Os ônibus de Paris são excelentes. Estou falando dos ônibus normais, do transporte público, e não dos ônibus de turismo. Eles são confortáveis, limpos, a rede é grande e cobre toda a cidade. Quando cheguei aqui, andava só de metro por ser rápido. Um dia descobri o prazer de andar de ônibus e acabei com os meus circuitos dentro da terra, com os infindáveis corredores gelados e mal cheirosos do metro.
Fora dos horários de pico, os ônibus de Paris costumam estar vazios. Foto de Les ChatFields no Flickr
As vezes pego um ônibus só para passear. Faço um circuito turístico maravilhoso e pago o preço de uma passagem, 1.90 euros.
O meu trajeto favorito é o do ônibus número 63.
Ele passa pelos bairros mais bonitos da cidade, o 16º, 8º, 6º e 5º. Saindo da Porte de la Muette ele pega duas avenidas residenciais lindas, a avenue Henri Martin e a George Mandel. Nestas duas avenidas você não encontra nenhum comércio, só prédios residencias com a bela arquitetura dos séculos passados. Em seguida ele chega no Trocadéro, você vai ver a Torre Eiffel. Em seguida ele desce a avenue du Président Wilson, passa na porta do Palais de Tokyo e chega na Praça Alma Marceau onde a princesa Di morreu no acidente de carro. O ônibus atravessa o Sena pela ponte Alma e vira a esquerda passando na frente dos Invalides, em seguida na frente da Assembléia Nacional e pega o boulevard Saint Germain. Ele vai até o fim do boulevard passando na porta da Brasserie Lipp, do Café Flore, da escultura do Danton em Odéon. Ele atravessa o boulevard Saint Michel para outra vez cruzar o Sena e chegar no seu ponto final que é a estação ferroviária Gare de Lyon. Uma estação linda com o seu famoso restaurante Le Train Bleu.
Um conselho, não pegue os ônibus nas horas de grande movimento, das 8.30 até 10 horas e de 17 até 19 horas.
Nos pontos de ônibus do centro da cidade e dentro dos metrôs você tem o mapa das linhas de ônibus. Veja, a partir do lugar onde estiver hospedado, em qual parada você vai pegar este ônibus. A passagem vale por 1h30min. Se quiser olhar o mapa dos ônibus de Paris para preparar sua viagem entre no site da RATP abaixo.
Se você gosta de andar de ônibus, vale a pena comprar o guia que detalha os roteiros de todas as linhas de Paris.
Ou consulte o site da RATP, empresa que gerencia os transportes urbanos.
Ou, se prefere os tradicionais citytours, recomendamos a empresa Paris City Vision.
Leia também:
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
193 Comentários
jorge
Boa tarde, espero que possam me ajudar, irei me hospedar no hotel Armstrong Hotel em paris, tem uma estação de metro Porte de Montreuil, eu nunca andei de metro, nem no brasil e muito menos fora, não falo inglês, to indo com a cara e a coragem, gostaria da ajuda, dicas, para não me perder, conseguir acertar. desde já agradeço
Rodrigo Lavalle
Jorge, você chega em qual aeroporto? Leia esse artigo onde explicamos todas as formas de se ir dos aeroportos até Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/28/traslado-e-transporte-entre-os-aeroportos-charlles-de-gaulleorly-e-paris/.
Abraços.
Neftalí
Simone, lembrei também da linha 82, que passa perto do Ibis Cambronne, na avenida de la Motte-Picquet, e tem ponto final nos Jardins de Luxemburgo. Agora, meu conselho, se puder caminhe do Ibis Cambronne ao Louvre. São 3km e meio, que dá pra fazer em 45 minutos, passando pelos Invalidos, Museu Rodin, D´Orsay e pela ribeira do Sena. Uma caminhada espetacular.
Neftalí
Oi Simone. De Cambronne para o Louvre (e para Marais, Bastille e Pere-Lachaise) e vice versa você pode pegar, no Campo de Marte (10 minutos caminhando) a linha 69. É bem fácil de lembrar.. No mesmo ponto sai a linha 87, para Saint Germain e Quartier Latin. Na Rue Cambronne, em frente ao hotel, passa também a linha 80, que é excelente pois cruza Paris de Sul a Norte, perfeita para ir a Montmartre, é só descer no ponto Lamarck-Coulincourt-Sacre Coeur. Essa linha cruza a Champs-Elysee pela chique Avenida Montaigne. Lembrando que com o ticket T+ você pode fazer uma combinação com duas linhas de ônibus.
simone
olá rodrigo, perto do hotel Ibis Tour Eiffel Cambronne tem ônibus publico que vá para louvre?
No louvre tem algum que passe perto do Ibis Tour Eiffel Cambronne ?
obrigada.
Rodrigo Lavalle
Simone, pertinho do seu hotel não tem ônibus que vá ao Louvre mas se você andar até o Champs de Mars (o grande jardim em frente à Torre Eiffel, relativamente perto do seu hotel) você pode pegar o ônibus 69. Ele para em algum ponto perto da avenida Charles Floquet com a avenida Joseph Bouvard.
Abraços.
Eduardo
Desculpe, Rodrigo. Eu e minha esposa chegamos em Paris no dia 13/12 e ficaremos até 17/12 no raspail Montparnasse. Qual ônibus poderemos pegar ate Montmartre? Obrigado. Parabéns pelo blog. Abraço.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, pegue o ônibus 95 próximo a Gare Montparnasse, no ponto chamado Gare Montparnasse, e desça no ponto Damrémont – Caulaincourt. Esse é o ponto mais perto da Sacré Coeur de Montmartre.
Abraços.
Eduardo
Bom dia, Rodrigo. Chego a Paris em 23/12. Vou ficar no raspail montparnasse. Qual a linha de ônibus você recomenda? Grato.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, para ir aonde?
Abraços.
Anna Erika
Queridos, qual o ônibus que eu poderia peggar da Place Saint Michel para ir a área de La Villete? Beijos e estou amando o Blog…chego em Paris dia 4/12…
Rodrigo Lavalle
Anna, não existe um ônibus que faça exatamente esse trajeto. O 75 sai da Pont Neuf e vai até a área de La Villete.
Abraços.
Jacqueline
Só andei de ônibus uma vez, mas minhas amigas que passaram o último mês em Paris inverteram isso. Andaram de metrô uma vez, se apavoraram com as escadas e intermináveis corredores e adotaram os ônibus como transporte. Da próxima, ou fazer o mesmo.
Mel
Olá! Tenho uma dúvida: com o mesmo bilhete de ônibus é possível tb usá-lo no metrô, desde que esteja dentro do período de tempo de 1,5h?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Mel, sim.
Abraços.
Natasha
Olá, poderiam esclarecer uma dúvida? Se eu comprar aquele carnê Ticket T+, posso usa-los tanto em metro quanto em onibus? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Natasha, pode sim!
Abraços.