Hoje, na nossa série Personagens de Paris, apresentamos o Tocador de Realejo e contamos a história desse mítico instrumento.
Os realejos e carrosséis nos transportam para a Paris do século 19 quando a população dançava e se divertia nas praças públicas ao som destes instrumentos automáticos.
Os carrosséis parisienses são mais visíveis e muitos deles famosos – o carrossel de Montmartre – graças à cenas de filmes como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Mas existem outros lindos: no jardim Tuileries, na frente da torre Eiffel, no Luxembourg…
Os realejos são mais discretos e, às vezes, os encontramos nas ruas da cidade. Ao virar uma esquina, trombamos com o orgue de barbarie, como são conhecidos na França. A característica principal desse instrumento é que ele funciona por meio de uma manivela.
Os instrumentos musicais dos carrosséis, instalados no pilar central, são grandes e transportados por caminhões. Já os orgues de barbarie são pequenos e por isso mesmo seus proprietários trocam de ponto com frequência.
Os primeiros realejos apareceram na Europa no século 17, mas foi no século 19 que eles se tornaram famosos. De fácil manejo, eles sempre foram um meio de subsistência ao alcance de todos. Os próprios fabricantes os alugavam por dia e se encarregavam de renovar o repertório. Trechos de Verdi e Strauss foram cantados por milhares de pessoas pelo fato de terem sido divulgados nas ruas. E Mendelssohn manifestou seu desejo de ser tocado pelos realejos: “minha sinfonia será um dia popular e fará parte do repertório do orgue de barbarie”?
Nos meados do século 20 os realejos deixaram de ser uma proeza técnica e foram desaparecendo. Hoje, alguns nostálgicos circulam ainda pela cidade.
Apresentamos para você nosso vídeo com mais um Personagem de Paris: o tocador de realejo das ruas de Paris.
Para terminar, esses instrumentos possuem um interessante museu chamado Musée des Arts Forains (clique aqui para ler um artigo sobre ele). Imagine um local reunindo carrosséis do final do século 19 com seus brinquedos de madeira e um verdadeiro parque de diversões de uma outra época! Ele pode ser visitado mas necessita uma reserva com dia e hora marcada. A visita dura 1.30h e custa 16 euros. A reserva é feita por email: [email protected] ou online clicando aqui. O museu fica aberto ao público em ocasiões especiais como Les Journées Européennes du Patrimoine e no final do ano durante Natal e réveillon.
Les Pavillons de Bercy, Musée des Arts Forains: 53 avenue des Terroirs de France, 75012 Paris.
Clique aqui e veja nossos videos com outros personagens de Paris.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Ane
Adorei ver e ouvir num domingo no Marché D’Aligre! “Sabor”de infância…
Jessica Costa
Nossaaaa que coisa linda *–*
kariny
Adorei! A cara de paris.
Marcy
Que video delicioso! assim como deliciosas as palavras de Tonton de Vania e que simpatia! Tb. amo o realejo; é poesia, encantamento, combina c Paris.
Silvia
Delicia de post. Ele é muito simpático e ouvi-lo tocar nos leva de volta a Paris.
Rizonete
Adorei! As musicas tocadas no realejo e como também o Tocador. Muito simpático. Nos leva a um estado de espirito de calma, tranquilidade e alegria.
Cristiane Pereira
Como não amar o tocador de realejo? Estou com vontade de ir pra Paris agora, imediatamente, e sair procurando Tonton de Vania!!! Eu amo, amo de paixão os tocadores de realejo, não consigo passar por um sem parar, escutar e me encantar, e sempre dou um dinheirinho para eles, afinal, tocar esse instrumento tão mágico é o trabalho deles, que realmente me transportam à Paris de décadas passadas. E, por coincidência (ou não), publiquei há uma semana, no meu Face e no Instagram, um vídeo com Tonton, que fiz em outubro passado! Obrigada, Lina, por me proporcionar mais essa conexão com Paris!!!