Por Sueli OVB
Goumard, um dos melhores lugares de Paris para se comer frutos do mar. Ele está localizado a dois passos da Place Vendôme, do Jardin de Tuileries e da Place de la Madeleine.
Como o inverno convida às ostras e é a melhor estação para degustá-las, aproveito para divulgar esse restaurante comandado por Philippe Dubois, onde a comida é refinada e inventiva.
Ali comi o melhor crème-brulé da minha vida, tanto que voltei.
Decoração art nouveau assinada por Louis Marjorelle um dos fundadores e expoentes da escola de Nancy. Uma visita aos banheiros, tombados pelo patrimônio cultural, é obrigatória.
Um menu com prato+entrada+sobremesa por 39 euros. O restaurante possui um bar de degustação de ostras onde os preços são mais baratos. Você pode pedir 6 fines de claires nº 3 por 13,40 euros.
O restaurante é um dos raros lugares em Paris que dispõe de salão para fumantes, onde se pode tomar digestivo e fumar charuto.
Goumard: 9 rue Duphot, 75001.
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Goumard.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Nilda
Obrigada a todas pela aula sobre ostras….me deixou com água na boca. Acho que o principal não é o tamanho e sim que elas estejam maduras, claras, transparentes…..huummm, eu coloco limão, azeite e um pouquinho de sal, acho que alguns não vão concordar com essa mistura, mas estou acostumada aqui no Nordeste a comer assim. Na praia da Barra de São Miguel (Maceió-AL), já comi mto com amigos na beira da praia, melhor sentada na cadeira dentro da água e o canoeiro ficava abrindo e comiamos com uma cervejinha bem gelada….rsrs
abs
Cláudia Oiticica
Sueli,
mais uma ótima contribuição. Entrei no site do restaurante e achei tudo muito bonito.
Quanto às ostras, ou se ama ou odeia,rs. O que noto é que muita gente nem quer provar, mas quem se aventura, normalmente vira fã. A variedade de tipos de ostras na França é impressionante e sempre vem naqueles pratos em cima de um suporte, com gelo em baixo, tudo muito bem apresentado, com o molho de vinagre que a Lina falou, com pão e manteiga.
Conversando com uma francesa da bretanha, ela me falou que essa estória de não se comer ostras nos meses que não tem R (os meses do verão europeu), era porque antigamente o transporte delas era bastante precário e por conta do calor, muitas se estragavam e uma ostra estragada causa misérias,rs.
No nordeste tem bastante ostra, sempre servidas de uma maneira despretenciosa, nas praias, normalmente pequenas, abertas na hora, como a Madá falou.Mas são ótimas!!
Em Cancale, comi à maneira nordestina, numas barraquinhas bem rústicas, em frente à praia, fresquíssimas.
Beth
Madá
A história de não comer ostras em mês sem “R” teve sua origem com Napoleão III lá pelos idos de 1850. E a idéia era essa mesma que vc colocou. Uma espécie de “defeso” das ostras, risos.
Bjs.
Beth
Hugo F
Eu não gosto muito do Leon de Bruxelles, acho a que a cozinha deles é meio massificada. Prefiro locais menores e com cozinha mais artesanal.
Vc precisa conhecer o Rech, na Avenue des Ternes. Lá sim vc vai conhecer um dos melhores bistrots de frutos do mar de Paris…
Frequento o local desde mocinha, meu pai gostava especialmente. Hoje está incorporado no “L’espirit Bistrot”, iniciativa do Alain Ducasse para preservar a memória dos bons e velhos bistrots de Paris. Fica no limite do 17ème com o 8ème, relativamente perto do Parc de Monceau.
Abs.
Beth
Madá
Eu também fiquei entusiasmada com o seu ardor ao falar em ostras!
Tanto das cariocas como das “importadas” de Sta Catarina, risos.
Mas ostra parisiense é coisa séria!
As fine de claire nos. 0 – (150g para cima) e as no. 1 (100- 150g) e 2 (85- 110g são mais para serem cozidas . Para comer cruas são as no. 3 (65-85g) e 4 (45-65g). E as no. 5 (30-45g) mais como aperitivo.
Eu não coloco nem limão!
E que a Lina também me corrija. risos.
Bjs.
conexaoparis
Beth e Madá
Gosto das de número 3. Não coloco limão e não gosto de um molho com vinagre e cebola que às vezes acompanha.
Degusto a ostra purinha.
Como os ouriços, puro.
HUGO F DE CARVALHO
Olá MADÁ,
Que aula sobre ostras.
Aproveito a dica da SUELI OVB para lembrar o velho e bom Léon de Bruxelles, com mais de um endereço em Paris. Adorei as ostras e os frutos do mar em geral. Preços civilizados.
Madá
Sueli, otima recomendacao. Eu amo ostras!
Nilda, as ostras, quanto mais finas melhores. Nos meses sem R, como a Beth falou, elas ainda nao estao maduras e sao leitosas, tem uma cor creme e nao transparente, tipo gelatina. Dai o gosto nao é o mesmo e o sabor fica até meio enjoado. Logo, quanto mais clara, mais transparente e mais fina, mais preciosa é a ostra (fine de claires). Lina, pf me corrij se eu estiver errada. Alem disso, o preco varia de acordo com o tamanho, quanto maior mais caro. Eu nao me importo muito com o tamanho, mas nao gosto de ostra leitosa. Acho o no. 3 deliciosa, mas ja curti uma no. 4 em Rennes, hummm.
Com o cultivo em cativeiro, o mes deixa de ter importancia, mas as ostras anunciadas de Cancalle e outras regioes da Normandia/Bretanha são consideradas selvagens e seguem o calendario que a Beth falou. Tem um bar de vinhos que a Lina ja divulgou aqui, O Le Baron Rouge (prox ao Marche d’Alligre) que so vende ostras de outubro a marco e aos domingos. Eles abrem as ostras na sua frente, uma delicia !!! Vc pode escolher a procedencia e o numero.
Ja comi ostras no mes de maio em Porto de Galinhas, tambem abertas na hora, bem pequenas, mas deliciosas e na consistencia que eu gosto. Já fui a Florianópolis e so me trouxeram ostras leitosas, embora frescas. Uma decepção. Acho que dei azar, porem eles parecem desconhecer o conceito de fininhas e transparentes. Não aceitam devolução. Idem para Nova Orleans e Sao Francisco.
Maria das Gracas, eu sou de uma familia que come ostras no Rio de Janeiro desde o início do século 20. Sou do tempo que dava para comer ostras em Buzios, dentro d’agua, no meio do mar, com faca e limao em punho. Porém eu como até sem limão. Meu pai era do tempo em que se comia muita ostra em Rio das Ostras. De fato, isso nao existe mais no RJ. Porem, achei uma fornecedora de Floripa, que entrega no Rio, que gostei muito. Estavam bem maduras e fresquinhas. Vêm de Sedex numa embalagem de ispor refrigerada que garante a temperatura. Chama-se Maria Vai com as Ostras. Eu recomendo.
Desculpem a empolgação, mas falou em ostras eu fico aguando…
Beth
Maria das Graças
Para quem gosta de ostras Paris é um verdadeiro Paraíso. Na Place de Ternes (e imediações) também tem ótimos lugares para degustar ostras e outros frutos do mar.
Em Sta. Catarina as ostras também são ótimas! Estivemos lá recentemente e aproveitei para me deliciar…
Feliz 2011 para vc!
Maria das Graças
SueliOVB, esse prato de ostras me deu água na boca. Sinto muito em não dispor de ostras de qualidade aqui no Rio. Então, estando em Paris temos que aproveitar. Anotei a dica do restaurante na minha lista. Merci.
Beth
Nilda
De nada!
Com a ajuda de Lina tenho certeza de que sua viagem vai ser ótima!
E aproveite bem as ostras e outras delícias do mar…
Abs.