Já falamos muito dos parisienses aqui no blog. Sempre tentando descrevê-los, contando um pouco do estilo e dos hábitos de vida de quem mora em Paris. Mas, de repente, achei que fechar o ano com alguns números sobre os habitantes dessa cidade iria ajudar vocês a conhecê-los melhor. E confesso que eu mesma fiquei surpresa com o que encontrei, especialmente a última linha!
- Paris tem 2.3 milhões de habitantes.
- As mulheres são 53% da população.
- 20% têm menos de 20 anos, 35% têm entre 20 e 39 anos, 25% têm entre 40 e 59 anos, 13% têm entre 60 e 74 anos e 7% têm acima de 75 anos.
- Paris é uma cidade de solteiros: 49% dos parisienses são solteiros; 37%, casados; 8% divorciados e 6% viúvos.
- Depois da legalização do casamento homossexual, 12% dos casamentos realizados em Paris foram de casais homossexuais, sendo que um terço desses de casais mulheres. Os bairros 3 e 11 lideram os casamento gays na cidade.
- A expectativa de vida dos parisienses é de 80 anos para os homens e 86 anos para as mulheres.
- 76% da população de Paris é nascida na França; 9% adquiriram a nacionalidade francesa e 15% são estrangeiros. Os estrangeiros mais numerosos em Paris são: argelinos (9%), portugueses (8%) e marroquinos (6%).
- O número de famílias com carro vem diminuindo ao longo dos anos. Hoje, 42% das famílias têm ao menos um carro. No total, apenas 12% se locomove diariamente de carro.
- Andar a pé é o principal meio de locomoção dos parisienses (47%). E 37% usam o transporte público e 3,5%, bicicleta.
- O 15˚ arrondissement é o bairro mais populoso de Paris, com 238.914 habitantes. O 1˚ arrondissement é o menos populoso, com 17.767 moradores.
- 33% dos parisienses têm casa própria.
- 9% dos domicílios de Paris não são equipados com ducha ou banheira (!!!).
Fontes: Insee e Mairie de Paris
Veja também:
- Paris em números insólitos
- Os homens parisienses
- Como moram os franceses
- Como decoram os franceses
- Como os franceses recebem os amigos para jantar
- Os franceses e os animais domésticos
- Os hábitos de viagem dos franceses
- O estilo parisiense descrito por um parisiense
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Antonio machado da Luz
Um pouco de informações . Esses pequenos minúsculos quartos( chambre de bonne) de empregadas , eram usado por mulheres que vinham de vilarejos, para trabalhar para a burguesia. E no último andar morava essa a mulheres. Eu vivo nessa magnífica cidade depois de 30 anos. Hoje estudantes e outros vivem nesses quartos. Quando você acha um para alugar você ganhou na loteria. A bientôt.
Pedro
Em 2013 estive nessa cidade maravilhosa.. olha, quer acabar com os problemas, estresse.. faça um passeio em Paris..
Bianca
47% andam a pé e 9% possuem ducha ou banheira… daí a fama…
Maurício Christovão
Se 67% dos parisienses não têm casa própria, o presidente François Hollande poderia lançar o programa “Ma maison, ma vie”, e vamos combinar que em francês é muito melhor, apesar da dívida ser em euros…
Kariny
Adorei o post, muito rico em informações.
Silvia tbm penso como vc gostam pouco de banho. rsrsrsr
Sophia
Os domicílios sem ducha ou banheira provavelmente são aqueles que os têm “sur le palier”: WC e chuveiros coletivos, localizados no corredor e usados por vários moradores.
Claudia Maria
Bom, em algumas regiões pobres do Brasil, temos “apartamentos” sem banheiros, os banheiros são comunitários. Como os cortiços de antigamente. Imagino que deve ser o que acontece na França, não??
Marli rosetti
Feliz 2014 para vc querida, bjosss!!! Tb fiquei surpresa com alguns itens do post!!!
Nick
Pois é Lina, também fiquei espantado com esses 9% que não tem ducha ou banheira em casa. Agora a pergunta que não quer calar: onde essas pessoas tomam banho ?
Silvia
Bom Ano Novo!
Desejo muita saúde e amor para todos!
Gostei do post, e parece que os franceses gostam pouco de banho 🙂