A vida dos franceses até algumas décadas atrás era descrita em quatro etapas: estudos, estágios, trabalho efetivo e aposentadoria.
Com o progresso da medicina e da higiene, os aposentados, hoje, possuem diante deles 20 anos de vida em boas condições físicas e mentais. E esta é uma pequena revolução.
Aos 65 anos os franceses e as francesas possuem uma casa, os filhos já se casaram, estão aposentados, livres e soltos. E então?
Então eles recomeçam uma nova vida. Profissionalmente se sentem poderosos com a experiência adquirida ao longo da via e investem novos campos. É difícil, sabemos disto. A sociedade prefere os jovens. Mas os seniores são numerosos – um francês em quatro tem mais de 60 anos – e sabem abocanhar o que querem. De acordo com l’Insee (Instituto Nacional de estatística e estudos econômicos), eles serão mais de 30% da população em 2060.
Fisicamente se sentem bem, energia sobrando graças a interdição da nicotina, controle do peso, ginásticas, pilates, consumo moderado de álcool, vitamina D, melatonina e tudo mais. E prontos para levarem em frente uma nova vida. Eles divorciam duas vezes mais que na década anterior e muitos iniciam uma terceira vida amorosa neste momento.
Em 2008, l’Insee elaborou uma pesquisa sobre a taxa de felicidade da sociedade francesa. E, surpresa, os 65/70 anos são os mais felizes, eles formam o grupo social que detém a taxa mais alta do sentimento de bem estar.
Estão ativos e inteiros, mas vivem a vida de uma outra maneira, explorando os contra-valores da sociedade. Em um mundo onde tudo acontece a uma velocidade enlouquecedora, eles possuem o privilégio de diminuírem o ritmo para apreciarem o instante. Onde todos estão superocupados, eles se tornam disponíveis para os momentos importantes.
Sai a vovó e o vovô artrose. Bem vindos os novos sexagenários conscientes do lugar que ocupam na sociedade.
Este post é adaptado de artigo publicado por LeFigaro.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
tatyana mabel
Dodó, que genial!!!!!!!!
Pedro Maia
Os franceses estão proibidos de fumar?
Outra questão que eu não entendi, porque tem um “terceiro” casamento? Quem tem está idade já se casou duas vezes? Desculpe mas não compreendi muito bem!
Lúcia
Um dia, quem sabe, chegaremos a esse patamar de qualidade de vida. E que linda está Fanny Ardant, deixando que o tempo atue, sem plásticas, botox e afins. Parabéns pra ela!
Moacir
Que pena que no Brasil isso não ocorra, o coitado do idoso, aposentado, mal dá para comer e muito mal.. tal é a miserável aposentadoria oferecida.. e o desprezo dos nossos governantes após anos e anos de trabalho. Já doente, sem apoio do governo para tratamento de saúde, são obrigados a trabalhar para complementar a sua aposentadoria. Não sendo possível viajar e poder gozar os restos de anos de sua vida.
Acorda Brasil.
Jacqueline
Fanny Ardant está linda. E natural. Pena que outras como a belíssima Marie Laforêt tenham ficado tão artificiais. Tirar o que sobra é bom, mas sem preenchimentos e botox em exagero.
Jacqueline
Com saúde e disposição a vida é sempre bela. Viajei para o Paraguai com um amor de senhora de 80 anos. O marido, professor universitário perseguido pela ditadura, refugiou-se no Chile com toda a família. Lá se suicidou. Ela ficou só com meia dúzia de crianças, lutando para sobreviver numa terra estranha e também sob uma ditadura cruel. Voltando ao Brasil, foi minha aluna para revalidar seus estudos. Hoje dá aulas de espanhol e viaja. Venceu trilhas com mais disposição que eu. É um exemplo de bom humor e garra. Permita Deus que aos 80 eu ainda continue viajando!
Marcia Lube
É a fase de aproveitar .
A vida é uma delícia aos 60 !
evandro barreto
Sexagenário é quem chegou à idade de fazer sexo.
Madá
Gostei do filme em que a Fanny Ardant atua sobre esse tema. Também gosto de ver pessoas com 80 circulando bastante em Paris
Juliana
Lendo esse post, me lembrei do meu orientador francês que, já adentrando sua 6ª década, chega frequentemente de bicicleta para as aulas. Enquanto isso, a asmática aqui de 25 mal consegue fazer um trajeto no plano…hehehe