinada e inventiva.
Ali comi o melhor crème-brulé da minha vida, tanto que voltei.
Decoração art nouveau assinada por Louis Marjorelle um dos fundadores e expoentes da escola de Nancy. Uma visita aos banheiros, tombados pelo patrimônio cultural, é obrigatória.
Um menu com prato+entrada+sobremesa por 39 euros. O restaurante possui um bar de degustação de ostras onde os preços são mais baratos. Você pode pedir 6 fines de claires nº 3 por 13,40 euros.
O restaurante é um dos raros lugares em Paris que dispõe de salão para fumantes, onde se pode tomar digestivo e fumar charuto.
Goumard: 9 rue Duphot, 75001.
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Goumard.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Beth
Jorge
Eu gosto muito das ostras servidas em Paris.
Também já experimentei as da Bretagne assim como as famosas ostras de Ostende. Desde que sejam bem escolhidas e fresquíssimas, não vejo muita diferença. Eu gosto de comer ostras no inverno, acho mais saborosas…
jorge fortunato
Gosto muito de ostras, mas dessa vez não comi. na verdade, nunca comi ostras em Paris. Prefiro degustá-las na Bretagne… influência dos meus amigos, pode ser.
Nesta viagem conheci uma francesa (mas que mora na Itália há 37 anos). que disse que o melhor lugar para comer peixes e frutos do mar na França é…. Paris. Alguém concorda?
Cláudia Oiticica
Nilda,
esse seu programa é dez. É na Barra mesmo que sempre como ostras.
Quanto ao azeite e limão, eu acho bem melhor do que o molho que eles normalmente servem na França e não me acanho em pedir o huile d’olive.
Beth,
você está certa e já tinha lido sobre isso. Mas essa francesa me acrescentou esse ponto que também tem algum sentido. Ostra é super perecível,rs. Que o diga FHC.
Beth
Maria das Graças
O inverno no litoral catarinense corresponde ao verão de Paris em matéria de temperatura, risos.
Maria das Graças
Beth, tem mesmo. Mas eu ainda não fui a Sta Catarina conferir. É uma viagem que programo há anos e ainda não fiz. Mas o clima é o grande culpado. O marido não gosta de frio e não gosto de calor. Além do mais no verão chove demais. E assim vai deixando. Mas eu irei.
Beth
Maria das Graças
Em Sta. Catarina também tem vieiras de boa qualidade.
Beth
Claudia
A origem da proibição de comer ostras nos meses de maio, junho, julho e agosto vem de um decreto de Napoleão lll do dia 4 julho de 1853.
A preocupação não era com o transporte e calor, mas sim para proteger as ostras. Algo equivalente ao defeso da lagosta no nordeste do Brasil.
Na época não existiam as fazendas marítimas…
Maria das Graças
Madá, eu também gosto de vieiras e já tinha encontrado um fornecedor que as cultiva na Baia de Angra e me entregava vivas aqui em casa. Acabou-se o que era doce. Com as chuvas de janeiro de 2010 a produção foi dizimada. Ele recomeçou mas agora temos que esperar.
Maria das Graças
Eu já tinha visto no programa Thalassa uma reportagem sobre um virus que está dizimando as pequenas ostras e afetando a produção na região sudoeste da França (Arcachon). Na semana do Natal vi uma reportagem no jornal da TV5 sobre o mesmo assunto e já mostrando o aumento dos preços devido à grande procura na época das festas natalinas e a redução na produção causada pelo tal virus. Então, quem gostar tem que aproveitar enquanto tem e ainda dá para pagar.
Maria das Graças
Madá, obrigada pela dica do fornecedor de ostras direto de Santa Catarina. No final de novembro dei sorte de comprar ostras frescas no Mercado de Peixes da Barra da Tijuca. Tinham acabado de chegar de Santa Catarina e eu trouxe até no isopor. Mas nem sempre se consegue comprar no dia que chega e as do dia anterior já perderam o frescor e ai não dá. Tive dificuldade para abri-lhas e acho que foi voce me orientou como fazer.
Lina, Beth e Madá, eu também não coloco limão e nem o vinagrete. A água salgada das conchas é o tempero que basta.