Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
461 Comentários
Juliana Pamploma
Lina, que belo post. Amei! Já estive em Paris em maio, julho e neste último fevereiro. Confesso que maio foi um mês inesquecível… Tudo perfeito. Calorzinho durante o dia e friozinho ideal para um vinho durante a noite. Fevereiro agora nos rendeu belas fotos da Paris branca, mas uma dor nos ombros dos casacos pesados, além de hora para voltar para a casa devido a intensidade do frio. Mas Paris é sempre Paris e se alguem ai de cima me convidar agora: estou dentro!
Eymard
Gustavo, não fique triste. Ao contrário.
Já fui mais de uma vez em Julho, sempre com aproveitamento total.
Especialmente se voces estiverem lá no 14 de Julho, aproveitem!!!
E é como disse o Nick. Para nós, que estamos acostumados com os trópicos, nos sentimos em casa e mais descontraídos no verão europeu. Menos roupa; menos bagagem; dias longos…até meados de julho ainda há bastante programação cultural. E os museus funcionam sempre.
Portanto, tenho certeza que voce e sua namorada não vão esquecer jamais dessa viagem e tudo vai dar muito certo.
Nick
Olá Lina e demais leitores…
Viajo todo ano para Paris, e sempre nos meses indicados, ou seja, primavera ou outono. Ano passado resolvi ir em agosto, afinal amo essa cidade e queria saber como era estar por lá, no alto verão europeu. Tirando as programações culturais e alguns estabelecuimentos fechados, adorei o clima, a descontração das pessoas, passear nos parques. Passei uma semana andando de bermuda e Havaianas…
Abraço a todos !!!
Beth
Gustavo
Julho em Paris também é interessante, especialmente se vcs estiverem por lá no dia 14 de Julho, a grande festa nacional, com direito a desfile no Champs Elysées mais os bailes populares, etc.
Gabriela
Leve roupas de meia estação, pois maio não é quente nem frio. O passe para museus só vale a pena se vc for visitar muitos museus.
Abs.
Gabriela
Olá Lina!
Inicialmente, gostarai de parabenizá-la pela iniciativa, é simplismente maravilhosa…
Irei à Paris, juntamente com meu marido, no mês de maio e estou pesquisando algumas informações, pois só contratei o serviço de passagens e hospedagem com a CVC, porém, eles não estão me ajudando em mais nada.
Por isso, gostaria de trocar algumas informações com você.
Inicialmente, qual o clima no início de maio, pois tenho muitas dúvidas se precisarei levar roupas mais pesadas ou leves…
Outra coisa, com relação aos museus, como se faz para comprar os passes…será que vale a pena….
Já adquiri o seu guia, só estou esperando recebê-lo….fiquei bem empolgada….
Obrigada desde já
Rachel
Nossa! Fiquei muito feliz em saber que uma das melhores epocas do ano é na primavera! Vou pela primeira vez a Paris agora dia 16 de maio, e estou super anciosa!!!
Gustavo
Puxa, Lina, esse post me deixou triste… Minha namorada e eu vamos no mês de julho…
Aurea Costa
Lina!
Adorei seu post. Estou planejando voltar a Paris este ano e estava em dúvida entre julho (para estar ai no dia 14 ) ou setembro. Acho que vou deixar para setembro. Ja estive em maio, agosto setembro e outrubro. Sou da terra do sol (Ceara) e qualquer frio para mim é demais. Detesto ter que andar com aquele volume todo de roupa. Já comecei até a planejar (dicas do Conexão Paris) para aproveitar o maximo. Abs.
Beth
Cris Andrade
Gostei da sua descrição das estações que vc já passou em Paris. Estou aguardando as impressões primaveris.
Sergui Ricardo
Setembro ainda é verão, pois o outono começa só no dia 21. Corresponde ao nosso mês de março, ainda é quente.
Helena B
Gostei do “sommer”, risos. Eu também faço esssas confusões.
Abs.
Juliana
Estou contando os dias para a minha primeira visita a Paris! Fiquei muito feliz com seu post Lina. Parece que acertei na escoha do mês de maio para a viagem. Adoro a primavera.