Vou hoje começar uma série de 8 artigos sobre a região de Montparnasse, situada em torno do boulevard de Montparnasse, na fronteira dos bairros 6, 14 e 15.
Neste blog já falei da torre de Montparnasse e sugeri o La Coupole para a festa do réveillon.
A história desta região é longa, ela foi o centro da vida cultural e artística de Paris do início e até os meados do século XX. Eu não vou me aprofundar nestas informações pois vocês podem ler sobre a história de Montparnasse em outros sites. O que eu quero é dar as dicas de hoje: o que ver, o que fazer, onde comer e onde se hospedar nesta região de Paris.
Vou começar com uma dica bem simples.
Recentemente o Jornal Le Figaro, no seu suplemento Le Figaroscope, publicou a lista das melhores creperies de Paris. Ficou em segundo lugar a Ty Breiz, situada ao lado da torre e da Gare Montparnasse.
A minha história com esta creperie é antiga. Quando cheguei em Paris aluguei um studio na rue de l’Armorique, logo atrás da estação Montparnasse. Todos os dias passava na porta desta creperie e um dia entrei. Maravilha! Crepes crocantes e deliciosos. Virei freguesa.
Até hoje frequento esta creperie e faço sempre o mesmo pedido: um crepe salgado, de queijo emmethal e presunto e depois um doce, com chocolate, manteiga salgada e amêndoas grelhadas. Este endereço é o único de Paris onde o crepe fica ao mesmo tempo macio e crocante.
Tenho amigos que dizem que não vão perder tempo comendo crepes na capital da gastronomia. Eu discordo. Uma refeição com crepes salgados e doces, regada com um bom cidre da Bretanha é uma delícia, faz parte da tradição culinária deste país e não é caro. Na Ty Breizh, um crepe recheado com presunto, queijo e um ovo frito ou mexido, custa 6,80 euros (preço de janeiro de 2008) e este prato vale uma refeição.
Creperie Ty Breiz: 52 boulevard de Vaugirard, 75015 Paris. Metrô Montparnasse – Bienvenüe e todos os ônibus cujo ponto final seja a Gare Montparnasse. Fechado nos domingos e nas segundas.
Leia os outros artigos da série sobre Montparnasse:
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (2): a Fondation Cartier dedicada à arte contemporânea
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (3): uma ponta de estoque
- Os segredos de Montparnasse em Paris (4): o restaurante Le Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (5): a melhor peixaria da capital
- Os segredos de Montparnasse em Paris (6): o Bistrot do Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (7): o mito do La Coupole
- Os segredos de Montparnasse em Paris (8): Hotel des Academies
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Rosany Longo Mello
Estive ontem lá e pude confirmar… Comi crepes , salgado e doce, todos mto gostosos. A massa é crocante e fina. Ótima dica!!
Louise Parmar
Olá Lina, Boa noite! Eu e meu marido ficaremos em Paris no período de 29/04 à 03/05 e estou adorando as dicas de seu site! Na verdade estou devorando página a página rsrsrs. A minha preocupação é sobre o hotel que ficaremos (Villa Modigliani (Torre de Montparnasse), você sabe se ele é de fácil acesso aos principais pontos turísticos como torre eiffel, notre dame, louvre, rodin e champs élysées? Gostaríamos também de passar um dia visitando algum castelo e estamos super na dúvida entre Castelo Chantilly, Vale do loire ou Reim e Epernay. O que você nos sugere para a primeira vez em Paris?
Agradeço desde já pelas suas preciosas dicas.
Beijos, Louise.
Lina
Louise
Seu ponto é ótimo. Pertinho de bons restaurantes. Bairro excelente.
http://www.ratp.fr/plan-interactif/
Olhe o mapa interativo do plano do metro. Na estação Montparnasse Bienvenue poderá pegar metro para Notre Dame, para praça Concorde onde começa a
Champs Elysées…
Em Reims e Eperney você não visita castelos e sim as caves de champagne e a cidade.
Se quiser ver castelo passe um dia em Versailles. Ou então Chantilly.
GLÁUCIO WELLINGTON
Gostaria de saber se tem pontos turísticos em Montparnasse? Vale à pena conhecer? Estarei na Rue des Écoles e queria tirar um dia p/ fazer esse bairro, saindo do hotel, visitando Jardim de Luxemburgo e indo p/ lá.
Lina
Gláucio
Não tem muitos pontos turísticos em Montparnasse.
Te indico o boulevard Montparnasse com algumas brasseries famosas como a Coupole, o Le Dome. Em seguida vire no boulevard Raspail em direção à Denfert Rochereau e visit e museu Fondation Cartier.
Vânia Rodrigues
Adoro o blog e tenho vários amigos que sempre tiram dicas daqui. Agora é minha vez..rs Minha prima e eu ficaremos em Paris de 9 a 18/05, no Hotel Excelsior, rue Cujas – Quartier Latin (metrô Cluny La Sorbonne – linha 10). Estamos bem localizadas?
obrigada
Lina
Vânia
Vocês estão muito bem localizadas. Perto do Jardin du Luxembourg, da Notre Dame, do Sena…
Katia
Ola, vou ficar hospedada no Hotel Eiffel Capitol, Rue Viala, em Montparnasse, estacao Dupleix, vcs podem me dizer se o lugar e’ bom para ficar hospedado. Estou ansiosa, alem de ser a primeira vez em Paris, fico sem saber direito onde escolher o hotel, ja que os valores tb nao sao nada em conta.
Obrigada
Katia
Lina
Katia
Esta região é boa. Fique tranquila. Bairro residencial, perto da torre Eiffel.
Felipe
Como as estações de metrô estão mal cuidadadas em Paris. Triste!
Vagner
Dulce, a minha dica é comprar o ticket do metro Paris Visita (tem mais informação sobre isso aqui neste blog). Com ele vc tem acesso ilimitado ao metro, RER (trem urbano que se mescla com o metro) e ônibus. Pegue o mapa do metro e linhas de ônibus qdo comprar o ticket.
Dá pra ir a qq lugar sem precisar andar muito. Há várias estações de metrô para a champs elysee – no início, meio e fim.
Vagner
Lina, me ajude aqui por favor! Estou doido pra comer um legítimo foie gras francês mas ainda não achei em nenhum restaurante ou bistrot que fui. Você teria algum pra recomendar?
Não sei se vc aceitar dicas, mas eu fui em um bistrot muito recomendado pelo Trip Advisor e adorei – Les Papiles, em Saint German. O outro nós (eu e minha esposa) descobrimos sozinho. Estávamos voltando pro hotel, com fome, e passando pela rua Daguerre, entramos no Bistrot les Pengoins. Adoramos!
Fica a dica
Lina
Vagner
Obrigada pelas dicas. Claro que aceito dicas!
Quanto ao foie gras, assim de repente estou sem saber. Os cardápios mudam muito. Vou ficar atenta e se souber te digo.
Vagner
Oi Lina.
Acho que vale atualizar a informação sobre esta creperia. Ela não abre aos domingos e segundas.
Eu cheguei na segunda (05/11) e fui direto nela, mas estava fechada.
Lina
Vagner
obrigada. Liguei para a creperie e realmente eles fecham domingo e segunda.