Em setembro, participei de um jantar em Paris oferecido pela Air France a alguns jornalistas. Na mesa, ao meu lado, estava o diretor geral da Air France responsável pelo Brasil e pelo Cone Sul.
Hugues Heddebault é parisiense e, como bom francês, é um apaixonado por vinhos. Durante o jantar, Hugues me contou como nasceu essa paixão e como, ao longo da vida, ele a alimentou. Uma história genuinamente francesa, que revela a relação ancestral dos franceses com os vinhos.
No fim da noite, o convidei para escrever um post para o Conexão Paris. Afinal, só um francês poderia contar para nós, brasileiros, como é essa relação tão íntima e natural com os vinhos. De pai pra filho, com amor.
Por Hugues Heddebault
Hoje, dia 7 de outubro, festejamos o aniversário de 80 da Air France. E é um imenso prazer estar aqui no Conexão Paris para deixar o meu depoimento sobre os vinhos franceses.
Acabei de me mudar para São Paulo, onde assumi minha nova função como diretor-geral da Air France KLM no Brasil em meados de agosto. Antes disso, eu ocupava o posto de diretor-geral da região da Provence, em Marseille. Eu vivia perto de Bandol, às margens do mar Mediterrâneo.
A Provence é adorada pelos turistas, com toda razão, pois além da Côte d’Azur e de Marseille (que este ano é a capital europeia da cultura), é também uma região muito conhecida pela sua gastronomia e pelos seus vinhos. Minha casa era rodeada por lavandas, vinhedos e oliveiras.
Quando o assunto são os vinhos, Bandol oferece aos apreciadores o vinho rosé mais famoso da França. Com sua cor alaranjada, os rosés de Bandol têm um leve e delicioso toque de toranja. Mas, para os verdadeiros apreciadores, são os tintos de Bandol que fazem a fama dessa região.
Como sempre faço nas minhas viagens, eu fiz todas as rotas dos vinhos da Provence e de Bandol. Descobrir os vinhos a partir das histórias contadas pelos produtores dá um outro sabor aos prazeres do paladar.
Desde a minha infância, meus avós e meu pai me faziam provar nas refeições um pouco de vinho tinto ou branco. Nessa época, eu ainda ignorava que essa iniciação se transformaria mais tarde em uma grande paixão.
Trabalho na Air France há 25 anos, o que me permitiu viajar pelo mundo percorrendo as rotas de vinho. Comecei pela Australia, perto da região de Adelaide. Depois, África do Sul, nas rotas próximas à cidade do Cabo e em seguida, California, nos arredores de São Francisco. E terminei minhas descobertas na França: Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Arbois, Provence, Loire, Champagne e, por último, Bandol.
Ao longo desses anos, apurei meu paladar, mas não a ponto de me tornar um especialista. Sou um apreciador esclarecido. E foi com meu pai que fiz minha mais linda viagem – constituímos juntos uma coleção com mais de duas mil garrafas, conservadas em uma cave em sua própria casa. Sempre que um de nós dois descobria um novo vinho, comprávamos sempre em dobro, para os dois.
Aproveito para testemunhar a qualidade dos vinhos servidos na classe executiva da Air France, que muitas vezes me surpreendeu com novas descobertas, escolhidas a dedo pelo sommelier Olivier Poussier, eleito o melhor do mundo no ano 2000.
Pretendo agora começar minhas descobertas na América do Sul, nas rotas da Argentina, do Chile e do sul do Brasil.
Gostaria de finalizar este artigo prestando uma homenagem ao meu pai, que me iniciou nessa paixão pelos vinhos. Ele hoje encontra-se com a saúde muito frágil, motivo de preocupação a cada minuto.
Saúde!
As dicas de Hugues:
Entre os vinhos de Bandol, recomendo o Domaine de la Suffrène. Para mim, trata-se do melhor rosé e um dos melhores tintos da Franca. Especialmente o vinho Les Lauves.
Em Paris, você encontra estes vinhos nas seguintes caves:
Cave Au Bon Plaisir: 104 rue Pyrenées | 75002 | www.caves-aubonplaisir.fr
Les Caves du Polidor: 41 rue Monsieur le Prince | 75006 | www.lescavesdupolidor.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
jorge fortunato
Um belo e inspirado texto. Uma herança de pai para filho. Sempre voo Air France, e mesmo na Econômica sempre servem bons vinhos. Noto esse cuidado.
alvaro coutinho
Nossa, como este post me lembrou da minha curta estadia a trabalho na regiao … estava em Sophia-Antipolis, perto de Nice, e me deliciei com os vinhos da regiao. Era verao e o Bandol rose foi meu companheiro num jantar memoravel em Mougins … Fiquei com vontade de voltar de ferias!
Marcia Lube
Hugues
Identifiquei-me muito com o seu texto pois também sou apreciadora dos vinhos : sempre temos muito a aprender.
Tenho a certeza de que você vai gostar de descobrir os vinhedos da Argentina e do Chile onde estivemos recentemente com amigos.
Você não gostaria de nos contar mais sobre a sua experiência no mundo dos vinhos ?
César
Texto gostoso de ler…
Que seu pai ainda lhe dê mais alegrias que preocupações!
Adriana Pessoa
Acho que está na hora da Air France pensar em um voo direto Belo Horizonte-Paris. Para nós, mineiros, voar Air France, só via Rio ou SP. Longa espera nos aeroportos. Isso sem contar que geograficamente, saindo do Rio ou SP, sobrevoamos de novo Minas, em direção a Europa. Sensação danada de tempo perdido.
Air France, venha para Belo Horizonte!
Eymard
Uma grande empresa tem que ter, para manter-se uma grande empresa, pessoas inspirada por pessoas. Sr. Hughes mostrou-se assim neste post. Ganha minha admiração. Gostei tambem da definição “apreciador esclarecido”! Para nós, brasileiros, um rosé da provence, com as tardes quentes, é néctar dos Deuses. Parabéns para a Airfrance por contar com um profissional com esta sensibilidade. Acho que ganhamos nós, usuários. Parabéns, Lina. Seu talendo para descobrir pessoas que encantam é peculiar.
Lina
Eymard
Obrigada. Mas tenho que fazer uma retificação.
Quem jantou com o Sr. Hughes e o convidou para escrever este texto foi Mariana. O mérito é todo dela.
Regina Vasconcelos
Parabéns Air France pelos 80 anos, excelente texto do Hugues, e CP bombando mais uma vez!
Marcello Brito
Excelente post, pela historia que contem em si e pelo fato de atestar o nivel de profissionalismo e paixão que é a marca do Conexão Paris.
Orgulhoso de ser um leitor diário do blog.
Marcia Lube
Nós que curtimos voar Air France, festejamos juntos seus 80 anos.
Que depoimento interessante e humano do Hugues : anotei suas dicas.
Nick
Parabéns pelos 80 anos da Air France, e parabéns pelo texto simples e inspirado do Hugues.