Por Ana Carolina Dani, sommelière das Caves Legrand
Todo mês, a caves Legrand em parceria com o Conexão Paris, apresenta uma seleção de vinhos com preços especiais. Esse mês, selecionamos os vinhos do Domaine Jean Boillot, situado na região da Côte de Beaune, na Bourgogne. A seleção inclui principalmente os brancos de Puligny Montrachet, uma das maiores regiões para brancos da França e do mundo. São excelentes vinhos, com ótimo custo benefício. Para os viajantes apressados, podemos entregar os vinhos diretamente no hotel.
Nossa seleção de vinhos do Domaine Jean Boillot:
Preços em euros sem a détaxe
Brancos:
Grands Crus:
Corton Charlemagne, 2012 – de 208,00 por 145,20
Corton Charlemagne, 2013 – de 208,00, por 145,20
Bâtard Montrachet, 2011 – de 350,00 por 316,80
Bâtard Montrachet, 2012 – de 650,00 por 435,60
Bâtard Montrachet, 2013 – de 650,00 por 409,20
1ers Crus:
Puligny Montrachet 1er Cru, Les Pucelles, 2012 – de 140,00 por 105,60
Puligny Montrachet 1er Cru, Les Pucelles 2012 – de 140,00 por 105,60
Puligny Montrachet 1er Cru, Les Perrières, 2011 – de 105,00 por 79,20
Puligny Montrachet 1er Cru, Les Perrières, 2012 – de 130,00 por 79,20
Puligny Montrachet 1er Cru, Les Perrières, 2013 – de 130,00 por 79,20
Puligny Montrachet 1er Cru, Clos de la Mouchère, 2007 – de 205,00 por 168,00
Puligny Montrachet 1er Cru, Clos de la Mouchère 2008 – de 181,00 por 156,00
Puligny Montrachet 1er Cru, Clos de la Mouchère, 2011 – de 105,00 por 80,40
Puligny Montrachet 1er Cru, Clos de la Mouchère, 2012 – de 130,00 por 85,20
Tintos:
1ers Crus:
Volnay 1er Cru, Les Chevrets, 2012 – de 115,00 por 72,60
Volnay 1er Cru, Les Caillerets, 2011 – de 90,00 por 68,64
Domaine Henri et Jean Boillot
Essa discreta, mas reputada vinícola, situada na parte sul da Bourgogne produz, desde 1885, um leque de crus prestigiosos, originários de alguns dos maiores terroirs da Côte de Beaune. A “especialidade” do domaine são os brancos de Puligny Montrachet, uma das mais célébres regiões para brancos de toda a França. Os vinhos de Boillot são vigorosos, magistralmente equilibrados, untuosos e delicados ao mesmo tempo. Os brancos, feitos com a uva Chardonnay, são puros e cristalinos e ganharam em precisão nos útlimos anos, marca do filho de Jean, Henri Boillot, que assina os vinhos da vinícola desde 2005.
Terroir
Na Bourgogne, os maiores e mais prestigiosos brancos são produzidos em Meursault e, principalmente, nos municípios de Puligny Montrachet et Chassagne Montrachet, que dão nomes aos vinhos produzidos ali. Pulligny divide com Chassagne uma das maiores expressões da uva Chardonnay no mundo.
Em Puligny-Montrachet (se pronuncia mon-rrachê), como em grande parte da Côte de Beaune, os solos são predominantemente calcários, misturados a solos de marga (mistura de argila e calcário). A proporção de argila define o estilo dos brancos. Nas partes onde o calcário é mais presente, teremos brancos mais tensos, retilíneos e lineares, por vezes “duros” quando jovens. Nas partes onde a argila é predominante, teremos brancos com mais corpo, mais redondos, amplos e macios.
De maneira resumida, a hierarquia das denominações na Bourgogne determina 3 categorias de vinhos: os Villages, que trazem o nome do município onde é produzido (Gevrey Chambertin, Pommard, Meursault, Puligny Montrachet), originários geralmente de terrenos mais planos; os 1ers Crus, que normalmente se situam no alto das encostas (ex. Puligny Montrachet 1er Cru); e os Grands Crus (Bâtard Monrachet…), que estão no meio das encostas, considerados os terroirs mais qualitativos da região.
Nossa seleção inclui tanto 1ers Crus de Pulligny Montrachet, entre eles o famoso Clos de la Mouchère, monopólio da vinícola, quanto o Grand Cru Bâtard Montrachet, um dos maiores brancos da França, além do imponente Corton Charlemagne.
Clique aqui e leia todos os artigos escritos pela Ana Carolina Dani.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
4 Comentários
Monica
Olá! ótimo Post, Parabéns! Estarei em Beaune em julho, início do mês. Sabe me dizer se a Vinícola recebe visitantes? Mais uma pergunta 🙂 Poderia me indicar os nomes de outras vinícolas na região para que eu possa tentar uma agendamento para visita? Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Monica, sugiro que você entre em contato com o domínio Boillot e verifique o funcionamento, clique aqui.
Nesse artigo são citados alguns bons produtores de chablis na região da cidade de Chablis: “Os produtores mais renomados são sem dúvida Vincent Dauvissat e Bernard Raveneau. Para os amantes de vinhos naturais (sem ou com um mínimo de sulfito adicionado) os magos Thomas Pico – Domaine Taille au Loup – e Domaine Alice et Olivier de Moor fazem maravilhas. Outros bons produtores, onde uma visita à vinícola pode ser agendada mais facilmente são: Wiliam Fèvre, Benoit Drouin, Bernard Defaix, Billaud Simon, Stephane Moreau, Daniel Dampt entre outros. A cave cooperativa local, La Chablisienne, aberta à visitação todos os dias, é uma das melhores da França. Para agendar visitas às vinícolas mande um email com antecedência solicitando a mesma. Se for na última hora, entre em contato com o “Office du Tourisme” de Chablis ou caminhe pela cidade, alguns estão literalmente de portas abertas ao público.”
Leia também esse e esse artigo sobre a rota de vinhos na Côte d’Or da Borgonha.
Ana Carolina
Legal, Jackeline. Me avise se precisar de alguma coisa ou mais informaçao, ok ? Bjs, Ana
Jackeline Soares Vieira
Ótimas dicas e informações!
Obrigada!