Conheça os vinhos do Vale do Loire, região conhecida e visitada pelos seus castelos mas que possui também uma importante produção vinícola.
Os vinhos franceses estão classificados entre os melhores do mundo e representam uma atividade industrial importante para a França. Ela gera 558.000 empregos, ocupa 76.000 hectares e sua parte na total mundial é de 17%. A produção francesa é grande e diversificada – França e Itália disputam todos os anos o lugar de primeiro produtor – mas são os vinhos de Bordeaux e da Bourgogne os mais famosos e os mais conhecidos.
De todas as áreas vinícolas do mundo, Bordeaux possui uma importante característica: esta região produz com regularidade vinhos com o melhor nível de qualidade. Por isso ela é a grande vitrine do vinho francês. Ela se situa na fachada atlântica e se organiza em torno de três rios: a Garonne, a Dordogne e o estuário comum, a Gironde. Esta região representa o maior vinhedo francês e está dividida em cinco sub-regiões: Médoc, Graves, Entre-deux-Mers, Rive Droite e Sauternais. Ao todo, são 119.000 ha de vinhedos e 60 appellations. Os vinhos resultam da mistura de duas a cinco cépages com qualidades complementares. A região produz 90% de vinhos tintos, com predominância do merlot, cabernet franc e cabernet-sauvignon. As appelations do bordelais são famosas como saint-estèphe, pauillac, saint-julien, listrac-médoc, moulis-en-medoc, margaux, saint-émilion grand cru, pomerol.
A Borgonha vitícola está situada no centro-este da França e representa 27.200 hectares de produção. A Bourgogne produz bem menos do que Bordeaux, mas o seu vinhedo é tão ou talvez mais reputado que o bordelais. Em cada duas garrafas de vinho da Bourgogne, uma é exportada. Esta região produz os vinhos mais cobiçados e caros do mundo e atrai a clientela internacional.
A Borgonha é dividida em 5 sub-regiões: Chablis e Yonne, Côte-de-Nuits, Côte-de-Beaune, Côte Chalonnaise e Mâconnais. Cada uma com sua característica.
No sul de Dijon, se encontra a sub-região mais famosa da Borgonha, a Côte de Nuits rica em premiers crus e grands crus. Para os apreciadores de excelentes vinhos, passar por Gevrey-Chambertin, Morey-Saint-Denis, Chambolle-Musigny, Vougeot, Flagey-Echézeaux e Vosne-Romanée tem significado de peregrinação. É aqui que se encontra o mítico romanée-conti.
Poucas pessoas sabem que a França possui 17 regiões vinículas. Graças à riqueza do solo e à diversidade climática, os vinhedos se espalham por quase todo o território francês. Alsace, Beaujolais et Lyonnais, Bordeaux, Bourgogne, Champagne, Corse, Jura, Languedoc, Lorraine, Poitou-Charentes, Provence, Roussillon, Savoie et Bugey, Sud-Oeste, Vallée de la Loire e Vallée du Rhône. Todas estas regiões produzem excelentes vinhos e são reconhecidas pelas suas características próprias.
A Alsace, por exemplo, possui um vinhedo que ocupa 170 km de comprimento, situado aos pés dos Vosges. A maioria dos vinhos alsacianos são brancos secos (80%), aromáticos, frutados e florais. O clima temperado e fresco cria condições ideais para a maturidade das uvas brancas. E esta é a maior qualidade dos vinhos da Alsácia. A identificação dos vinhos pela cépage – riesling, gewurztraminer, sylvaner – é também uma das especificidades da região. A Alsácia possui 51 grands crus como Kaefferkopf e Altenberg e é a maior produtora de crémants da França.
Os vinhos do Vale do Loire
Hoje nós publicamos um vídeo sobre os vinhos do Vale do Loire. Esta região, conhecida e visitada pelos seus castelos, possui também uma importante produção de vinhos. Na sua próxima viagem, associe a maravilhosa descoberta dos castelos do Loire com o prazer da degustação de bons vinhos.
A região vitícola do vale do Loire é grande e há sempre um vinhedo perto dos castelos da época Renascentista. Ela é dividida em sub-regiões: Anjou-Saumur, Nantes, Touraine, Loire, Centre. Juntas, elas formam um grande território com terras e climas variados onde vários tipos de vinhos são declinados: os brancos secs, demi-secs, licorosos representam 45% da produção; os rosés 22%, os tintos 21% e os espumantes 12%.
Marina Giuberti, que apresenta os vinhos do vale do Loire no vídeo, é brasileira, sommelière em Paris e responsável pelos cursos de vinho do Conexão Paris. Clique aqui para conhecer os cursos da Marina.
Assine o canal You Tube do Conexão Paris e veja todos os nossos vídeos (clique aqui).
Conexão Paris Viagens
No site Conexão Paris Viagens você encontra passeios de bike pelo Vale do Loire nas versões de 3 dias e 5 dias (para quem deseja conhecer a fundo a região). Clique aqui para saber mais informações sobre os passeios e fazer sua reserva ou envie um email para [email protected].
Observação: esses passeios não são focados nas vinícolas.
Como ir de Paris até Tours, a maior cidade na região
- Trem: a viagem tem cerca de 1h20 de duração, mas pode variar de acordo com a data e hora da compra do seu bilhete. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: belo passeio pela região do Vale do Loire, com cerca de 3h de viagem. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata e a viagem tem cerca de 3h15. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Cecilia
É possível conhecer através de um bate volta algum desses lugares citados? Vi que pra Bordeaux são 3:15h… e os valores das degustações são altos.
Rodrigo Lavalle
Cecília, é possível sim. A região do Vale do Loire fica mais próxima à Paris, cerca de 2h15m.
Abraços.
Madá
Li o texto do Dodô dedicado à Marina e vim correndo aqui ver o vídeo. Parabéns Marina! Lina, super parceria!
Carol Magalhães
Excelente vídeo Marina Giuberti, é como estivesse lá, e como fiz o curso de vinhos posso entender melhor. Que venham vídeos de outros lugares! Parabéns CP
Maurício Christovão
Marina Giuberti foi uma grande aquisição para a equipe do CP. Sempre aprendo com seus posts, super didáticos e nada pretensiosos. Visitaremos sua cave, a Divvino, da nossa próxima vez em Paris. É só o euro dar uma folga…
marcialube
Vou ler e reler o texto.
O video, quero ver diversas vezes.
É um privilégio alrende com Marina.
silvana bianchi
Marina é uma profissional dedicada, competente com uma trajetória em ascenção. Parabéns Marina pelo seu desempenho!
Procurem conhecer seu trabalho e aprenderão muito sobre enologia!
Sucesso!!!!
Denya Pandolfi
Adorei Marina!!! Parabens pelo vídeo e pelas informações , excelente trabalho.
Bjs da Itália,
Denya
Rodrigo Malizia
Sensacional reportagem e vídeo!!! Incrível mesmo!!! Parabéns à Marina e ao conexão Paris!! Aguardo os próximos!!! Hahahaah
Ricardo Almeida
Reportagem sensacional, muito informativa e divertida! Parabéns a Marina Giuberti por mais este excelente trabalho! Gostaria de vê-la também nos mostrando outras regiões vinícolas da França. E aos que vão a Paris, recomendo visitá-la no Divvino para uma seleção especial de vinhos, degustações e cursos. Santé!
Cicero Rodrigues
Fantástico!!! Para quem tem pouco tempo de estadia na França e não terá a oportunidade de visitar o Vale do Loire, onde comprar em Paris, vinhos bons e de bom preço que difilcimente encontrariamos no brasil? E trazer para o Brasil,uma ou duas Garrafas, tem alguma dificuldade quanto aos aeroportos, fiscalizações? Parabéns pela publicação, sensacional, foi como se eu estivesse no Vale do Loire! 🙂
Rodrigo Lavalle
Cícero, vá até a Divvino, cave da Maria Giuberti, sommelière brasileira que aparece no vídeo acima e é responsável pelos cursos de vinhos oferecidos pelo Conexão Paris: https://www.conexaoparis.com.br/servicos/cursos-de-vinhos-em-paris-com-sommeliere-brasileira/.
É permitido entrar no Brasil com 12 litros de bebidas alcoólicas. Elas tem que ser despachadas, não podem ser levadas dna cabine com você. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/12/para-evitar-aborrecimentos-informacoes-sobre-bagagens-produtos-proibidos-e-limites-da-alfandega.
Abraços.