O jornal Le Figaro publicou, estes dias, um artigo sobre um imóvel que adoro e que vocês talvez conheçam. Flanando pelas margens do Sena, vocês devem ter visto o famoso “menor imóvel de Paris”.
Ele se encontra no 7ème distrito da cidade, no número 13 do Quai Voltaire, entre lojas chiques e antiquários famosos.
O menor imóvel de Paris from lina hauteville on Vimeo.
Ele possui somente 2,50 metros de largura e uma imensa e bela porta azul. Seu tamanho contrasta com a riqueza da fachada decorada com esculturas e com bonitas grades de ferro forjado.
Cada vez que flano pelas margens do Sena, atravesso até a rive gauche na esperança de um dia encontrar a porta azul aberta, ver alguém na janela, enfim, descobrir um indício que explique a singularidade do imóvel.
De acordo com o Le Figaro, antigamente este estreito espaço era uma passagem que conduzia uma mansão instalada no centro da quadra. Em Paris, imóveis construídos no interior da quadra não são raros. Eu residi, durante 13 anos, em um prédio do Marais “escondido” atrás de um imóvel que dava para a rua, uma verdadeira ilha protegida do barulho exterior.
Não sabemos quando a minúsculo prédio de Saint Germain ocupou a estreita passagem/acesso. Será que a mansão foi destruída? Se ela existe ainda, um outro acesso foi criado com a largura necessária para passagem de veículos?
Se prestarem atenção verão outros pequenos prédios parisienses medindo entre 1,10m e 3,50m. Todos eles vieram se incrustrar nos espaços vazios entre dois imóveis. Eles criam um movimento interessante, criando um relevo nas fachadas.
Um outro imóvel minúsculo está no 7 bis boulevard Saint Germain, no Quartier Latin. Há séculos passados, Paris era protegida por uma muralha conhecida como enceinte de Philippe Auguste, hoje destruída. Para termos uma idéia da largura desta muralha basta prestarmos a atenção no endereço acima. Ele foi construído no início do século 20 no vazio deixado pela desaparecimento da muralha.
Leia artigo do Le Figaro aqui.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Xandão Oliveira
Se olharmos no Google Maps opção satélite, veremos uma casa amarela. Será que não é a tal mansão?