Por Aline Takaschima (estudante de jornalismo em Florianópolis e atualmente parisiense para aprender o francês)
Os parisienses acordam cedo e enfrentam o frio e a escuridão das oito horas da manhã para trabalhar. Os parisienses descem as escadas do metrô com o seu passe navigo na mão. Dividem vagões lotados, mas procuram não encostar no vizinho. Quem não tem o bilhete ou o cartão de transporte entra colado com alguém para não pagar a passagem. Os parisienses carregam livros de bolso, jornais, celulares e tablets nos metrôs. Dificilmente eles vão te encarar no trajeto.
Os parisienses têm cigarros na mão ou na boca. Se não estiver com um é porque é turista, provavelmente brasileiro. Os parisienses fazem biquinho para falar e também para pensar, consequência das diferentes entonações da língua francesa. Os parisienses são reservados e pouco abertos as novidades. Se hoje amam a Torre Eiffel, em fevereiro de 1887 contestaram a sua construção. Os parisienses amam cachorros. Os animais não latem e passeiam com coleira ao lado do dono.
Os parisienses amam a sua cidade. Para eles, Paris é a capital do mundo. Um país. Os parisienses batem no peito e defendem a república. O berço da liberdade, igualdade, fraternidade. Os parisienses vivem numa nação laica. Religião e política não se misturam – ou ao menos não deveriam se misturar. Gostam de um bom debate. Levantam a cabeça e defendem seus valores.
Os parisienses usam quipá, hijab, chapéu e batina. Cabelo curto, comprido e raspado. Os parisienses são brancos, loiros, de olhos azuis. São negros com turbantes afro. São as madames do 7ème arrondissement com pele impecável e ar natural. São os mendigos que dormem nos metrôs enrolados com alguns cobertores. São os artistas de rua; a guarda nacional com fuzil na mão; os jornaleiros espalhados em cada esquina; os jovens dos quarteirões distantes.
Alguns são assim, outros são diferentes. Todos são parisienses.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
42 Comentários
Tânia Sciacco
Fui bem recebida em todos os lugares que fomos e acho que se esforçaram, na medida do possível, para entenderem nosso inglês.
Gosto de pessoas de todo lugar do mundo! É interessante pensar em como cada povo se comporta. Até o clima influencia.
Vilna Moreira
Adorei o post!
Amoooo Paris! Fui mt bem recebida lá, eles adoram os brasileiros, voltarei sempre que puder!
Uma dica p quem vai p lá é, usar mts vezes ao dia as palavras por favor e obrigada!
ana lucia
Os parisienses nao sao um atrativo para ir a Paris. E a cidade que encanta e atrai de forma irresistivel. Amo Paris.para mim ‘e a Terra da felicidade!
Cristina
Moro em Paris há um ano, os parisienses são como o descrito… Mas são antipáticos, raramente sorriem, são stressados e não gostam de estrangeiros em geral, nem mesmo dos turistas. Não falam inglês e não se esforçam para entender os turistas no seu francês frágil.
Os parisienses consideram-se os melhores do mundo em todas as categorias, bien sûr. Consideram-se até superiores aos outros franceses que não vivem em Paris, c’est bizarre!!
Mas Paris tem mesmo o seu encanto, mas na Europa há cidades mais encantadoras… Na vossa viagem à Europa não deixem de passar por Portugal 😉
Andrea
A primeira viagem que fiz a Europa foi para Paris. E foi minha primeira viagem sozinha, uma experiência inesquecível , magnifica!
Voltei mais 2 vezes e agora vou novamente! Costumo dizer que Paris é para ir todos os anos e sempre que puder… Cidade fácil de amar! Só conheço 2 pessoas que disseram não ter gostado de Paris e devem ser doidas (rs rs…). Je suis Paris toujour!!
margareth porto
Costumo dizer que a minha alma é parisiense !
Celia Diniz S.Maior
Lindo texto! Retrata bem o cotidiano parisiense! J’aime Paris!!! Essa cidade me encanta… A língua, o ar de Paris! Enfim… A sua cultura! Estive por 15 dias no final de outubro, voltando no início de novembro! Todos esses pontos turísticos… Foram visitados novamente, com a mesma sensação de encantamento… de doze anos atrás! Preciso conhecer mais; alguns de outros lugares… Mas não quero perder de voltar por Paris! Me realizei.. Por meu pouco Francês, foi entendido por todas as informações que precisei. Parabéns! A Rodrigo, Lina e aos demais da wwwconexaoparis. Je suis Paris toujour!!!
Um abraço Célia
Claudia
Obrigada Rodrigo como sempre gentil .
Cristiane Pereira
Adorei!
kariny
Aline belo post, adorei. Lendo lembrei do cotidiano em Paris e o sorriso me veio logo pois é bem assim. Parabéns.