Vou hoje começar uma série de 8 artigos sobre a região de Montparnasse, situada em torno do boulevard de Montparnasse, na fronteira dos bairros 6, 14 e 15.
Neste blog já falei da torre de Montparnasse e sugeri o La Coupole para a festa do réveillon.
A história desta região é longa, ela foi o centro da vida cultural e artística de Paris do início e até os meados do século XX. Eu não vou me aprofundar nestas informações pois vocês podem ler sobre a história de Montparnasse em outros sites. O que eu quero é dar as dicas de hoje: o que ver, o que fazer, onde comer e onde se hospedar nesta região de Paris.
Vou começar com uma dica bem simples.
Recentemente o Jornal Le Figaro, no seu suplemento Le Figaroscope, publicou a lista das melhores creperies de Paris. Ficou em segundo lugar a Ty Breiz, situada ao lado da torre e da Gare Montparnasse.
A minha história com esta creperie é antiga. Quando cheguei em Paris aluguei um studio na rue de l’Armorique, logo atrás da estação Montparnasse. Todos os dias passava na porta desta creperie e um dia entrei. Maravilha! Crepes crocantes e deliciosos. Virei freguesa.
Até hoje frequento esta creperie e faço sempre o mesmo pedido: um crepe salgado, de queijo emmethal e presunto e depois um doce, com chocolate, manteiga salgada e amêndoas grelhadas. Este endereço é o único de Paris onde o crepe fica ao mesmo tempo macio e crocante.
Tenho amigos que dizem que não vão perder tempo comendo crepes na capital da gastronomia. Eu discordo. Uma refeição com crepes salgados e doces, regada com um bom cidre da Bretanha é uma delícia, faz parte da tradição culinária deste país e não é caro. Na Ty Breizh, um crepe recheado com presunto, queijo e um ovo frito ou mexido, custa 6,80 euros (preço de janeiro de 2008) e este prato vale uma refeição.
Creperie Ty Breiz: 52 boulevard de Vaugirard, 75015 Paris. Metrô Montparnasse – Bienvenüe e todos os ônibus cujo ponto final seja a Gare Montparnasse. Fechado nos domingos e nas segundas.
Leia os outros artigos da série sobre Montparnasse:
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (2): a Fondation Cartier dedicada à arte contemporânea
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (3): uma ponta de estoque
- Os segredos de Montparnasse em Paris (4): o restaurante Le Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (5): a melhor peixaria da capital
- Os segredos de Montparnasse em Paris (6): o Bistrot do Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (7): o mito do La Coupole
- Os segredos de Montparnasse em Paris (8): Hotel des Academies
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
ilka
bonsoir,
Está nos meus planos ir à Paris no ano que vem(2014) pelo que li ,maio é uma época boa.
Agradeço a riqueza de informações ,dicas de restaurantes , hotéis ,lugares encantadores ,que vocês nos tem apresentado.
merci beaucoup pour tout.
Solange
Merci. Eu já tinha ouvido falar e era doida pra saber onde era. Realmente tem-se que comer crepe na França!!!! Faz parte da tradição!
jorge fortunato
Só de ver a foto já fico aguando… vou conferir em breve. Por indicação do CP, conheci no ano passado, a Breizh Café e a nota é 10. Na próxima vou passar na Ty Breizh.
Julia
Gostaria de saber a localização da feira de Montparnasse e em que dias ela acontece.
Grata.
Rodrigo Lavalle
Julia, você pergunta sobre feira livre na rua? Existe a feira/mercado no boulevard Edgar Quinet nas quartas e sábados de 07:00 às 15:00.
Abraços.
Rafaelle Campos
Olá Lina!
Como é normalmente o clima aí na primavera? Sou de Recife e gostaria de saber como devo me vestir nesta estação em Paris.
Beijos!
Rodrigo Lavalle
Rafaelle, esse artigo explica tudo sobre o assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/07/primavera-em-paris-como-se-vestir/.
Abraços!
Raphaele Campos
Olá!
Vou anotar a dica no meu caderninho, hein? Viajarei para Paris apenas no próximo ano , chegarei em Paris no dia 02 de Maio de 2014. Na primavera… Falta alguns meses ainda, mas já estou me divertindo procurando os melhores lugares para a minha lista 🙂 Adorei o seu blog.
Daniele Assunção
Olá, Lina! primeiro quero agradecer imensamente pelo seu blog, ele é incrível e de extrema ajuda para viajantes de primeira viagem (e de milésima viagem, também, ele é perfeito), sem falar na sua proximidade com os leitores, isso é maravilhoso! Estou planejando minha lua de mel em Paris e o nosso orçamento é modesto, mas bom. Escolhemos um hotel da rede Ibis com café incluso e estou um pouco em dúvida quanto à localização dele, se é boa ou não, depois de tudo o que li aqui no blog. Diz no site que é perto da Torre (2km) a sul de Paris, mas ja não sei se isso é bom hehehe ele fica na Rue de la Croix Nivert, perto da Rue Lecourbe. Sei que tem um metro perto e isso já é de grande ajuda, mas gostaria de saber de você, que mora ai, se é um bom negócio!
Agradeço desde ja,
Au revoir!
Rodrigo Lavalle
Daniele, a região é boa mas um pouco longe da área turística da cidade. Nada que o metrô não resolva, Paris é uma cidade pequena.
Abraços.
Graziella
Lina,
Irei em setembro para Paris, e ficarei no Hotel Novanox, na Boulevard du Montparnasse e perto do Port Royal. Pesquisando vi esta forma de chegar ao hotel a partir do Orly: Metro automático Orlyval até Antony e em seguida o RER B até estação Port Royal. Você poderia me informar se ao descer em Antony, já entro direto na nesta conexão RER B, ou é necessário comprar outro bilhete?
Muito obrigada e parabéns pelo site!!!
Lina
Graziella
Quando comprar sua passagem para o Orlyval peça até Paris. Assim faz todo o trajeto com o mesmo ticket.
Katiuska
Lina, boa trade. Chego em Paris dia 31/07/13 vindo de trem de Milão, chego na Gare Du Nord. vi um hotel Pullman Paris Montparnasse, gostarai de sabe se é um bom hotel se esta bem localizado. Tenho dúvidas entre ele e o Clarion que fica em outra região. Está é a viagem dos sonhos de minha irmã, estou indo acompanh-la porque ele morre de medo de avisão e não viajaria sozinha. O sonho dela é se sentir uma parisiense, andar pelas ruas, conhecer restaurantes comer nos locais onde os parisienses comem etccc. Abraço.
Lina
Katiuska
O Pullman Montparnasse é bem situado. Bairro agradável e tradicional. Perto de Saint Germain, basta descer a rue de Rennes que já está no boulevard Saint Germain. Por perto do hotel bons restaurantes.
jacy
Em Montparnasse não faltam creperias. Nesta rua há varias. Deliciosas.