Vou hoje começar uma série de 8 artigos sobre a região de Montparnasse, situada em torno do boulevard de Montparnasse, na fronteira dos bairros 6, 14 e 15.
Neste blog já falei da torre de Montparnasse e sugeri o La Coupole para a festa do réveillon.
A história desta região é longa, ela foi o centro da vida cultural e artística de Paris do início e até os meados do século XX. Eu não vou me aprofundar nestas informações pois vocês podem ler sobre a história de Montparnasse em outros sites. O que eu quero é dar as dicas de hoje: o que ver, o que fazer, onde comer e onde se hospedar nesta região de Paris.
Vou começar com uma dica bem simples.
Recentemente o Jornal Le Figaro, no seu suplemento Le Figaroscope, publicou a lista das melhores creperies de Paris. Ficou em segundo lugar a Ty Breiz, situada ao lado da torre e da Gare Montparnasse.
A minha história com esta creperie é antiga. Quando cheguei em Paris aluguei um studio na rue de l’Armorique, logo atrás da estação Montparnasse. Todos os dias passava na porta desta creperie e um dia entrei. Maravilha! Crepes crocantes e deliciosos. Virei freguesa.
Até hoje frequento esta creperie e faço sempre o mesmo pedido: um crepe salgado, de queijo emmethal e presunto e depois um doce, com chocolate, manteiga salgada e amêndoas grelhadas. Este endereço é o único de Paris onde o crepe fica ao mesmo tempo macio e crocante.
Tenho amigos que dizem que não vão perder tempo comendo crepes na capital da gastronomia. Eu discordo. Uma refeição com crepes salgados e doces, regada com um bom cidre da Bretanha é uma delícia, faz parte da tradição culinária deste país e não é caro. Na Ty Breizh, um crepe recheado com presunto, queijo e um ovo frito ou mexido, custa 6,80 euros (preço de janeiro de 2008) e este prato vale uma refeição.
Creperie Ty Breiz: 52 boulevard de Vaugirard, 75015 Paris. Metrô Montparnasse – Bienvenüe e todos os ônibus cujo ponto final seja a Gare Montparnasse. Fechado nos domingos e nas segundas.
Leia os outros artigos da série sobre Montparnasse:
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (2): a Fondation Cartier dedicada à arte contemporânea
- Os segredos da região de Montparnasse em Paris (3): uma ponta de estoque
- Os segredos de Montparnasse em Paris (4): o restaurante Le Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (5): a melhor peixaria da capital
- Os segredos de Montparnasse em Paris (6): o Bistrot do Dôme
- Os segredos de Montparnasse em Paris (7): o mito do La Coupole
- Os segredos de Montparnasse em Paris (8): Hotel des Academies
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
conexaoparis
Vivan
Para pertinho desta creperie.
Vivian Campanelli
Agora sim:
Lina, por um acaso o ônibus da Air France (que vem do CDG) desce perto dessa creperia??
Chegarei na hora do almoço… hehehehe
Obrigada! ; )
conexaoparis
Eliana
Sou eu sim. Te enviei um email.
Eliana Mourão Bernis
Gostaria de saber se você é a Maria Lina que estudou na Puc de BH. Eu e minha irmã cursamos História e lá nos formamos em 1974. Fomos colegas, de turma da Neide, Telma, Flaubert, Selma, Marina, Lídia, Luis Antônio, entre outros e com certeza de Maria Lina, que deve ser você.
Achei genial o seu blog. Parabéns pelo belo trabalho
Eliana e márcia Mourão.
Dé
Obrigada Maria Lina!
Mirella
Comi crepe hoje no Chez Cora’s aqui de Toronto… amo Crepe e esses aí me deram agua na boca… quem sabe um dia… quando eu voltar para Paris :).
Eu sou tão sem noção que nem sabia que tinha gente que acha crepe comida de segunda linha… eheheh
conexaoparis
Dê,
A que tirou primeiro lugar se chama Breizh Café e fica na 109 rue Vieille du Temple 75004
conexaoparis
Patrícia.
Não sei onde Sartre morava. Se souber te falo.
Um abraço Maria Lina
Patricia
Estive em Montparnasse agora, 3.01.08. Visitei o cemitério. Meu marido e minha filha subiram na Torre. Comi um crepe, que não estava muito bom. Procurei alguma referência a Sartre. Não encontrei nada.
No cemitério perguntei aos empregados onde Sartre morava quando era vivo. Ele me indicam o túmulo. Ninguém sabia de nada.
Você tem alguma dica…
Dé
Valeu pela valiosa dica, eu adoro crepes! Ja’ fui em diversas creperias em Paris, mas por incrivel que pareça é dificil achar uma realmente boa.
Ja’ anotei a dica no meu “bloco de notas de dicas do Conexão Paris”. 🙂