Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
461 Comentários
Suellen
Vou viajar com o meu marido para a Europa pela primeira vez. Escolhemos Paris como nosso destino. Ficaremos 7 noites. Estamos com uma dúvida, quantos euros devemos levar por dia? Queríamos ter uma idéia. Gostaríamos de passear bastante, ir aos museus,parques, cafés, nao temos interesse em ir a restaurantes caros nem em compras.Vamos sair do Brasil no dia 23 de maio. Aguardo ansiosa o seu retorno pois estamos nos preparando para essa viajem tao sonhada e nao queriamos ficar despreparados….
LuciaC
Belissimo post Lina!
Que bom estar aqui com voces.
Paris encanta em todas as estacoes.
So’ nao gostava de atravessar o English channel, com o carro, no hovercraft , la’ pelo meio do mes de novembro.
Ufa! Nao recomendo. Com o “chunnel”, experiencia para nunca mais!
Nem com a promessa de Paris!
No conexaoparis viaja-se no tempo e no espaco sempre bem acompanhado por voces.
Feliz Pascoa para todos!
conexaoparis
Erika
Não conheço este passe. Eu indico o Museum Pass e para transportes ou o Paris Visit ou o carnet de 10 tickets de metro. O Museum você compra no site do passe ou dentro dos museus em Paris. O Paris Visit você compra dentro das estações de metro.
Erika Rodrigues
Oi Lina,
sou nova aqui mas fiz todo o meu roteiro pelo seu guia que comprei(acrescentando uma ou duas coisinhas) Estou indo a paris em maio ( de 18 a 25) pela CVC.Pretendo comprar o Pariscombopass premium ( passe para museu e metro). Mas nao sei se posso confiar no site(http://paris.conciergerie.com).Alguem já ouviu falar deles?
E roupas o que levo?Sou friorenta entao em maio que seria primavera ,seria mais ou menos que estação aqui no Brasil?
Beth
Eymard
É verdade!
Nós fomos para o aniverário de 200 anos da revolução Francesa, foi uma festa inesquecível! O desfile no Champs Elysées foi um espetáculo a parte…
Eymard
Jessica,
A Claudia ja te respondeu sobre o por do sol.
Mas eu queria enfatizar que o 14 de Julho ‘e uma data muito especial de se estar em Paris. As ruas ficam tomadas. Apos o desfile ha inumeras atividades pelas ruas e voces vao aproveitar muito. Ja fomos com filhos mais de uma vez nesta epoca. Sempre tem uma novidade. Algumas coisas ficam insuportaveis (por ex., nao queira subir na torre neste dia…). Mas de resto, ‘e andar muito pelas ruas de Paris ate bem tarde da noite.
Nao me esqueco que em um desses 14 de Julho tomamos um taxi e o taxista ouvia uma musica cubana.
La pelas tantas ele nos informou que Compay segundo, um dos integrantes do Buena Vista Social Club havia morrido.
Estavamos indo ao Pompidou, onde almocamos no George e depois passeamos um pouco pelo museu e continuamos a flanar pelas ruas lotadas.
conexaoparis
Gabriela
Na primavera traga mangas compridas, blusa e la e um trench.
Estas são as peças básicas.
Pass museu. Se tiver a intenção de visitar vários museus, melhor comprar o Museum Pass. Digite no google este nome compre no site do pass. Ou então dentro dos museus de Paris.
conexaoparis
Graziela
A primavera pode ser fria. De repente esquenta um pouco. E assim vai alternando quente e frio.
Melhor consultar site de meteorologia sempre. Mais seguro.
conexaoparis
Cristian
Não existe uma temporada marcada de chuvas aqui. Chove todos os meses.
conexaoparis
Vera
Dia 1 de maio quase tudo estará fechado.
Passeie pela cidade, vá até a Ilha Saint Louis, place des Voges e Rue das Francs Bourgeois. Por aí talvez encontre lojas abertas e muito animação.