Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
461 Comentários
KATIA MATOS
Obrigada pela dica Adriana, tenho certeza que numa boulangerie estou bem servida. Acho o café do hotel muito caro para o pouco que como.
Suely, não vou acompanhar minha tia, eu ganhei dela a passagem… obrigada pela dica tb.
Cláudia Oiticica
Bic phone, Cris.
https://www.conexaoparis.com.br/?s=bic+phone
Eymard
Katia: mantenha essa tia sempre por perto!!
Café da manhã: a menos que você seja daquelas pessoas que não abre mão de um farto café da manhã; não se preocupe. Veja lugares próximos do hotel que você vai ficar (já faça esse teste pelo google maps). Café com leite; suco de laranja; pão com mateiga e/ou geléia e/ou um croissant…e pernas para que te quero. Isso você consegue em qualquer café ou mesmo em mercados próximos. Fruta? Mercearias ou mercados proximos, sempre tem. Iogurte? Compre uns e deixe no frigobar do hotel. Se não tiver frigobar no hotel que voce escolheu, compre no mercado e tome ali mesmo.
Eu vejo o custo/benefício. Se consigo uma boa diaria com o cafe da manhã incluido, ok. Caso contrário, não me preocupo.
Mas, como disse, cada pessoa tem lá as suas prioridades e mesmo “manias”. Tem gente que gosta de curtir um café da manhã longo e ainda retornar para o apto antes de sair para “zanzar”….cada um na sua e todos em Paris! Voilá.
Cris Andrade
Obrigada Suely!
Caros amigos, como é mesmo o nome daquele celular “descartável” para turistas? Onde posso comprar? Sei que a Lina ´já falou dele, mas não estou encontrando no blog.
Obrigada!
Helena Bäuerlein
Sory, summer.
Sommer é em alemão.
Desculpem.
Helena Bäuerlein
Concordo com vc Lina.
A cidade é mais ”completa” nesses meses. Isso sem falar que em julho e agosto a cidade é tomada por turistas e embora os nativos desapareçam, os pontos turísticos continuam superlotados e com filas enormes. A língua oficial parece que é o inglês nas ruas, de tantos turistas que escolhem justamente essa época do ano.
Mas , aqui para nós, Paris é sempre uma festa !
Já estive na cidade nessa época e curti o calor, o sol na beira do Sena, as atrações que só são possíveis nesses meses. Enfim , com bom humor se enfrenta tudo.
Quanto mais Paris….
I love Paris in the sommer….
Sueli OVB
Minha alma não combina com dias curtos e cinzas. Não curto branco total, sequer na decoração da casa, quanto mais na das ruas. O vento frio me dá dor de ouvido; minha rinite ataca; meus pés sensíveis não suportam estar espremidos em meias e sapatos muito fechados. Roupas de frio são lindíssimas, mas tiram a mobilidade, o andar fica pesado e é como ter um fardo nas costas, estar engessada. Minhas mãos precisam se movimentar, falar e fotografar muito, por isso não gosto de tê-las embaladas. Temperatura abaixo de zero já diz tudo: é NEGATIVO. O inverno me deprime. Não, não gosto de arrastar correntes, gosto de andar livremente.
Sou alegre, brincalhona e expansiva, preciso de luz, cor e calor para me sentir livre. Gosto de dias claros, longos e floridos, com passáros cantando e muito sol. Gosto de flanar, zanzar e de toda a liberdade que só se desfruta com bom tempo, com roupas leves, cabelos ao vento.
Já me esbaldei em muitos finais de verão -agosto/setembro- , jardins sempre lindos, alegria pelas ruas, muito sorvete e roupas levinhas. Mas também já peguei chuva e um pouco de frio nessa época, parece mentira, não é? A Champs Elysées fica gelada, com um vento insuportável e isso no verão, imagina no inverno?
Ano passado fomos viver a primavera, não muito diferente dos verões, muito verde e colorido das flores por todos os lados. Esse ano iremos no começo do outono, uma experiência totalmente nova para nós. Mas já estamos temendo o frio, mas a opção se deve unicamente a um sonho antigo. E como a vida é breve, sonhos devem ser realizados.
E como diz a Claudinha: Inverno, só se for inevitável, mas mesmo assim, pensaria várias vezes e como posso optar…
Linda primavera para todos os que estão indo agora!
Cláudia Oiticica
André,
já fui na primeira semana de novembro, paisagem bem outonal, lindo, friozinho, mas agradável.
André
Obrigado Mirelle!
Mais uma dúvida: na primeira semana de novembro ainda é considerado outono ou já é inverno? O aspecto das folhas ainda lembra a coloração típica do outono parisiense?
Obrigado mais uma vez!
Chris
Bem, minha visista a Paris foi no iverno, mais por uma unica razão: desde o inicio eu sempre quiz vez Paris iluminada pela decoração de Natal… E tb tentar algo que eu não tenho aqui na minha ilha de 30ºC (à noite) sempre soou bem curioso pra mim… pra completar, minhas ferias cairam exatamente nesse periodo, ou seja, tudo conspirando a favor….
Mas acredito sim que a primavera e o outono são as melhores estações. Tenho muita vontade de ir de novo na primavera, mas tenho uma renite alergica terrivel e o polem das flores atrapalham bastante…
Mas vamos ver, estou perigando passar um ano aí pra estudar, logo vou poder experimentar as 4 estações… 😉 pq não, né.. 😉
=*