As feiras de rua e os mercados cobertos de Paris fazem parte da rotina semanal do parisiense. Selecionamos 5 mercados em Paris que valem a visita.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Os mercados cobertos e as feiras de rua de Paris
Fazer compra para o mês, ou até mesmo para a semana, não faz parte da cultura parisiense. Como os apartamentos geralmente são pequenos e a cozinha, minúscula, não há espaço para fazer grandes estoques. Muita gente tem em casa uma geladeira pequena, dessas de hotel…
Então, comprar comida é quase que uma função diária. Mas em Paris, isso não é nenhuma tragédia. Entre a estação de metrô mais próxima e a casa, sempre há um mercado (grande ou pequeno), uma padaria, para nos salvar.
Os mercados cobertos e as feiras de rua também fazem parte da rotina semanal. Todo bairro tem o seu — alguns são excelentes, outros, nem tanto. Alguns são tradicionais e históricos, outros, moderninhos e descolados.
No vídeo abaixo, a chef brasileira Karen Goldman apresenta uma feira de rua — a do boulevard Raspail, na Rive Gauche — e um mercado coberto — o Marché des Enfants Rouges no Marais. Ambos super tradicionais.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos com dicas de Paris.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
5 feiras e mercados em Paris
Ir ao mercado é uma forma de viver o dia-a-dia dos parisienses, de ver a cidade por dentro, pulsando.
Abaixo, listamos cinco feiras e mercados que vale a pena conhecer em Paris. Coloque um no seu roteiro!
Aligre
Feira de rua e mercado coberto.
Onde: Fica na região da Bastille: Place d’Aligre, 75012 Paris | Metrô: Ledru Rollin
Quando: de terça a sexta das 9h às 13h e das 16h às 19h30; sábados e domingos (só pela manhã).
O Marché d’Aligre é um programa delicioso para começar o fim de semana. Há barraquinhas a céu aberto, quinquilharia e um mercado coberto onde estão comerciantes famosos. O açougueiro Michel Brunon, no mercado desde 1978, é um dos queridinhos do chef Alain Ducasse.
Depois de passear pelo mercado, não deixe de passar no Baron Rouge para tomar uma taça de vinho em pé no passeio.
Les Enfants Rouges
Mercado coberto.
Onde: No Marais: 39 Rue de Bretagne, 75003 Paris | Metrô: Filles du Calvaire
Quando: de terça a sábado, das 9h às 20h30 e domingo das 8h30 às 17h
Este é o mais antigo mercado de Paris. No coração da cidade, no Marais, é também ponto de encontro dos parisienses para o almoço do fim de semana. Entre as opções, especialidades do mundo inteiro. Nossa dica: um brunch no l’Estaminet des Enfants Rouges.
Boulevard Raspail
Feira de rua.
Onde: perto de Saint-Germain, entre as ruas Cherche-Midi e Rennes, 75006 | Metrô: Rennes
Quando: terça e sexta, das 7h às 14h30
Como a Karen mostrou no vídeo acima, o forte do mercado são os produtos orgânicos.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Président Wilson
Feira de rua.
Onde: Em frente ao Palais de Tokyo: Avenue Président Wilson, entre a rua Debrousse e a Place d’Iéna, 75016 | Metrô: Iéna
Quando: quarta das 7h às 14h30 e sábado das 7h às 15h
Talvez o mercado mais gourmet de Paris. A estrela é o horticultor Joël Thiébault, fornecedor de 11 entre cada 10 restaurantes gastronômicos de Paris. Aproveite para combinar a visita ao mercado com alguma bela exposição no Palais de Tokyo (e almoçar no M. Bleu, restaurante do museu que tem vista para a Torre Eiffel).
Marché Saint Martin
Mercado coberto.
Onde: Perto do Canal Saint Martin: 31/33 rue du Château d’Eau, 75010 | Metrô: Château d’Eau
Quando: terça a sábado, das 9h às 20h. Domingo, das 9h às 14h
Não é à toa que esse mercado fica no 10˚ distrito, uma das regiões mais dinâmicas da cidade. Há alguns anos, o mercado vem sendo ocupado por jovens chefs, como Brice Morvent. Simpático para um almoço de fim de semana antes de seguir pro Canal Saint-Martin.
E você, qual é seu mercado favorito em Paris?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Luciana
Nossa, quero conhecer todos!
Obrigada pelas dicas
Por enquanto o meu queridinho é o marché de versailles, produtos excelentes!!
Aurea Borne
Adoro! O meu mais constante é o do boulevard de Grenelle, pq costumo ficar ali perto, mas sempre que passo em um gosto de dar uma olhada, comprar um temperinho…
ana luiza bradford
Não sei se consideram mercado, mas a feirinha da Richard Lenoir às quintas e sábados, é muito boa e tem de tudo um pouco.
Rodrigo Lavalle
Ana, sim, a feira do blv Richard Lenoir é um mercado de rua. Falamos sobre ela nesse artigo aqui.
IRANESA ZARDO GASPARINI
Vou ter que voltar para completar os passeios.
Maria
VOU FICAR NA ZONA DO mARAIS e queria saber se existe algum mercado no fim de semana com comida, roupa, etc
Anna Luiza
Olá,
Vou me hospedar em um apartamento na Rue Saint-Dominique, 7º arrondissement, há alguma indicação de mercado (tipo mercadinho ou mini supermercado) para pequenas compras do dia a dia (frutas, café, água, pães, etc.)?
Desde já, quero parabeniza-los pelo site! Está sendo fundamental para montar minha viagem!
Rodrigo Lavalle
Anna Luiza, a rue Saint Dominique é uma rua bem comercial onde você vai encontrar vários tipos de comércios de bairro e restaurantes.
Abraços.
Alessandra
Olá! Gostaria de saber se o Marché d’Aligre já voltou a funcionar normalmente.
Rodrigo Lavalle
Alessandra, o mercado está funcionando porém não com todos os stands. Alguns foram instalados em “trailers” fora do mercado.
Abraços.
Neftalí
Pra quem se hospeda no Ibis Cambronne e arredores, tem uma ótima feira no domingo e na 4a feira, das 7 as 14 horas, na Rue de Grenelle, embaixo do viaduto do metrô, entre as estações Motte-Piquet e Dupleix. Recomendo uma senhora que vende uns pastéis de Belém espetaculares.