Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
461 Comentários
Beth
Ruth
A localização do hotel é muito boa.
ruth
Me indicaram o Hôtel Eiffel Rive Gauche
Endereço 6 Rue Du Gros Caillou, 07. Tour Eiffel – Invalides
Paris, 75007 , é bem localizado ???
Rebeca Shneider
Estou planejando ir em outubro. Será a primeira vez. Alguém conhece o Hotel Mercure Paris Gobelins Place d’Italie localizado na 8 bis avenue de la Soeur Rosalie 75013 ? A agência me indicou esse hotel.
conexaoparis
Rebecca
Este ponto é animado, muitos meios de transportes, um grande centro comercial e restaurantes. Eu não conheço o hotel.
Pedro
Prezada Lina (e leitores),
Desculpe-me se introduzo um assunto, digamos, “off-topic”. Mas não encontrei nenhuma “tag” mais apropriada para fazer minha sugestão. Quando você tiver algum tempo disponível, acho que seria interessante que você descrevesse como fica Paris no mês de Agosto. Acho que, como eu, algumas pessoas só dipõem desse mês para poder visitar a cidade e ficam um pouco recesosas quanto ao que podem (não) encontrar durante esse mês. Aproveito para elogiar o site, que é de muito bom gosto e simplesmente indispensável.
Abraços!Prezada Lina (e leitores),
conexaoparis
Pedro
Agosto em Paris: a oferta cultural cai bastante; vários restaurantes fecham suas portas; os parisienses viajam; a cidade fica mais vazia; pode fazer muito calor ou um verão com blusa de lã (imprevisível).
Não é desagradável. Melhor conhecer Paris neste mês do que nos meses glaciais. Os terraços dos cafés ficam lotados e todos alegres. Os parques e jardins também.
Sabrina Souza
Estaremos em Giverny em 20 de julho. Iremos de trem, pela manhã, de Paris para Vernon, e lá alugaremos um carro (pois iremos visitar a partir do dia seguinte o vale do loire). Conheceremos Giverny e dormiremos na cidade. Há algo nas redondezas para conhecer de interessante, considerando que o passeio de Giverny dura cerca de 3 horas?
Obrigada!
Daniela lamarão
Que blog e esse?? Simplesmente ele esta ajudando muito a mim e meu marido que vamos a Paris pela primeira vez , agora em meados de Abril.
Suas dicas são maravilhosas e vou anotando muita coisa. Estamos montando os passeios que faremos durante os sete dias de nossa estadia na bela Paris. Estamos super empolgados. Tomara que não chova pois vamos rodar bastante por ela.
Muito obrigada por tantas dicas maravilhosas, seu blog será indicado para meus amigos que forem a Paris, com certeza.
Bjs
Beth
Dionisio
Eu sempre fico em hotel, mas por ali tem um aparthotel bem interessante chamado Hotel Frazer Suites Le Claridge Champs-Elysées.
E-mail [email protected]
72, Avenue Champs Elysées.
Abs.
Dionisio Birnfeld
BETH, agradeço pela tua gentileza e pela boa dica.
Vou aguardar mais algumas outras sugestões, mas gostaria de te perguntar se indicas locais de hospedagem na região.
Muito obrigado!
Beth
Dionisio
Eu costumo passar o fim de ano em Paris há mais de 30 anos, desde que era solteira. E sempre fico no 8ème, perto do Arco do Triunfo. Este ano levamos toda a família, isto quer dizer até genro e neta…
O bairro é muito seguro, dá para andar pelas ruas até tarde, além de ser muito bonito e elegante. Tem várias estações de metro e fica perto de tudo. Minha filha comprou lindas frutas em pequenos mercadinhos de bairro e minha neta ficou encantada com o Champs Elysées todo enfeitado para o Natal.
Para mim é a melhor região para se hospedar em Paris.
Abs.
Dionisio Birnfeld
Cara Maria Lina, parabéns pelo teu site. É fantástico.
Leio muitas cosias maravilhosas sobre Paris e algumas nem tanto.
Gostaria, então, de perguntar quais seriam as melhores regiões para um casal de 30 e poucos anos ficar em Paris pela primeira vez, por 10 dias, em dezembro, em apartamento alugado ou apart hotel, com boa segurança e comércio próximo (mercados, lojas etc).
Muito obrigado pela tua gentileza.