Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
461 Comentários
Angélica Heidrich
Olá, eu e meu marido estamos programando ir a Paris em agosto de 2015, para comemorar os 2 anos de casados. Pelo o que vi no post, não é o melhor mês, teria alguma sugestão de passeio para fazer, mesmo com tantas atrações fechadas?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Angélica, todas as atrações turísticas (museus e monumentos) e os passeios funcionam normalmente em agosto. Somente os espetáculos teatrais, óperas e balés e que não acontecem. Você pode visitar o Castelo de Versailles, os jardins de Monet em Giverny, todos os museus de Paris, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, fazer passeio de barco pela Sena, etc…
Abraços.
Alana
Olá, Rodrigo, tudo bem?
Já me falaram que o melhor mês pra ver a primavera em Paris é junho. Mas as passagens para maio estão com preço muito mais acessível. Na prática quais são as diferenças entre esses dois meses no clima, flores, parques etc?
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Alana, maio é um mês mais chuvoso e em junho você tem garantia de temperaturas mais elevadas.
Abraços.
Janice H. Saibe
Olá! Estarei indo á Paris no dia 21 de Janeiro de 2015; quais as temperaturas diárias? Que tipo de roupas devo me preocupar em levar? o que tem de bonito para se conhecer nestes dias?
Rodrigo Lavalle
Janice, vai estar bem frio com temperaturas variando entre 3 e 9 graus. Leia esses artigos sobre como se vestir no inverno: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/06/sete-pecas-indispensaveis-para-enfrentar-o-inverno-europeu/.
Eu te sugiro o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez. Nele são apresentados 5 roteiros passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Abraços.
ANNA
Estou pensando em viajar para paris ano que vem, já li várias vezes esse post e mesmo assim ainda estou em dúvida. Como preciso me programar com antecedência, preciso saber ao certo. O dois meses que posso sair de férias, seria junho ou setembro. entre esses dois, qual você descreve como o melhor? Quero pegar um clima friozinho, nada de calor, mas também quero ver a beleza de Paris. Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Anna, eu prefiro setembro. O calor forte passou e a cidade começa a retomar as programações depois das férias de agosto. Em junho o clima é mais festivo pois o verão e as férias se aproximam.
Abraços.
raquel
vou a Paris de 16/022015 a 22/02/2015
qual cli,a e quais roupas e com que devo me preoculpar nessa epoca do ano?
Rodrigo Lavalle
Raquel, fevereiro costuma ser o mês mais frio do ano, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/11/07/novembro-e-fevereiro-os-meses-mais-frios-em-paris/.
Nesses outros dois artigos nós damos dicas de como se vestir no inverno: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/28/roupas-adequadas-para-o-inverno/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/06/sete-pecas-indispensaveis-para-enfrentar-o-inverno-europeu/.
Abraços.
Amanda Fereira
Olá!
Estarei indo para a europa no final de junho se 2015. Gostaria de saber como e o clima neste período, pois já é transição entre primavera e verão.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Amanda, na teoria já é transição sim. Na prática depende… Já houve junhos friozinhos e junhos quentinhos. Consulte a previsão do tempo para Paris nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Rosangela
Vou a Paris de 07 a 15/10/2014. Estou preocupada com a temperatura. Que tipo de roupa aconselha levar?
Rodrigo Lavalle
Rosangela, já está fazendo um pouquinho de frio. Traga roupas de meia estação, sapatos fechados, echarpes ou cachecóis leves, não precisa trazer roupas pesadas de inverno.
Abraços.
ELCIMAR
Existem restaurantes que servem comida brasileira em Paris? Ou então, qual serve uma comida mais parecida com a nossa?
Rodrigo Lavalle
Elcimar, existe o restaurante Gabriela: http://www.gabriela.fr/. Nunca o testei.
Abraços.
vanda bezerra
Quero muito ir para paris em setembro. Quero
Quero saber se da pra encontrar um hotel bom e barato perto de tudo..
Rodrigo Lavalle
Vanda, nesse link você encontra várias dicas de hotéis bons, baratos e bem localizados (perto de tudo é impossível): https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-dormir/hoteis-bom-e-barato-paris/.
Abraços.
Maria de Fatima do Nascimento
Boa Noite Rodrigo Lavalle.
Muito obrigada pelas dicas. Amei seu blog.
Abraços.