Vou hoje começar uma série de 8 artigos sobre a região de Montparnasse, situada em torno do boulevard de Montparnasse, na fronteira dos bairros 6, 14 e 15.
Neste blog já falei da torre de Montparnasse e sugeri o La Coupole para a festa do réveillon.
A história desta região é longa, ela foi o centro da vida cultural e artística de Paris do início e até os meados do século XX. Eu não vou me aprofundar nestas informações pois vocês podem ler sobre a história de Montparnasse em outros sites. O que eu quero é dar as dicas de hoje: o que ver, o que fazer, onde comer e onde se hospedar nesta região de Paris.
Vou começar com uma dica bem simples.
Recentemente o Jornal Le Figaro, no seu suplemento Le Figaroscope, publicou a lista das melhores creperies de Paris. Ficou em segundo lugar a Ty Breiz, situada ao lado da torre e da Gare Montparnasse.
A minha história com esta creperie é antiga. Quando cheguei em Paris aluguei um studio na rue de l’Armorique, logo atrás da estação Montparnasse. Todos os dias passava na porta desta creperie e um dia entrei. Maravilha! Crepes crocantes e deliciosos. Virei freguesa.
Até hoje frequento esta creperie e faço sempre o mesmo pedido: um crepe salgado, de queijo emmethal e presunto e depois um doce, com chocolate, manteiga salgada e amêndoas grelhadas. Este endereço é o único de Paris onde o crepe fica ao mesmo tempo macio e crocante.
Tenho amigos que dizem que não vão perder tempo comendo crepes na capital da gastronomia. Eu discordo. Uma refeição com crepes salgados e doces, regada com um bom cidre da Bretanha é uma delícia, faz parte da tradição culinária deste país e não é caro. Na Ty Breizh, um crepe recheado com presunto, queijo e um ovo frito ou mexido, custa 6,80 euros (preço de janeiro de 2008) e este prato vale uma refeição.
Creperie Ty Breiz: 52 boulevard de Vaugirard, 75015 Paris. Metrô Montparnasse – Bienvenüe e todos os ônibus cujo ponto final seja a Gare Montparnasse. Fechado nos domingos e nas segundas.
Leia os outros artigos da série sobre Montparnasse:
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (2): a Fondation Cartier dedicada à arte contemporânea
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (3): uma ponta de estoque
- Os segredos de Montparnasse em Paris (4): o restaurante Le Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (5): a melhor peixaria da capital
- Os segredos de Montparnasse em Paris (6): o Bistrot do Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (7): o mito do La Coupole
- Os segredos de Montparnasse em Paris (8): Hotel des Academies
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Má
Seguindo as dicas do Conexão Paris, estive nesta Creperie em Abril/2013 e amei o Crepe!! Pedimos dois crepes salgados que estavam deliciosos!! Meu marido que tem um apetite e tanto, também pediu um Crepe doce, de chocolate com raspas de laranja, não experimentei, ele gostou mas deu nota 10 apenas para o Crepe salgado, a massa do Crepe é uma delícia!!
Para nós, o único ponto negativo deste lugar é que a atendente, uma garçonete que não falava inglês custou a entender nosso pedido e nossas perguntas sobre o cardápio, e no horário que estivemos por lá, só havia ela no Serviço… O ambiente é simples, achei as mesas pequenas e as cadeiras pouco confortáveis (sentamos dentro), mas nada que nos impeça de voltar pra degustar um Crepe muito gostoso.
Carol Rocha
Olá Rodrigo e Lina.
Vou a Paris em julho e vou ficar no hotel Villa Luxembourg no Boulevard du Montparnasse.
Gostaria de saber se é um local tranquilo para ir aos pontos turísticos e voltar a pé sem problemas.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Carol, a região é boa e tranquila mas um pouco afastada para visitar os pontos turísticos a pé. O metrô linha 4 que serve a região é bem rápido e prático.
Abraços.
Renata Morais
Olá Lina, tudo bem?
Parabéns pelo blog…já procurei muito sobre Paris e não encontrei tantas informações bacanas como por aqui!
Eu vou a Paris entre 17 a 25/05/14! Vamos em três jovens: uma amiga e um amigo! Será nossa primeira viagem para Paris e estamos muito ansiosos e felizes! Gostaria de lhe perguntar algumas coisas: ficaremos no hotel Citadines Didot Montparnasse (94 rue Didot, 75014)…o que acha do lugar? A localização é boa (proximidade a metrôs, restaurantes, padarias, pontos turísticos)? Outra coisa, como será nossa primeira vez em Paris, eu gostaria de saber se o bairro é seguro (podemos andar à noite para, sei lá, jantar em algum lugar?)…eu agradeço (e muito) pela sua resposta e pelo seu blog…tem me ajudado muuuuito! Vou continuar “devorando” os artigos por aqui hehehe estão me ajudando demais!
Ah, se vc tiver algumas dicas específicas sobre passeios, preços, lugares bacanas, me mande o link!
Muitooo obrigada! 🙂 Abraços!
Rodrigo Lavalle
Renata, a região é segura porém residencial e longe dos pontos turísticos. Vocês terão sempre que pegar o metrô para ir até o “centro turístico” da cidade. A vantagem é que a linha 4 (que serve a região) corta Paris ao meio, de norte e sul, e te leva até o centro de Paris.
Abraços.
Carlos Felipe
Ola,
Estarei hospedado na 33, rue des ecoles, hotel-paris-stgermain, quartier latin.
Poderia indicar creperias e restaurantes na região?
Desta vez ficarei somente 4 dias, sabado e domingo vou fazer o passeio turístico conhecido, com o roge bus, segunda pretendo ir ao LaValle, será que realmente vale o deslocamento? Estarei de carro, sei que o transito é caótico, mas nada mais salutar que passear lá pela meia noite pelo Sena, Torre Eifiel, Champs …etc.
Grato
Rodrigo Lavalle
Carlos, se você conhece e tem o costume de ir aos outlets nos EUA pode ficar um pouco decepcionado. A variedade não é tão grande e o preço não é tão baixo.
Nesse link você encontra uma série de restaurantes na região indicados pelo Conexão Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/por-bairro/5o-arrondissement/.
Abraços.
Lenna Ranghetti
Esse post me trouxe trouxe boas lembranças: quando cheguei em Paris pela primeira vez, depois de meu deslumbramento de chegada, sentei num pequeno bistrô, no 1° ème, e pedi crèpe salée com sidra da Normandie… Como esquecer?!?
Mariele
Olá! Realmente esse crepe é divino e merece ser provado por quem vai a Paris 🙂 Adoro as dicas do seu blog, parabéns!! Beijos
Aurea Borne
Quem diz que não quer ‘perder tempo’ com um crepe na França não sabe o que é uma galette sarrasin bretonne… Bom demais!!!
CP sempre com dicas divinas!
maria esther
Oi Lina
Já estou com água na boca. EStarei em Paris em dezembro e certamente comerei um crepe neste lugar.
Você conhece um lugar para comer um bom omelete francês ???
Abraços
Maria Esther
Rodrigo Lavalle
Maria Esther, qualquer brasserie com a qual você cruzar fará um bom omelete.
Abraços.
Edilson
Endosso suas palavras. Já fiquei hospedado em Montparnasse e fui a Creperie. Deliciosa!