Fizemos, com a ajuda da Regina, da loja Le Parfum de l’Opéra, e do Dênis, do blog 1nariz, a lista dos perfumes preferidos dos brasileiros.
A internet é um vasto mundo e a gente acaba esbarrando em pessoas nas quais não esbarraria no dito mundo real. A última pessoa que eu tive o prazer de encontrar virtualmente foi o Dênis Pagani, autor do delicioso site sobre perfumes e perfumaria 1nariz.
Na mesma semana fui até a loja da Regina e, em meio a conversas, gargalhadas e experimentações, ela me contou quais foram os perfumes mais vendidos no ano de 2013 para os brasileiros na sua loja.
Pedi então ao Dênis que descrevesse os perfumes da lista da Regina do seu jeito peculiar e repleto de analogias gastrônomicas e inusitadas. Eu mesmo nunca senti o cheiro da maioria desses perfumes mas, pelas descrições afiadas do Dênis, consigo saber se vou amar ou odiar cada um deles.
Regina disse – e a lista comprova – que nós brasileiros amamos os perfumes da Chanel. Às vezes o estoque da loja acaba e a empresa se recusa a repô-lo dizendo que muitos perfumes da marca já foram vendidos naquele mês. Outra curiosidade é a presença na lista do perfume 212 da Carolina Herrera que, de acordo com a Regina, é desconhecido e ignorado pelos franceses.
PERFUMES FEMININOS:
5°) 212 – Carolina Herrera
Um gordo acorde de almíscar e sândalo em busca do efeito conhecido como “perfume de mulher rica”: talcado, com textura de nuvem, ligeiramente cremoso, colorido por uma combinação de flores.
4°) Chance – Chanel
Frutas e flores e açúcar num efeito desmiolado como aquele prazer adolescente de comer um pote inteiro de sorvete vendo tv. Coco Mademoiselle (mais a frente na lista) é o Chance depois da graduação, já consegue bater papo, trocar idéias.
3°) N°5 – Chanel
Um coração clássico, suntuoso, de rosa, jasmim e ylang ylang feito moderno por um coquetel de aldeídos – ingrediente que tem um cheiro metálico, brilhante, um flash no nariz. Quem achar antiquado pode ser feliz com o ‘N°5 Eau Première’, um véu delicado que cita o original com imensa elegância.
2°) J’adore – Dior
A marca da perfumista Calice Becker aparece logo na saída: um floral-chá com brilho, radiante, com foco no pêssego e jasmim, que muda do avesso e encerra num fim de tarde, com um âmbar leve e acento floral, que fica rente a pele. Quem usa J’adore desde o lançamento reclama das reformulações.
1°) Coco Mademoiselle – Chanel
A abertura é com uma textura deliciosamente borbulhante, efeito do patchouli num tratamento moderno e limpo, sem a parte terrosa, úmida, com cheiro de fundo de armário. Depois entra numa reta geléia de frutas cor de rosa com flores.
PERFUMES MASCULINOS:
5°) Azzaro – Azzaro
O clássico fougère, que é um acorde centrado na lavanda para fantasiar sobre a vegetação rasteira do bosque, de sensação herbal, levemente mentolada e um pouco pontuda, com os cantos arredondado pelo anis. Perfume de peito cabeludo.
4°) Terre d’Hermès – Hermès
Abre com a ponta cítrica do incenso misturado com a textura granulada da pimenta do reino. No coração, o tema da grapefruit que o perfumista Jean-Claude Ellena tanto gosta, é a deixa para o final amadeirado de vetiver. Impressão adulta e refinada, frescor e madeira sem cair em clichê.
3°) 212 – Carolina Herrera
Uma combinação de verdes para apontar no caminho de um frescor sem muita expressão. O problema é que termina num decepcionante almíscar de sabão em pó – é sério, é a mesma matéria prima. Valorize seu dinheiro e prefira o Bleu de Chanel.
2°) Bleu – Chanel
Eis um gênero vergando sobre o próprio peso, todo perfume lançado para homens vai nesta direção do frescor aromático com acento de madeira e especiaria. Esse é o mais bem acabado da safra. Menta doce e grapefruit na saída, o levemente picante do patchouli vai crescendo durante o uso, reforçado por noz moscada e gengibre.
1°) 1 Million – Paco Rabanne
Uma tortinha de maçã com toques de cravo e canela levada às últimas consequências por madeiras sintéticas com a mesma difusão do plutônio enriquecido. Veja o nome e o frasco: perfume-ostentação, talvez seja o equivalente olfativo da BMW branca.
Lembrando que os leitores do Conexão Paris têm desconto na “loja da Regina”. É só procurar por ela e dizer que lê o blog.
Le Parfum de l’Opéra, 3 rue Helder, 75009 , metrô linhas 3, 7 e 8; estação Opéra.
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53 Comentários
Mauro Marcello
Respondendo à solicitação da Patricia, segue o valor em real relativo aos menores frascos, cuja apresentação é de 30 ml, salvo as exceções de alguns masculinos:
Femininos:
5o.) 212 – Carolina Herrera: 189,00
4o.) Chance – Chanel: 214,00
3o.) No. 5 – Chanel: 222,00
2o.) J’adore – Dior: 189,00
1o.) Coco Mademoiselle – Chanel: 241,00
Masculinos:
5o.) Azzaro – Azzaro: 99,00
4o.) Terre d’Hermès: 219,00 (50 ml)
3o.) 212 – Carolina Herrera: 259,00 (50 ml)
2o..) Bleu – Chanel: 387,00 (50 ml)
1o.) 1 Million – Paco Rabanne: 269,00 (50ml)
Kariny
Chanel N 5 e J’adore, meus preferidos. Bom mesmo é ir comprar em Paris mais… quando não dá só colocando na lista de algum amigo.
Vanessíssima - blog van mulherzinha
O texto do Dênis é de se comer de colher! 1nariz é vida!
No mais, entre os femininos, não fiquei surpresa de ver Carolina Herrera e Chanel. CH é campeã de vendas no Brasil também. E Chanel, bão, todo mundo acha que precisa catar um Chanel quando vai pra Paris porque botou na cabeça que lá é mais barato (mas já me disseram que não é).
Lea
Acho enjoado esses perfumes citados.
Com o calor brasileiro é um horror usar perfumes fortes , prefiro as águas refrescantes italianas, brasileiras e até algumas francesas leves como o Chanel 1932.
Erra quem diz que o Medemoiselle é para ocasióes especiais, não é para se relacionar perfume francês com ocasiões especiais, isto é um hábito antigo, felizmente em desuso…O Mademoiselle pode ser usado sempre , a qualquer hora do dia e não só à noite, e depois, se fosse? , quem é que liga para isso?
Jason Blumenau
Eu estava com uma cliente de meu atelier parfumeur em Fortaleza no Ceará que diga-se de passagem é o primeiro atelieur nacional que confecciona perfumes em forma de EXTRATO (40%) e não EAU DE TOILLETE ( 10%) OU EAU DE PARFUM (18%) quando ela me disse que todos vão á França e dizem que estão usando perfumes franceses, na verdade posso afirmar que um PERFUME PURO francês ninguem compra por menos de r$ 1.500,00.
http://www.donjason.com.br
Valentina
Dênis, vc cometeu um erro de ortografia , sabe qual? Veja “um site que acompanho A tanto tempo”, quando indicar tempo decorrido ao invés de A , usa-se HÁ, então o correto seria: ” um site que acompanho há tanto tempo”
Espero que não se importe com a correção , dado o seu bom humor, não é?
Jane Curiosa(sem querer ser chata...)
Rodrigo
É impagável o 1 nariz, do Pagani.
Obrigada. E v.anda arrasando em seus posts!
Rodrigo Lavalle
Jane, estou in love com o 1nariz! Obrigado pelos elogios.
Abraços.
Maria Isabel
Desde a 1ª vez que pisei em Paris há 34 anos, procurei por um perfume para ser minha marca. Só fui achá-lo em 1991. Meu perfume foi o Amarige do Givenchy. Usei durante anos e era minha marca. Todo mundo sabia quando eu chegava. Era meu cheiro. Há alguns anos ganhei o Miss Dior Chérie e gostei. Uso os dois e amo.
Cristiane Pereira
Que texto gostoso, que ótimas as descrições dos perfumes! Mas o que achei mais interessante e curioso é a brasileira gostar e comprar – muito, pelo visto – esses perfumes fortes e encorpados, com esse calorão que faz aqui no Brasil! Vai entender…
Ceicalion
Adoro esta loja em Paris. Estabelecimento idôneo
e funcionarias excelentes!